sexta-feira, 30 de março de 2012

0325 03 B TEOFRASTO positivação das noções transcendentais platônicas

25 DE MARÇO. Teofrasto: importante discípulo de Aristóteles

TEOFRASTO
Theophrastus
(nasceu cerca do ano 370 antes da nossa era, em Eresus, Lesbos; morreu cerca de 285, em Atenas)

FILÓSOFO ARISTOTÉLICO OBSERVADOR DA NATUREZA DIRETOR DO LICEU EM ATENAS


AS BASES DA CIÊNCIA

Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares. A filosofia ficou sem maior desenvolvimento.
Todos os conhecimentos da época foram registrados pela descrição dos fatos da vida diária. Anotaram os conflitos políticos, as paixões humanas, a estrutura e as doenças do corpo humano, todos os fatos que a sua volta ocorriam na agricultura,à navegação e às outras artes. Mas o que tornou célebres os gregos antigos foi que descobriram o estudo abstrato dos fenômenos dos seres, pelo estudo de suas propriedades, dos acontecimentos, das ocorrências.
O início do estudo ABSTRATO foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros, como os egípcios, já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos que existam ou bens que se possam minerar ou cultivar na natureza ou produtos obtidos por fabricação.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação dos fenômenos ou acontecimentos e sua elaboração mental abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos.
O filósofo francês Auguste Comte já tinha identificado o mesmo nos povos primitivos e nas crianças. Somente quando os povos evoluem da feitiçaria ou feiticismo, da magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não conseguiram criar a ciência abstrata talvez por ser a casta sacerdotal secreta um poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos pensadores laicos.
A primeira semana do mês de Arquimedes consagra os sábios que pesquisaram a medicina e os conhecimentos biológicos preliminares que resultaram dessas pesquisas. A presidência da semana é de Hipócrates. Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina.

Ver o Quadro 0325 01 B do mês de Arquimedes Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento biológico na antiguidade.


TEOFRASTO nasceu em Eresus na ilha de Lesbos. Essa a ilha que deu origem ao nome a lésbica e lesbianismo. Seu pai o mandou para estudar em Atenas, onde se tornou o mais importante dos discípulos de Aristóteles. Quando o filósofo foi obrigado a se retirar para Chalcis no ano 323, Teofrasto recebeu a chefia da escola aristotélica do Liceu, ficando ainda com a biblioteca do mestre.
Do mesmo modo que muitos outros filósofos, Teofrasto foi acusado de ser inimigo da religião por impiedade, mas se defendeu com sucesso de seus acusadores. Sua escola teve grande número de alunos e quando morreu quase toda a população de Atenas acompanhou seus funerais.
Teofrasto escreveu sobre muitos dos ramos da filosofia e da ciência natural, sobre política, poesia, lógica, física, metafísica, zoologia, botânica, ética, história da cultura. A orientação da sua filosofia foi de fortalecer a unidade de todo o conhecimento e de positivar as noções retirando os elementos transcendentais de Platão da pesquisa filosófica.
Somente três obras chegaram até nós: 1. Seus notáveis Charakteres, que são uma série de 30 pequenas histórias éticas, descrevendo nossas fraquezas e nossos vícios, mostrando os vários tipos de personalidade, o tipo falante, o homem médio, o vanglorioso. 2. Sua Peri phyton historia, Pesquisa sobre as plantas, em nove livros. 3. Suas Peri phyton aition, Condições da vida das plantas, em seis livros.
As duas últimas obras constituem juntas o primeiro tratado científico sobre a botânica. Elas são textos escritos dentro do verdadeiro método de Aristóteles, com base sobre uma cuidadosa observação da natureza, com o objetivo de descobrir a forma típica comum, no meio das variedades individuais.
Ele começa o tratado pelo estudo das analogias entre o desenvolvimento vegetal e animal. Mas encontrou uma dificuldade: as plantas possuem órgãos semelhantes aos dos animais, no meio de suas diversidades? É difícil de afirmar, porque comparando as árvores, as ervas e os cogumelos, não se percebem órgãos que sejam comuns a todos. Ele faz notar, no entanto, que todos possuem a raiz, o tranco, o galho, o broto. Seriam necessários muitos séculos para se chegar a conhecer a nutrição das plantas.
Quanto à reprodução sexual das plantas, ele faz uma vaga distinção, devido à observação popular de haver entre elas plantas masculinas e femininas, conforme tenham ou não semente.
Entre outras obras de Teofrasto está as Physikon doxai, Opiniões dos filósofos naturais, fornecendo as bases para a história da filosofia antiga.
Teofrasto ensinou no Liceu de Aristóteles em Atenas durante 35 anos, num período de grande sucesso da escola, chegando a ter mais de 2000 alunos.


AMANHÃ: Herófilo o pai da anatomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário