quarta-feira, 30 de março de 2011

0331 AVICENA

31 DE MARÇO. Avicena: A filosofia e a medicina na Pérsia.

AVICENA
Ibn Sina, por extenso Abu ‘Ali al –Husayn ibn Abd Allah ibn Sina
(nasceu em 980, em Bukhara, na Pérsia; morreu em 1037, em Hamadan, na Pérsia, atual Iran)
MÉDICO IRANIANO O MAIS FAMOSO FILÓSOFO E CIENTISTA ISLÂMICO

O início do estudo ABSTRATO nas ciências foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que exitam na natureza ou coisas que se possam fabricar: são abstrações.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação abstrata e a elaboração abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo já se tinha verificado com os povos primitivos. Somente quando evoluem do feiticismo, magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não o conseguiram, talvez por ser a casta sacerdotal o poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos leigos.
A primeira semana do Mês consagra os sábios que pesquisaram a medicina e a ciência biológica preliminar que resultou dessas pesquisas. Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina. A presidência da semana é de Hipócrates, que no domingo encerra a semana.


AVICENA ou Ibn Sina nasceu em Kharmatain, perto da cidade de Bukhara, na Pérsia, onde foi educado. Seu pai tinha um cargo oficial e ele estudou medicina e filosofia. Tendo a idade de 10 anos demonstrou um grande conhecimento do Corão e da aritmética hindu. Com um mestre famoso, Al-Natheli, ele estudou Lógica, geometria de Euclides e a astronomia de Hiparco contida no tratado do Almageste, manifestando um extraordinário ardor pelo estudo.
Quando sua força meditativa enfraquecia, ele restabelecia o equilíbrio pela oração. Ele promoveu o progresso do estudo da matemática, da filosofia e da medicina e tinha apenas dezoito anos quando curou de uma doença grave o Sultão Samanid, imperador em Bokhoro. Recebeu como prêmio o posto de médico da corte de Samanid. Depois da morte de seu pai, Avicena o substituiu como ministro do Sultão. Devido à troca da dinastia que governava o país no ano de 999, ele deixou seu posto de ministro e passou vários anos em viagem e mais tarde ensinou astronomia e lógica em Jurjan, perto do Mar Cáspio. Ele ficou por 14 anos de sua vida como médico e conselheiro científico do governo de Isfahan.
Avicena tornou-se o mais famoso e influente dos pensadores do Islam. Destacou-se por suas contribuições nos campos da filosofia de Aristóteles e na medicina. Ele elaborou o Kitab ash-shifa', o Livro da Cura, uma vasta enciclopédia filosófica e científica e o Canon da Medicina, que está entre os mais famosos livros da história da medicina.
O seu mais conhecido livro é o Kitab ash-shifa' que é uma coleção de tratados sobre a lógica de Aristóteles, metafísica, psicologia e ciências da natureza. A filosofia de Avicena baseava-se numa combinação do pensamento Aristotélico e Platônico. Contrário ao que ensina a doutrina islâmica, ele negava a imortalidade de cada pessoa, negava o interesse de Deus nos indivíduos e negava a criação do mundo. Por causa de suas idéias, Avicena foi alvo de sérios ataques do filósofo islâmico Al-Ghazali. Mas o pensamento de Avicena permaneceu com grande influência por muitos séculos durante a Idade Média.
A grande obra médica de Avicena, o livro o Canon da Medicina, foi escrita na Jordânia. Ele ocupou outros cargos oficiais e finalmente se estabeleceu em Isfahan, uma grande cidade no Iran central, capital de província, na margem norte do rio Zaindeh, onde compôs um grande número de tratados.
Avicena morreu em Hamadan, no oeste do Iran, em 1037, aos 57 anos de idade.


AMANHÃ: Hipócrates fundador da arte médica.

terça-feira, 29 de março de 2011

0330 GALENO

30 DE MARÇO: A pesquisa biológica de Galeno.

GALENO
Galenos em grego, Galenus em latim, Galen em inglês, Galien em francês
(nasceu no ano 129 da nossa era, em Pérgamo, na Ásia Menor, hoje Turquia; morreu cerca do ano 200)
FILÓSOFO E MÉDICO GREGO MAIS FAMOSO DA ANTIGUIDADE

O início do estudo ABSTRATO nas ciências foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que exitam na natureza ou coisas que se possam fabricar: são abstrações.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação abstrata e a elaboração abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo já se tinha verificado com os povos primitivos. Somente quando evoluem do feiticismo, magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não o conseguiram, talvez por ser a casta sacerdotal o poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos leigos.
A primeira semana do Mês consagra os sábios que pesquisaram a medicina e a ciência biológica preliminar que resultou dessas pesquisas. Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina. A presidência da semana é de Hipócrates, que no domingo encerra a semana.


GALENO nasceu em Pérgamo na Ásia Menor, no ano 129 da nossa era. Seu nome era Claudius Galenus. Ele estudou prática médica e a filosofia de Aristóteles e de Platão. Depois da morte de seu pai, ele estudou por vários anos em Alexandria onde ganhou um grande prestígio como anatomista. Com a idade de 34 anos ele se estabeleceu em Roma como médico. Mas a grande superioridade de seus conhecimentos científicos fez cair sobre ele o ciúme dos médicos romanos e ele foi expulso da cidade.
Galeno deu uma vida nova e enriqueceu com o maior valor as pesquisas biológicas a ponto de suas obras valerem por mais de 1400 anos ou 14 séculos. Galeno viveu 500 anos depois de Aristóteles. Um grande número de princípios fundamentais da vida foi descoberto por Aristóteles, que descreveu muitas de suas formas e de seus órgãos com uma espantosa correção. No entanto, faltou a ele o estudo dos tecidos que produzem as duas funções fundamentais da vida animal, a sensação e o movimento, a sensibilidade e a contratilidade.
Na sua obra, Galeno completou o conhecimento das funções biológicas, da fisiologia ou dinâmica do fenômeno vida. Ele descreveu as propriedades do tecido muscular e a função dos músculos principais com uma perfeita clareza. Quanto aos nervos, ele explica que o corte de um nervo é seguido da paralisia e da perda do sentido na parte em que o nervo se distribui. Ele mostra que os nervos são canais que comunicam a sensação e o movimento que parte do cérebro pela medula espinhal até chegar aos músculos e aos outros órgãos do corpo. O cérebro, sendo o centro da força psíquica, é da mesma natureza que a medula.
Em relação ao sangue e aos vasos sanguíneos, a visão de Galeno permitiu distinguir a anatomia das artérias e das veias. As obras científicas de Galeno resumem os trabalhos das escolas de Alexandria, com adições importantes, representando a ciência biológica do mundo antigo. Essas obras estavam tão adiantadas que nelas nenhuma adição foi feita por mais de dez séculos. Na Renascença os anatomistas da Itália chegaram a fazer algumas modificações, mas na maior parte nada havia a mudar. Galeno exerceu uma longa influência na teoria e na prática médica na Europa desde a Idade Média até meados dos anos 1600. Sua influência no mundo oriental da Ásia Menor e do mundo árabe também foi de longa duração.
As pesquisas anatômicas feitas em Alexandria resultaram em grandes progressos da cirurgia e também para a medicina, realizando a observação tanto do conjunto como das partes. O principal serviço prestado por Galeno a esse respeito foi retornar às observações diretas e simples de Hipócrates, de quem ele reconhecia a grandeza superior e de quem ele fala com um respeito sempre igual, chamando-o de o “Servidor da Natureza”.
Dizia Galeno que o médico deveria ser filósofo na dupla acepção da palavra. Ele deveria estudar a ordem do universo tal como a ciência matemática lhe revelou e deveria tornar-se mestre de suas próprias paixões, preferindo sempre a busca da verdade ao ganho profissional.

AMANHÃ: A filosofia e a medicina de Avicena.


0329 CELSO

29 DE MARÇO Celso: O latim do  médico e cirurgião romano.

CELSO
Aulus Cornelius Celsus
(viveu na primeira metade do primeiro século antes da nossa era)
ESCRITOR ROMANO DESTACADO AUTOR DE TEXTOS MÉDICOS

O início do estudo ABSTRATO nas ciências foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que exitam na natureza ou coisas que se possam fabricar: são abstrações.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação abstrata e a elaboração abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo já se tinha verificado com os povos primitivos. Somente quando evoluem do feiticismo, magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não o conseguiram, talvez por ser a casta sacerdotal o poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos leigos.
A primeira semana do Mês consagra os sábios que pesquisaram a medicina e a ciência biológica preliminar que resultou dessas pesquisas. Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina. A presidência da semana é de Hipócrates, que no domingo encerra a semana.


CELSO foi secretário particular do imperador romano Tibério. Ele escreveu uma enciclopédia sobre agricultura, arte militar, retórica, filosofia, direito e medicina. Dessa grande obra somente a parte da medicina foi preservada.
O seu livro De re medica, que existe hoje, é um tratado sistemático sobre a arte médica e cirúrgica de seu tempo. Ele contém observações preciosas sobre a higiene, particularmente sobre a dieta e o exercício; sobre a doença, tanto sobre as modificações pela estação do ano, pelo clima, idade e sobre a evolução da doença ou prognose.
O livro de Celso é hoje considerado um dos mais importantes clássicos de medicina, mas foi grandemente ignorado em seu tempo. Ele foi descoberto pelo papa Nicolau V (1397-1455) e foi em 1478 uma das primeiras obras médicas publicadas no início do aplicação da imprensa escrita. Oito dos livros do tratado foram traduzidos para vários idiomas.
Do tratado de Celso passamos a saber que os métodos externos, como os banhos, a massagem, e outros para o tratamento das doenças crônicas, eram na época muito mais empregados do que em nossos dias. A tradição de Hipócrates, que consiste numa observação delicada guiada pelo sentimento de unidade do organismo, é visível nessa parte de seu livro.
Quanto ao aspecto da cirurgia, ele registra o resultado das pesquisas feitas no museu e na biblioteca de Alexandria. A sua descrição dos ossos, dos músculos e dos outros órgãos, embora muito resumidas se comparadas às exigências da cirurgia moderna e até menos extensa do que um aluno de Galeno poderia fazer, é, no entanto bastante correta.
A prática cirúrgica realizou nessa época muito mais progresso do que se pensa comumente. As operações como a extração de pedra nos rins ou na vesícula biliar, a retirada da catarata, a trepanação ou perfuração do crânio eram muito parecidas com a cirurgia moderna. É notável no texto de Celso o avanço da prática médica do seu tempo. Ele recomendava a limpeza e exigia que os ferimentos fossem lavados e tratados com substâncias como o vinagre, não mais usado em nossos dias. Descreveu a cirurgia plástica da face, usando a pele de outras partes do corpo.
A obra é de grande importância no aspecto histórico, sendo a fonte de grande parte do que é hoje conhecido sobre a medicina dos gregos e da anatomia e cirurgia do Museu de Alexandria
O tratado de medicina de Celso é escrito no idioma do latim mais puro do melhor período do Império Romano.

AMANHÃ: A pesquisa biológica de Galeno.

segunda-feira, 28 de março de 2011

0328 ERASISTRATO

0328 ERASISTRATO

28 DE MARÇO. Erasistrato: A dissecação do corpo humano.

ERASISTRATO
Erasistratus de Ceos
(nasceu cerca do ano 300 antes da nossa era, em Julis, na ilha de Ceos, agora Keos, no mar Egeu, Grécia; morreu cerca do ano 250)
MÉDICO E ANATOMISTA GREGO PAI DA FISIOLOGIA

O início do estudo ABSTRATO nas ciências foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que exitam na natureza ou coisas que se possam fabricar.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação abstrata e a elaboração abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo já se tinha verificado com os povos primitivos. Somente quando evoluem do feiticismo, da magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não o conseguiram, talvez por ser a casta sacerdotal o poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos leigos.
A primeira semana do Mês consagra os sábios que pesquisaram a medicina e a ciência biológica preliminar que resultou dessas pesquisas. Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina. A presidência da semana é de Hipócrates, que no domingo encerra a semana.


ERASISTRATO nasceu em Julis, na ilha de Ceos, na Grécia. Fontes da época, não desmentidas, dizem que ele era filho de Pythias, filho de Aristóteles.
Ele estudou com Teofrasto. Viveu algum tempo na corte do rei da Síria Seleucus I, conhecido como Nicator (em grego “o conquistador”) que reinou do ano 301 antes da nossa era até o ano 280. Ali ele ficou famoso quando curou o filho do rei de uma afecção nervosa, pela descoberta de seu amor por Stratonice.
Os grandes trabalhos de Erasistrato foram realizados em Alexandria, no Egito, então no mais alto ponto de seu ardor cultural, sob o patrocínio do rei Ptolomeu Soter. Ele fundou uma escola de anatomia na cidade.
Consagrou-se aos estudos anatômicos e especialmente à dissecação do corpo humano, realizando, segundo a tradição, a vivisecção sobre os criminosos, embora não se tenha notícia do resultado que ele obteve por esse meio.
Eresistrato produziu muitas obras sobre a anatomia e a medicina, mas só conhecemos esses trabalhos pelas citações de Celso, de Galeno e de outros autores. Segundo essas informações, ele retificou certos conhecimentos sobre as relações anatômicas do coração e dos grandes vasos que ficam em comunicação com esse órgão. Ele ainda atribuía às artérias a função de recolher o ar dos pulmões para o distribuir a todo o corpo. Do mesmo modo como Herófilo, seu contemporâneo, ele deu grande atenção à anatomia do sistema nervoso e no que se refere a suas funções, completou o que Aristóteles havia escrito.
Erasistrato acreditava que os nervos transportavam o “espírito do nervo” vindo do cérebro e que as artérias transportavam o “espírito animal” criado pelo coração com o ar que vinha dos pulmões. Ele descreveu corretamente a função da epiglote e das válvulas do coração, inclusive da tricúspide, a que ele deu o nome. Foi o primeiro grande defensor do pneumatismo, que supunha que a vida era associada com um vapor sutil chamado pneuma.
Os médicos de Alexandria como Herófilo e Erasistrato foram os primeiros a fazer dissecações de cadáver para o estudo de doenças 3 séculos antes da nossa era. Mas foi o médico Galeno na Grécia que usou a autópsia nos anos 200 da nossa era, pela primeira vez, para relacionar os sintomas apresentados pelos pacientes com o que era achado no exame dos órgãos afetados no seu cadáver. Esse foi o grande passo realizado e que tornou usada a autópsia, rompendo uma grande e antiga barreira ao progresso da medicina.
Alguns papiros do Egito contêm o estudo sistemático da anatomia, feitos cerca dos anos 1600 antes da nossa era, sobre as maiores vísceras, mas sem indicar as suas funções. Esse foi o conhecimento do médico grego Hipócrates nos anos 400 antes de nossa era. Cem anos depois, Aristóteles produziu grande avanço com o estudo da anatomia dos animais. Mas os primeiros progressos da anatomia científica foram feitos por Herófilo e Erasistrato. Poucos avanços foram alcançados pelos antigos romanos e pelos árabes. Outros progressos da anatomia só seriam feitos depois dos anos 1500, século XVI, da nossa era.


AMANHÃ: O latim de Celso o médico e cirurgião romano.


0327 HERÓFILO

0327 HERÓFILO

27 DE MARÇO: Herófilo o pai da anatomia.
HERÓFILO
Herophilus
(nasceu cerca do ano 335 antes da nossa era, na Calcedônia, Bitínia, Ásia Menor; morreu cerca do ano 280)
MÉDICO GREGO DE ALEXANDRIA CONHECIDO COMO O PAI DA ANATOMIA

O início do estudo ABSTRATO foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que exitam na natureza ou coisas que se possam fabricar.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação abstrata e a elaboração abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo já se tinha verificado com os povos primitivos. Somente quando evoluem do feiticismo, da magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não o conseguiram, talvez por ser a casta sacerdotal o poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos leigos.
A primeira semana do Mês consagra aos sábios que pesquisaram a medicina e a ciência biológica preliminar que resultou dessas pesquisas. A presidência da semana é de Hipócrates  Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina.


HERÓFILO nasceu na Calcedônia, em Bitínia, hoje na Turquia. Ele se estabeleceu em Alexandria no governo do rei do Egito Ptolomeu I Soter e se dedicou ao estudo da anatomia.
Do mesmo modo que Erasistrato, ele está entre os mais antigos que realizaram dissecações públicas de cadáveres humanos. Por essa razão é chamado de Pai da Anatomia, tendo sido o primeiro a justificar suas conclusões sobre as dissecações do corpo humano. Ele estudou o cérebro, reconhecendo-o como o centro do sistema nervoso. Fez a distinção entre os nervos motores e os nervos sensores, diferenciando-os dos tendões e dos vasos sanguíneos. Descreveu com precisão o olho, o cérebro, o fígado e o pâncreas. E também os órgãos genitais de ambos os sexos e as glândulas salivares. Foi o primeiro a reconhecer que as artérias continham sangue e não ar, como o nome sugere.
Herófilo foi um estudante da doutrina médica de Hipócrates, baseada no equilíbrio dos quatro humores ou líquidos do corpo: sangue, fleuma, bile amarela (para a cólera) e bile preta (para a melancolia). Fleuma é o muco respitatório. Ele recomendava o poder curativo das drogas, da dieta e da ginástica. Foi o primeiro a medir a frequencia do pulso, usando um relógio de água.
Estudou muito a anatomia do cérebro e do sistema nervoso. Um dos sinus do cérebro tem o seu nome. A parte do quarto ventrículo chamada por sua aparência de Calamus scriptorius foi identificada por Herófilo.
Ele foi o primeiro a distinguir a parte do intestino chamada de duodeno do resto do órgão, dando-lhe esse nome. Identificou também a próstata.
Tudo que sabemos de Herófilo é tirado das citações feitas por Celso e por Galeno, porque nenhuma de suas obras chegou até nós.
Herófilo escreveu pelo menos nove obras, com um comentário sobre Hipócrates, um manual para parteiras, tratados de anatomia, obras todas perdidas no incêndio da Biblioteca do Museu de Alexandria no ano 272 de nossa era.
A Biblioteca e o Museu de Alexandria formaram o mais famoso centro de estudo da antiguidade. De 300 anos antes da nossa era até o primeiro século de nossa era todos os progressos em biologia foram produzidos pelos médicos de Alexandria. O mais destacado desses homens foi Herófilo.


AMANHÃ: A dissecação do corpo humano com Erasistrato.


domingo, 27 de março de 2011

0326 TEOFRASTO

26 DE MARÇO. Teofrasto: O Filósofo da natureza.

TEOFRASTO
Theophrastus
(nasceu cerca do ano 370 antes da nossa era, em Eresus, Lesbos; morreu cerca de 285, em Atenas)
FILÓSOFO ARISTOTÉLICO OBSERVADOR DA NATUREZA DIRETOR DO LICEU EM ATENAS

Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares. A filosofia ficou sem maior desenvolvimento.
O início do estudo ABSTRATO foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que exitam na natureza ou coisas que se possam fabricar.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação abstrata e a elaboração abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicóloga Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo já se tinha verificado com os povos primitivos. Somente quando evoluem do feiticismo, da magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não o conseguiram, talvez por ser a casta sacerdotal o poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos leigos.
A primeira semana do Mês consagra aos sábios que pesquisaram a medicina e a ciência biológica preliminar que resultou dessas pesquisas. A presidência da semana é de Hipócrates  Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina.


TEOFRASTO nasceu em Eresus na ilha de Lesbos. Essa a ilha que deu origem ao nome a lésbica e lesbianismo. Seu pai o mandou para estudar em Atenas, onde se tornou o mais importante dos discípulos de Aristóteles. Quando o filósofo foi obrigado a se retirar para Chalcis no ano 323, Teofrasto recebeu a chefia da escola aristotélica do Liceu, ficando ainda com a biblioteca do mestre.
Do mesmo modo que muitos outros filósofos, Teofrasto foi acusado de ser inimigo da religião por impiedade, mas se defendeu com sucesso de seus acusadores. Sua escola teve grande número de alunos e quando morreu quase toda a população de Atenas acompanhou seus funerais.
Teofrasto escreveu sobre muitos dos ramos da filosofia e da ciência natural, sobre política, poesia, lógica, física, metafísica, zoologia, botânica, ética, história da cultura. A orientação da sua filosofia foi de fortalecer a unidade de todo o conhecimento e de positivar as noções reduzindo os elementos transcendentais de Platão da pesquisa filosófica.
Somente três obras chegaram até nós: 1. Seus notáveis Charakteres, que são uma série de 30 pequenas histórias éticas, descrevendo nossas fraquezas e nossos vícios, mostrando os vários tipos de personalidade, o tipo falante, o homem médio, o vanglorioso. 2. Sua Peri phyton historia, Pesquisa sobre as plantas, em nove livros. 3. Suas Peri phyton aition, Condições da vida das plantas, em seis livros.
As duas últimas obras constituem juntas o primeiro tratado científico sobre a botânica. Elas são textos escritos dentro do verdadeiro método de Aristóteles, com base sobre uma cuidadosa observação da natureza, com o objetivo de descobrir a forma típica comum, no meio das variedades individuais.
Ele começa o tratado pelo estudo das analogias entre o desenvolvimento vegetal e animal. Mas encontrou uma dificuldade: as plantas possuem órgãos semelhantes aos dos animais, no meio de suas diversidades? É difícil de afirmar, porque comparando as árvores, as ervas e os cogumelos, não se percebem órgãos que sejam comuns a todos. Ele faz notar, no entanto, que todos possuem a raiz, o tranco, o galho, o broto. Seriam necessários muitos séculos para se chegar a conhecer a nutrição das plantas.
Quanto à reprodução sexual das plantas, ele faz uma vaga distinção, devido à observação popular de haver entre elas plantas masculinas e femininas, conforme tenham ou não semente.
Entre outras obras de Teofrasto está as Physikon doxai, Opiniões dos filósofos naturais, fornecendo as bases para a história da filosofia antiga.
Teofrasto ensinou no Liceu de Aristóteles em Atenas durante 35 anos, num período de grande sucesso da escola, chegando a ter mais de 2000 alunos.


AMANHÃ: Herófilo o pai da anatomia.


0326 3 ARQUIMEDES

26 DE MARÇO: Mês de Arquimedes da ciência antiga.

ARQUIMEDES
Archimedes
(nasceu no ano 287 antes da nossa era, na Sicília; morreu no ano 212, em Siracusa)

GRANDE GEÔMETRA GREGO MAIOR CIENTISTA DO MUNDO ANTIGO


Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares. A filosofia ficou sem maior desenvolvimento.
Todos os conhecimentos da época foram registrados pela descrição dos fatos da vida diária. Anotaram os conflitos políticos, as paixões humanas, a estrutura e as doenças do corpo humano, todos os fatos que a sua volta ocorriam na agricultura,à navegação e às outras artes. Mas o que tornou célebres os gregos antigos foi que descobriram o estudo abstrato dos seres, pelo estudo de suas propriedades, dos acontecimentos, das ocorrências.
O início do estudo ABSTRATO foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que exitam na natureza ou coisas que se possam fabricar.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação abstrata e a elaboração abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicóloga Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo já se tinha verificado com os povos primitivos. Somente quando evoluem do feiticismo, da magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não o conseguiram, talvez por ser a casta sacerdotal o poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos leigos.
A primeira semana do Mês consagra aos sábios que pesquisaram a medicina e a ciência biológica preliminar que resultou dessas pesquisas. A presidência da semana é de Hipócrates Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina.


ARQUIMEDES nasceu em Siracusa, na Sicília. Plutarco ao escrever a Vida de Marcellus, diz que Arquimedes teve a grande amizade do rei Hieron de Siracusa. Durante a segunda guerra púnica, de Roma contra Cartago, o rei Hieron de Siracusa ficou aliado dos romanos. Mas depois da morte de Hieron, Siracusa tomou o lado de Cartago. Uma expedição romana comandada pelo general romano Marcus Claudius Marcellus foi mandada para fazer o cerco de Siracusa por terra e por mar.
Arquimedes, com o fim da batalha, retomou seus diagramas e estando ainda debruçado sobre a areia onde riscava suas figuras, morreu durante o saque da cidade ao ser atacado por um soldado que não o reconheceu. A tradição conta que Arquimedes estava tão concentrado em seus cálculos que teria ofendido o invasor quando disse “Não perturbe meus diagramas”.
O general Marcellus mandou erigir um monumento à memória de Arquimedes. Nele colocou a figura de um cilindro circunscrito à esfera, com um verso que indicava aquilo que Arquimedes tinha por sua grande obra: a medição e a proporção mútua dos dois corpos geométricos, o cilindro e a esfera.
É importante notar que os gregos estavam pesquisando modelos abstratos dos corpos. Era o estudo da figura ideal de um cilindro, gerado por um retângulo girando em torno de seu eixo. Portanto, o estudo se aplica EM GERAL, a todos os corpos com essa FORMA, o formato cilíndrico. É o estudo ABSTRATO do fenômeno forma, que os corpos ou seres apresentam, aproximadamente, como um tronco de árvore, um eixo de carroça ou de máquina, um tanque de água ou de petróleo.
Depois de 100 anos, aos pensadores foi posto o problema de construir um novo altar para o templo de Apolo em Delos, com a mesma forma de um cubo, do altar antigo, mas que tivesse o dobro do tamanho. Esse problema, conhecido como o “problema de Delos” foi resolvido por Arquimedes, correspondendo ao problema da duplicação do cubo, achar que comprimento deveria ter o lado do novo cubo, para construir um cubo com o dobro do volume. Sabe-se que se o lado fosse o dobro, o volume do cubo ficaria oito vezes maior.
Arquimedes tratou de um imenso campo de pesquisa em geometria. Estudou a espiral com a determinação de suas tangentes em qualquer ponto da curva e calculou a quadratura, dando a área da curva. Ele pesquisou as diversas figuras geradas por linhas retas e curvas, concentrando-se no estudo do círculo e da esfera. Abordou a determinação da relação entre o comprimento da circunferência do círculo e seu diâmetro, que hoje chamamos pela letra grega PI e que sabemos ser igual a 3.1416 e fração.
Outro problema que Arquimedes estudou e resolveu foi o cálculo da área da superfície de uma esfera. Ele fez a suposição de gerar uma esfera fazendo um polígono feito internamente a um círculo que girasse em torno do seu diâmetro. Assim seriam feitas uma série de cones truncados, e a área da esfera foi calculada pela soma das áreas externas dos troncos de cone. Arquimedes chegou ao resultado: a área exterior da esfera é igual a 4 vezes a área do círculo de mesmo diâmetro.
O cálculo do volume de uma esfera foi calculado considerando a esfera como sendo formada por um conjunto de pirâmides que tivessem seus vértices no centro da esfera e suas bases na superfície do sólido. A soma dos volumes de cada pirâmide dará o volume a calcular da esfera.
As investigações de Arquimedes foram ainda muito importantes ao estabelecer a teoria das alavancas, provando pelo cálculo matemático que os pesos colocados nos braços de comprimento diferentes numa alavanca ficavam em equilíbrio quando esses pesos fossem proporcionais ao inverso do comprimento do braço, ou seja, que com o braço maio o peso seria menor, na mesma proporção dos comprimentos. Arquimedes disse a célebre frase “Dê um ponto de apoio e com uma alavanca poderei mover a Terra”. Ele também calculou o centro de gravidade das diferentes figuras geométricas planas.
Ficou célebre a história de que ele teria gritado “EUREKA!” Quando ele descobriu o princípio chamado de Arquimedes, do equilíbrio de um corpo dentro de um fluido, da força de flutuação do corpo, equivalente ao peso do volume de fluido deslocado. O princípio de Arquimedes em hidrostática é considerado como um dos maiores monumentos criados pelo gênio científico do grande geômetra.
É importante notar a diferença entre o estudo abstrato e o estudo concreto de um tema. Na Matemática pode-se perceber com clareza essa diferença. O estudo abstrato é geral, aplica-se a TODOS os corpos, por ser uma pesquisa sobre os fenômenos dos seres e não de seres concretos, singulares,específicos. Nas ciências mais complexas, o estudo abstrato é muito mais difícil. Por exemplo, em Sociologia, é necessário entender que o fenômeno ABSTRATO sociológico não depende da Psicologia, do comportamento de cada indivíduo do grupo. Abstratamente, as influências dos indivíduos se neutralizam mutuamente, permitindo estudar o fenômeno sociológico, de grupo associado, no campo ABSTRATO, com muito mais facilidade. Já que o comportamento social não depende das vontades individuais. Por exemplo, o estudo do suicídio, que é um ato individual, não é um estudo da Sociologia abstrata, mas uma pesquisa de sociologia aplicada, que envolve fatores psicológicos. A abstração é que permite descobrir as leis que comandam os FENÔMENOS, em abstrato, simplificando a pesquisa. A incapacidade da inteligência humana em elaborar conhecimento da realidade por meio do estudo concreto mostra o pouco alcance da nossa mente, suposta muito potente em nossa falta de modéstia. O pensar abstrato é um poderoso auxílio à nossa fraca intelectualidade.
A imensa obra de Arquimedes foi logo assimilada pela sociedade de seu tempo. O valor de PI, que ele estabeleceu em  vinte e dois sétimos, ou 22/7 ou 22 dividido por 7, foi adotado durante a Antiguidade e a Idade Média. A produção de Arquimedes foi essencial para os trabalhos dos matemáticos dos anos 1600, como René Descartes e Pierre de Fermat, como para toda a formação da matemática moderna.


AMANHÃ: Herófilo o pai da anatomia.

sexta-feira, 25 de março de 2011

0326 2 MÊS DA CIÊNCIA ANTIGA

0326 2 MÊS DA CIÊNCIA ANTIGA

26 DE MARÇO ATÉ 22 DE ABRIL: Mês da Ciência Antiga.

MÊS DA CIÊNCIA ANTIGA
Mês de Arquimedes de 26 de março até 22 de abril.


CIÊNCIA ANTIGA é o conhecimento que foi produzido antes da modernidade, na época anterior ao início do século 14, ao início dos anos 1300, quando termina a Idade Média, com a queda do papado. Foi quando a civilização da Idade Média se decompõe gradualmente, o poder político dos senhores feudais acaba e é perdido o efetivo poder internacional da formação das opiniões do papa e da religião do cristianismo. A ciência antiga é a base que permitiu o crescimento do saber na idade moderna.
Define-se CIÊNCIA como o saber em geral, teórico ou prático. Pode ser sobre as coisas, ou seres, ou sobre as propriedades das coisas, isto é, sobre os fenômenos. A ciência abstrata é o estudo dos FENÔMENOS, descobrindo as leis naturais que controlam essas propriedades das coisas, como as leis da reflexão da luz. O estudo das coisas, dos seres, é chamado de estudo CONCRETO, que pode ser o saber teórico concreto, sobre um ser, um produto, um inseticida, num laboratório, ou na mesa de desenho e de projeto ou num escritório, sobre novo modelo de mesa e cadeira e pode ser um estudo prático, numa obra de construção de um prédio ou de uma máquina.
O conhecimento concreto, das coisas, é muito antigo e mais fácil e simples do que o estudo ABSTRATO. Com a formação de grandes civilizações, o conhecimento prático permitiu fazer a descrição das coisas e fazer o registro desse conhecimento, como os atlas geográficos, os catálogos dos minerais, dos vegetais, dos animais. Essas são as Ciências do saber concreto, ou Ciências aplicadas ou descritivas, que também registram o conhecimento profissional como na Medicina, na Astronáutica, na Engenharia, na Ciência Política, todas cada vez mais realizadas dentro de muitas especialidades.
Com base no saber concreto, mais tarde, descobriram-se, dentro da variação das propriedades, o que ocorria sempre, o que havia de constante no meio da variação dos FENÔMENOS. As leis abstratas então foram pouco a pouco descobertas.
O estudo dos fenômenos é muito geral, porque essas propriedades ocorrem em muitos corpos concretos. A ciência abstrata, portanto, é muito importante para o progresso do conhecimento. As CIÊNCIAS ABSTRATAS, sendo mais GERAIS, têm o aspecto de generalidade que caracteriza os princípios gerais da FILOSOFIA, que são regras que abrangem grande número de acontecimentos.
As abstrações na antiguidade alimentaram a curiosidade dos pensadores, que supunham que as abstrações existissem concretamente num mundo espiritual mais importante e divino. Esse mundo é o plano transcendente, acima, além da natureza, mais alto que o físico, chamado de metafísico. Mas uma grande discussão ocorreu entre os que diziam serem as abstrações apenas NOMES, os “nominalistas” como Aristóteles e os que pensavam que eram coisas REAIS, os “realistas”, como Platão. No plano transcendente não se pode confirmar e testar as hipóteses e o conhecimento suposto. É o saber metafísico.
AS CATEGORIAS DA FILOSOFIA. Aristóteles, 300 anos antes da nossa era, tinha proposto as 10 Categorias do saber, para explicação das coisas. O filósofo Kant propôs 12 Categorias. Muito se discute ainda hoje sobre as Categorias de Aristóteles.
O estudo das ciências já desenvolvidas na modernidade permitiu que o filósofo Auguste Comte descobrisse quais são os fenômenos estudados no conhecimento humano. Propôs as CATEGORIAS DA MODERNIDADE. Ele descobriu que há poucas CATEGORIAS, apenas sete, 7 CATEGORIAS DE FENÔMENOS. São: 1. Fenômenos Matemáticos, de número, forma e movimento: 2. Astronômicos; 3. Físicos: da matéria e energia; 4. Químicos, de composição e decomposição; 5. Biológicos, da vida; 6. Sociais, de agrupamento animal; 7. Psicológicos, do comportamento animal. Nessa relação os fenômenos estão em ordem crescente de complicação, com mais variáveis e em ordem decrescente de ocorrência na natureza, de menor generalidade. E desde então, nos anos de 1830, não se descobriu fenômeno algum que exista fora dessas categorias. Os fenômenos parapsicológicos e metafísicos não são comprovados, não são positivos, mas, como a mitologia, as lendas, fazem parte da história da filosofia e da literatura.
A sucessão da formação gradual da ciência antiga confirma a classificação feita nas 7 Categorias de Augusto Comte da filosofia moderna, porque as primeiras descobertas das leis científicas ABSTRATAS ocorrem nos fenômenos menos complexos da Matemática e da Astronomia, que também são os mais gerais, os mais encontrados na natureza. A formação das ciências abstratas se faz na ordem mostrada nas 7 Categorias da Modernidade. Nesse mesmo tempo a aplicação do conhecimento abstrato ao saber prático se desenvolve, como na medicina, na agricultura, na arquitetura, na geografia, passando a servir de base aos novos progressos do conhecimento abstrato no futuro.
Os fenômenos que um corpo apresenta podem ser vários. Se forem bolas de vidro ou de borracha, propriedades ou fenômenos que elas mostram são como seu peso, sua cor, sua forma, a quantidade de bolas. Se eu conto quantas bolas EXISTEM, eu apenas estou levando em consideração o número, ou seja, a existência de bolas. O número é o fenômeno que não depende de nenhum outro fenômeno. A forma depende do número que define o tamanho da bola, pelo tamanho do seu diâmetro. O movimento das bolas depende da forma. Portanto, a existência é a propriedade mais simples de qualquer corpo, é o fenômeno mais simples, matemático, que é dado por um número. É a Categoria mais simples e mais geral, o fenômeno que ocorre em todos os corpos.
O Calendário Histórico mostra como as ciências abstratas evoluíram no lento progresso do conhecimento humano. Um progresso lento, mas continuado, que mostra resultados finais crescentes, apesar de interrupções e de retrocessos ocasionais.
Assim passamos a conhecer a evolução da sociedade no aspecto das ciências, um progresso feito com a colaboração da grande família humana, com a mão e a cabeça de nossos antepassados, de nossos avós.


AMANHÃ: Herófilo o pai da anatomia.


0326 1 QUADRO MÊS DE ARQUIMEDES

0326 1  QUADRO MÊS DE ARQUIMEDES

MÊS DA CIÊNCIA ANTIGA

QUADRO DO MÊS DE ARQUIMEDES
Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer OU
quadro concreto da preparação humana

LUNEDIA=segnda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano comum; à direita, anos bissextos.
As datas da última coluna à direita é data gregoriana ano comum.
Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.