quarta-feira, 30 de março de 2011

0331 AVICENA

31 DE MARÇO. Avicena: A filosofia e a medicina na Pérsia.

AVICENA
Ibn Sina, por extenso Abu ‘Ali al –Husayn ibn Abd Allah ibn Sina
(nasceu em 980, em Bukhara, na Pérsia; morreu em 1037, em Hamadan, na Pérsia, atual Iran)
MÉDICO IRANIANO O MAIS FAMOSO FILÓSOFO E CIENTISTA ISLÂMICO

O início do estudo ABSTRATO nas ciências foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que exitam na natureza ou coisas que se possam fabricar: são abstrações.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação abstrata e a elaboração abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo já se tinha verificado com os povos primitivos. Somente quando evoluem do feiticismo, magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não o conseguiram, talvez por ser a casta sacerdotal o poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos leigos.
A primeira semana do Mês consagra os sábios que pesquisaram a medicina e a ciência biológica preliminar que resultou dessas pesquisas. Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina. A presidência da semana é de Hipócrates, que no domingo encerra a semana.


AVICENA ou Ibn Sina nasceu em Kharmatain, perto da cidade de Bukhara, na Pérsia, onde foi educado. Seu pai tinha um cargo oficial e ele estudou medicina e filosofia. Tendo a idade de 10 anos demonstrou um grande conhecimento do Corão e da aritmética hindu. Com um mestre famoso, Al-Natheli, ele estudou Lógica, geometria de Euclides e a astronomia de Hiparco contida no tratado do Almageste, manifestando um extraordinário ardor pelo estudo.
Quando sua força meditativa enfraquecia, ele restabelecia o equilíbrio pela oração. Ele promoveu o progresso do estudo da matemática, da filosofia e da medicina e tinha apenas dezoito anos quando curou de uma doença grave o Sultão Samanid, imperador em Bokhoro. Recebeu como prêmio o posto de médico da corte de Samanid. Depois da morte de seu pai, Avicena o substituiu como ministro do Sultão. Devido à troca da dinastia que governava o país no ano de 999, ele deixou seu posto de ministro e passou vários anos em viagem e mais tarde ensinou astronomia e lógica em Jurjan, perto do Mar Cáspio. Ele ficou por 14 anos de sua vida como médico e conselheiro científico do governo de Isfahan.
Avicena tornou-se o mais famoso e influente dos pensadores do Islam. Destacou-se por suas contribuições nos campos da filosofia de Aristóteles e na medicina. Ele elaborou o Kitab ash-shifa', o Livro da Cura, uma vasta enciclopédia filosófica e científica e o Canon da Medicina, que está entre os mais famosos livros da história da medicina.
O seu mais conhecido livro é o Kitab ash-shifa' que é uma coleção de tratados sobre a lógica de Aristóteles, metafísica, psicologia e ciências da natureza. A filosofia de Avicena baseava-se numa combinação do pensamento Aristotélico e Platônico. Contrário ao que ensina a doutrina islâmica, ele negava a imortalidade de cada pessoa, negava o interesse de Deus nos indivíduos e negava a criação do mundo. Por causa de suas idéias, Avicena foi alvo de sérios ataques do filósofo islâmico Al-Ghazali. Mas o pensamento de Avicena permaneceu com grande influência por muitos séculos durante a Idade Média.
A grande obra médica de Avicena, o livro o Canon da Medicina, foi escrita na Jordânia. Ele ocupou outros cargos oficiais e finalmente se estabeleceu em Isfahan, uma grande cidade no Iran central, capital de província, na margem norte do rio Zaindeh, onde compôs um grande número de tratados.
Avicena morreu em Hamadan, no oeste do Iran, em 1037, aos 57 anos de idade.


AMANHÃ: Hipócrates fundador da arte médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário