sábado, 10 de março de 2012

0310 B PITÁGORAS uma nova disciplina intelectual científica.

MARÇO 10: Pitágoras e a base matemática da natureza

PITÁGORAS
Pythagoras
(nasceu cerca do ano 580 antes da nossa era, em Samos, na Jônia, na Ásia Menor; morreu cerca do ano 500 no Metaponto,  Lucânica, Itália)

FILÓSOFO GREGO LIDER RELIGIOSO DESENVOLVEU A MATEMÁTICA E ASTRONOMIA

A evolução intelectual livre do cruel regime teocrático de castas. Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a filosofar, encontrando os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve. Mas a explicação filosófica nas cidades da Grécia Antiga não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a filosofia era secreta nas teocracias e se destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a oferecer universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o estudo da ciência particular se fortaleceu.
Nesta segunda semana se mostram os ideais dos antigos gregos aspirando organizar toda a vida humana com base nas ciências. Ideais colocados por Pitágoras tendo por base a Matemática.
A semana termina no domingo dedicado a Pitágoras, o chefe da semana.

Ver o Quadro 0226-1 do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.


PITÁGORAS se comprometeu a reformar a sociedade de seu tempo. Ele nasceu em Samos, na Jônia, na colônia grega da Ásia Menor, hoje Turquia. Visitou o Egito onde ficou vários anos, conhecendo as tradições dos sacerdotes egípcios. Voltando, deixou Samos, indo para Crotona, então uma pequena cidade na colônia grega na Magna Grécia, no sul da Itália.
Em Crotona ele fundou sua corporação em que os membros eram cuidadosamente escolhidos por ele pela superioridade intelectual e moral. O objetivo dessa fraternidade era a reforma da vida pública e privada.
Para ser admitido na sociedade de Pitágoras, era necessário passar por um exercício longo e sistemático. A preparação incluía um longo período de silêncio, com exercícios físicos e morais.
Pitágoras não deixou obra escrita e o que conhecemos de suas doutrinas nos chegou por seus discípulos. Entre os textos mais antigos estão os Versos de Ouro, espécie de catecismo em verso. Entre seus preceitos, se lê:
“Honra os deuses imortais, cumpre tuas promessas, venera os heróis e cumpre os rituais que lhes são devidos, honra teus pais e todos os teus, escolhe teus amigos entre os melhores”.
O tema geral e o tamanho da obra de Pitágoras se destinam à purificação da vida moral, sustentada por uma disciplina mental e visando uma renovação social. A obra de Pitágoras se diferencia de todas as tentativas anteriores de reforma da sociedade pelas doutrinas religiosas anteriores, porque apresenta uma clara disciplina intelectual científica.
Pitágoras atribuía aos números, como instituição social, um grande valor. A filosofia moderna mostra o papel dos três primeiros números no desenvolvimento mental. O número um (1) que corresponde à unidade e à síntese, o dois (2) à combinação e à ordem e o três (3) ao progresso. São os números que exercem um papel importante na evolução da inteligência na população e na infância. Na escola pitagórica o ponto geométrico, a linha, a superfície e o sólido correspondem respectivamente aos quatro primeiros números. Atribui-se a Pitágoras a descoberta da lei do quadrado da hipotenusa, a construção dos cinco sólidos regulares, a relação dos sons musicais com o comprimento da corda vibrante, a lei da reflexão da luz, o movimento da terra em torno do sol e outras verdades físicas e geométricas. As descobertas científicas eram consideradas como a base da disciplina da vida.
Pessoalmente o filósofo era um homem de aparência imperiosa, a palavra sedutora e pronta a cativar a qualquer pessoa. Sua fama se manteve por mais de vinte anos depois de sua morte.
A escola pitagórica se desenvolveu muito, entrando em debates políticos que geraram hostilidades implacáveis. A recomendação de Pitágoras tinha sido de não fazer parte do poder político. Ao contrário, a fraternidade dos pitagóricos tentou derrubar o poder imperial para chegar a um regime de democracia. A população, favorável à estabilidade política do Império Romano e à sua unidade de comando, reagiu com violência, resultando com o incêndio do lugar de reuniões, com o massacre de grande número de membros e a dispersão dos restantes. A associação deixou de existir como força política. Mas na forma de uma seita religiosa e como escola filosófica durou ainda por dois séculos.
Grandes conseqüências resultaram da obra de Pitágoras, apesar do desastre dos pitagóricos. Em primeiro lugar, ele estabeleceu um ideal de reforma moral e social baseado na verdade filosófica, que sobreviveu na Idade Média, inspirou os humanistas da Renascença e que hoje nos leva a procurar com várias tentativas. Suas idéias inspiraram Platão preparou o caminho para o catolicismo.
Em segundo lugar, o valor das descobertas de Pitágoras conduziu o progresso das pesquisas na Geometria, que dirigindo os trabalhos de Arquimedes, de Hiparco e de seus sucessores modernos, formaram uma força de grande valor na história do gênero humano.

AMANHÃ: Aristipo:-melhor mendigar do que ser ignorante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário