segunda-feira, 14 de março de 2011

0315 CÍCERO

15 DE MARÇO: Cícero o dever da pátria e de humanidade.

15 DE MARÇO
Neste dia, no calendário humanista secular histórico de Auguste Comte, no mês de
Aristóteles, da FILOSOFIA ANTIGA, o tipo humano homenageado é:

CÍCERO
Marcus Tullius Cícero, Cicéron em francês, Tully apelido em inglês, de Tullius
(nasceu no ano 106 antes da nossa era, em Arpinum, Lácio, Itália; morreu em 43, em Formia, Itália)

FILÓSOFO E GRANDE ORADOR ROMANO INOVADOR DA RETÓRICA

A evolução intelectual da sociedade libertada do regime da Teocracia sacerdotal do oriente, iniciando a aplicação da ciência pura abstrata à vida humana.
Pela primeira vez na sociedade humana no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga pensadores dedicarem sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que nos envolve. Mas a explicação não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a observação se destinava a conhecer a vontade dos seus poderosos deuses.
Do século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia.
Esta terceira semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga apresenta o ponto de vista da Ética da cultura grega. Esses pensadores é que mais atraíram os filósofos romanos. Eles figuram na semana com três pensadores de Roma.
O tipo principal é Sócrates como chefe da semana no domingo que a encerra.


CÍCERO nasceu em Arpinum, na Itália central, numa família rica que ocupava cargos importantes. Ele foi admiravelmente educado em Roma e na Grécia. Estudou literatura grega e foi orientado para a ser um advogado. Aos 17 anos de idade ele foi para o serviço militar por alguns meses.
A arte oratória e a filosofia grega foram o destino de seu estudo constante. Não tardou que se mostrasse um destacado advogado nos tribunais e aos 30 anos foi nomeado questor, um administrador financeiro, na Sicília, onde ele fez a fiscalização do trigo remetido para Roma.
Foi na Sicília que ele descobriu o túmulo de Arquimedes. Três anos mais tarde ele dirigia as famosas acusações no processo contra Verres, o governador injusto e prevaricador da província da Sicília.
Aos quarenta anos, em 66 antes da nossa era, Cícero tornou-se Pretor e dois anos depois foi a Cônsul. Ele se uniu então ao partido aristocrático, do qual antes era adversário. Esmagou a conspiração democrática de Catilina com rigor, até mesmo com crueldade, fazendo executar os principais conspiradores sem julgamento, o que resultou em seguida de seu banimento.
Na ação política Cícero não foi feliz, opondo-se ao governo de César, mesmo aceitando seus favores e de se alegrar com o seu assassinato. Seus imprudentes ataques veementes contra Marco Antônio causaram sua morte no fim do ano 43 antes da nossa era.
A verdadeira fama de Cícero repousa em seus escritos filosóficos. Ele foi o principal intermediário que permitiu que o espírito e a cultura dos gregos se difundissem no mundo romano. Os romanos deram grande valor aos verdadeiros pensadores gregos, distinguindo bem os bons filósofos dos meros sofistas e puros debatedores.
Sua filosofia mostra como as opiniões se ampliaram depois do estabelecimento do Estado romano. Suas idéias tornaram-se muito mais claras do que no tempo dos gregos: o dever em relação à sua Pátria e o dever em relação ao homem como ser humano, na sociedade.
Roma, que estimulou o patriotismo, desenvolveu a consciência da raça humana, de humanidade. São muito marcantes nos textos de Cícero as expressões “Comunidade humana”, “Cidadão do mundo” (De off. 1,16,17). De igual importância marcante é a influência da “Paz Romana” na glorificação da indústria humana, por meio da qual uma nova natureza se une ao mundo natural (De nat. Deorum, II,60).
A religião de Cícero era um deísmo isento da lenda e da superstição. Seu sistema moral era prático ao mais alto grau, como mostrado na terceira parte de seu tratado sobre os Deveres.
Uma seleção dos melhores pensamentos de Cícero tem sua leitura recomendada até os nossos dias. Cícero não declara seus escritos como originais. Chegou a dizer que eram apenas transcrições, ele apenas fornecendo algumas palavras; e dizia que tinha muitas delas. Seu objetivo seria de fornecer a Roma uma espécie de enciclopédia filosófica, tomando as idéias nas fontes dos estóicos, dos epicuristas, dos aristotélicos. Seus modelos eram mais para o pensamento de Aristóteles do que para Platão.
Cícero foi um divulgador do pensamento grego em Roma. Ele deu aos romanos, e, portanto para toda a Europa, o seu vocabulário filosófico.

AMANHÃ: Epiteto e o império sobre si próprio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário