segunda-feira, 28 de março de 2011

0327 HERÓFILO

0327 HERÓFILO

27 DE MARÇO: Herófilo o pai da anatomia.
HERÓFILO
Herophilus
(nasceu cerca do ano 335 antes da nossa era, na Calcedônia, Bitínia, Ásia Menor; morreu cerca do ano 280)
MÉDICO GREGO DE ALEXANDRIA CONHECIDO COMO O PAI DA ANATOMIA

O início do estudo ABSTRATO foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que exitam na natureza ou coisas que se possam fabricar.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação abstrata e a elaboração abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo já se tinha verificado com os povos primitivos. Somente quando evoluem do feiticismo, da magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não o conseguiram, talvez por ser a casta sacerdotal o poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos leigos.
A primeira semana do Mês consagra aos sábios que pesquisaram a medicina e a ciência biológica preliminar que resultou dessas pesquisas. A presidência da semana é de Hipócrates  Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina.


HERÓFILO nasceu na Calcedônia, em Bitínia, hoje na Turquia. Ele se estabeleceu em Alexandria no governo do rei do Egito Ptolomeu I Soter e se dedicou ao estudo da anatomia.
Do mesmo modo que Erasistrato, ele está entre os mais antigos que realizaram dissecações públicas de cadáveres humanos. Por essa razão é chamado de Pai da Anatomia, tendo sido o primeiro a justificar suas conclusões sobre as dissecações do corpo humano. Ele estudou o cérebro, reconhecendo-o como o centro do sistema nervoso. Fez a distinção entre os nervos motores e os nervos sensores, diferenciando-os dos tendões e dos vasos sanguíneos. Descreveu com precisão o olho, o cérebro, o fígado e o pâncreas. E também os órgãos genitais de ambos os sexos e as glândulas salivares. Foi o primeiro a reconhecer que as artérias continham sangue e não ar, como o nome sugere.
Herófilo foi um estudante da doutrina médica de Hipócrates, baseada no equilíbrio dos quatro humores ou líquidos do corpo: sangue, fleuma, bile amarela (para a cólera) e bile preta (para a melancolia). Fleuma é o muco respitatório. Ele recomendava o poder curativo das drogas, da dieta e da ginástica. Foi o primeiro a medir a frequencia do pulso, usando um relógio de água.
Estudou muito a anatomia do cérebro e do sistema nervoso. Um dos sinus do cérebro tem o seu nome. A parte do quarto ventrículo chamada por sua aparência de Calamus scriptorius foi identificada por Herófilo.
Ele foi o primeiro a distinguir a parte do intestino chamada de duodeno do resto do órgão, dando-lhe esse nome. Identificou também a próstata.
Tudo que sabemos de Herófilo é tirado das citações feitas por Celso e por Galeno, porque nenhuma de suas obras chegou até nós.
Herófilo escreveu pelo menos nove obras, com um comentário sobre Hipócrates, um manual para parteiras, tratados de anatomia, obras todas perdidas no incêndio da Biblioteca do Museu de Alexandria no ano 272 de nossa era.
A Biblioteca e o Museu de Alexandria formaram o mais famoso centro de estudo da antiguidade. De 300 anos antes da nossa era até o primeiro século de nossa era todos os progressos em biologia foram produzidos pelos médicos de Alexandria. O mais destacado desses homens foi Herófilo.


AMANHÃ: A dissecação do corpo humano com Erasistrato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário