quinta-feira, 24 de março de 2011

0324 ORÍGENES

24 DE MARÇO. Orígenes: A interpretação alegórica da Bíblia.


ORÍGENES
Oregenes Adamantius, Origen
(nasceu no ano 184 da nossa era, em Alexandria; morreu em 253, em Tyro, Fenícia, hoje Líbano)

MAIS IMPORTANTE FILÓSOFO E TEÓLOGO CRISTÃO DA ANTIGUIDADE

A evolução intelectual da sociedade libertada do regime da Teocracia sacerdotal do oriente, iniciando a aplicação da ciência pura abstrata à vida humana.
Pela primeira vez na sociedade humana no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga pensadores dedicarem sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, encontrar pela Filosofia os fatos gerais e princípios que governam tudo que nos envolve. Mas a explicação se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a observação se destinava a conhecer a vontade dos seus poderosos deuses.
Do século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia.
Esta é a quarta semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga. É consagrada à escola de Platão que prepara a doutrina da igreja cristã.
O tipo principal é Platão como chefe da semana no domingo que a encerra.
Ver o Quadro 0226 do Mês de Aristóteles postado em 25 de fevereiro.


ORÍGENES nasceu em Alexandria. Ele foi educado com grande cuidado por seu pai Leônidas que era cristão e que o instruiu nas letras e na filosofia gregas e nas doutrinas da Igreja Católica. Clemente dirigia então a escola de catequese cristã e Orígenes foi seu aluno. Seu pai morreu numa revolta contra os cristãos ocorrida no começo dos anos 200 e a família ficou reduzida a uma grande miséria.
Como Clemente se retirou de Alexandria, Orígenes, então com 19 anos de idade, tomou o seu lugar como mestre da escola cristã. Suas lições eram muito concorridas, o que prova que a perseguição, que continuava, ainda, não era nem geral nem extremamente rigorosa. Na verdade, Orígenes ao falar desse levante e de outras explosões semelhantes, diz claramente que o número dos que sofreram com elas não foi considerável. Ele mesmo, embora visitando os prisioneiros cristãos, não sofreu nenhum ataque.
Com exceção de uma curta viagem a Roma, ele permaneceu em Alexandria até à idade de 45 anos, ensinando ciência e literatura sagrada e profana, estudando em especial o hebraico em vista de publicar uma edição crítica das escrituras.
Por ocasião de discórdias com Demetrius, bispo de Alexandria, ele deixou a cidade indo para a Palestina e finalmente se estabeleceu em Cesaréa, onde, apesar dos protestos de Demetrius, recebeu as ordens de sacerdote. Ali ele continuou seus estudos e reuniu em torno dele muitos discípulos ilustres. No reinado do imperador Decius ele foi preso. Solto mais tarde, morreu em Tyro no ano 253.
As principais obras de Orígenes são seus Comentários sobre a Escritura, seus Princípios da doutrina cristã e sua refutação de um ataque dirigido contra o cristianismo por Celso, filósofo epicurista. Os Princípios que nós conhecemos, sobretudo por uma tradução latina, que evidentemente suprime qualquer passagem heterodoxa, são profundamente impregnados de platonismo.
O costume de tomar as palavras como se fossem coisas torna fácil a passagem da sabedoria ou do espírito de Deus para a crença nas pessoas da Trindade. Orígenes não admite o castigo eterno, porque seria admitir no final o triunfo do mal. O pecado já comporta sua própria punição e uma purificação obtida por longo sofrimento seria a conseqüência final. Não somente os pecadores, mas também os anjos decaídos ganharão de volta finalmente o estado de pureza e de beatitude; porque Deus, diz ele, governa os espíritos não apenas em relação aos cinqüenta anos da vida presente, mas sim em relação a um tempo ilimitado.
Muitas acusações foram feitas contra o ensino de Orígenes, chegando a considerá-lo em heresia. Mas há muitas razões para o julgamento de São Jerônimo, que indica Orígenes como o maior dos mestres da igreja primitiva depois dos Apóstolos.
É notável o protesto de Orígenes contra as interpretações literais da Bíblia. De nada adianta, diz ele, supor que o mundo foi criado em seis dias ou que Jesus foi atraído para o alto da montanha de onde ele viu o reino do mundo. Tudo isso deve ser interpretado alegoricamente.


AMANHÃ: Platão e habilidade poética da filosofia.


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