quinta-feira, 8 de março de 2012

0308 B FILOLAUS precursor pitagórico do movimento da terra

MARÇO 08: FILOLAUS  o primeiro tratado de filosofia na história


FILOLAUS
Philolaus of Croton, Philolaüs
(viveu entre os anos 480 e 380 antes da nossa era)

FILÓSOFO PITAGÓRICO PRIMEIRO NA DOUTRINA DO MOVIMENTO DA TERRA


A evolução intelectual livre do cruel regime teocrático de castas. Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a filosofar, encontrando os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve. Mas a explicação filosófica nas cidades da Grécia Antiga não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a filosofia era secreta nas teocracias e se destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a oferecer universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o estudo da ciência particular se fortaleceu.
Nesta segunda semana se mostram os ideais dos antigos gregos aspirando organizar toda a vida humana com base nas ciências. Ideais colocados por Pitágoras tendo por base a Matemática.
A semana termina no domingo dedicado a Pitágoras, o chefe da semana.

Ver o Quadro 0226-1 do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.


FILOLAUS foi contemporâneo de Platão, sendo um aluno famoso da escola filosófica de Pitágoras. Cícero se refere a ele como sendo o mestre de Arquitas. Foi o primeiro a elaborar por escrito os princípios filosóficos da doutrina de Pitágoras e de suas tradições. Não existem muitos dados a respeito da vida de Filolaus. Ele seria um dos poucos estudantes de Pitágoras que teria sobrevivido à perseguição de sua escola filosófica e religiosa.
Referências indicam que ele foi amigo de Demócrito, tendo sido provavelmente um de seus professores. O primeiro tratado de filosofia na história do pensamento foi escrito e divulgado por Filolaus. Dessa obra são conhecidos hoje apenas fragmentos citados por outros pensadores e doxógrafos ou comentadores.
É atribuida a Filolaus a origem da teoria de que a terra não fosse o centro do universo e que o universo tivesse uma forma esférica. Acreditava que o universo girasse em torno de um fogo em seu centro, que não poderia ser visto da Grécia porque a terra ficava na face oposta. O sol seria um reflexo desse fogo central.
Filolaus participou da teoria de Pitágoras sobre os números, em particular sobre as propriedades pertencentes à DECAD, que é a soma dos quatro primeiros números. Seria o quarto número triangular, o TETRACTYS, chamado de grande, todo poderoso e criador de tudo. O grande juramento Pitagórico foi tirado do TETRACTYS SAGRADO.
Na coordenação da teoria dos elementos constituintes dos corpos, Filolaus afirmou que a natureza elementar dos corpos dependia de sua forma, o fogo do tetraedro, o ar do octaedro, a água do icosaedro e a terra do cubo. O quinto elemento seria o ETER ou o universo, dependendo do dodecaedro. Esse desenvolvido conhecimento de geometria foi mostrado nessa época, motivando um incentivo ao estudo da ciência.
Seguindo a filosofia de Parmênides, Filolaus considerava a alma como uma mistura e harmonia das partes do corpo humano, sendo a alma uma substância que estava exilada no corpo.
Muito do conhecimento e da doutrina dos pitagóricos é conhecido pelo livro escrito por Filolaus de Crotona e pelas referências de autores posteriores. Depois do fim do centro pitagórico de Crotona, os sobreviventes seus se dispersaram pelas várias cidades da Grécia, divulgando seu saber e suas teorias.
A escola filosófica de Pitágoras é, junto com a de Tales de Mileto e a escola de Aristóteles as mais sérias e importantes instituições de ensino da filosofia grega.


AMANHÃ: Apolônio de Tiane e seus muitos milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário