domingo, 6 de março de 2011

0307 EMPÉDOCLES

07 DE MARÇO: Empédocles e a metempsicose.

EMPÉDOCLES
Empedocles
(nasceu cerca do ano 500 antes da nossa era, em Agrigento, na Sicilia; morreu no ano 430, no Peloponeso, na Grécia)

FILÓSOFO POETA LÍDER RELIGIOSO E ESTADISTA GREGO

A evolução intelectual da sociedade libertada do regime da Teocracia oriental, iniciando a aplicação da ciência pura abstrata à vida humana.
Pela primeira vez na sociedade humana no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga pensadores dedicarem sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que nos envolve. Mas a explicação não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a observação se destinava a conhecer a vontade dos seus poderosos deuses.
Do século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia.
A segunda semana deste mês de Aristóteles mostra os pensadores no desenvolvimento da ciência na Geometria. Muitos estudiosos procuram aplicar os princípios científicos na política na moral e na vida social. Pitágoras e sua escola pitagórica representam esses ideais e sua aplicação. Eram pretensões precoces para tornar a filosofia completamente científica.
Nesta segunda semana se mostram os ideais dos antigos gregos aspirando organizar toda a vida humana com base nas ciências. Ideais colocados por Pitágoras tendo por base a Matemática.
A semana termina no domingo dedicado a Pitágoras, o chefe da semana.
Ver o Quadro 0226 do Mês de Aristóteles postado em 25 e fevereiro.


EMPÉDOCLES nasceu em Agrigento, na Sicília. Era de uma família tradicional que lhe deixou como herança uma grande fortuna. Ele a usou na maior parte em dotes matrimoniais para as jovens pobres de sua cidade.
Participando do partido popular, Empédocles obteve uma influência tão grande que chegou a receber uma oferta para se tornar um ditador. Ele recusou o oferecimento, preferindo manter a influência teórica que ganhava com o seu saber, com as sentenças místicas que ele divulgava na forma de oráculos e com sua generosidade. Do mesmo modo que fizeram Pitágoras e Platão, ele viajou por muito tempo pelo oriente.
A história de seu suicídio na cratera do vulcão Etna é uma das numerosas fábulas feitas a respeito de Empédocles. Suas idéias filosóficas foram formuladas num poema de que temos hoje alguns fragmentos. Temos dele partes de seu poema Peri physeos (Da Natureza) e versos do poema Katharmoi (Purificações). Para seus contemporâneos ele de fato parecia muito mais do que um simples mortal. Aristóteles o louvava como o inventor da retórica e Galeno o considerava o fundador da medicina italiana. Sua poesia era admirada por seus versos hexamétricos, com seis pés. Cada pé em poesia tem uma sílaba tônica acompanhada de uma sílaba átona.
Empédocles propôs alguns princípios da evolução das espécies. Ele pensava que a vida das plantas teria sido a primeira sobre a terra, seguida do aparecimento dos animais. Os homens e os animais seriam formados pela união de várias partes dos corpos, chegando a fazer estranhos seres. Só os que conseguiram se reproduzir é que sobreviveram.
Seu princípio característico explica que o mundo resultaria da combinação de quatro elementos: o fogo, a água, o ar e a terra. Ao mesmo tempo em que a combinação agia, a dissolução se fazia, em conseqüência do conflito entre as forças opostas de atração e de repulsão, descritas pela metáfora sob o nome de amor e de ódio. Ele aplicou esse princípio, que se aproxima bem mais da verdade do que a vaga tentativa da escola jônica primitiva, que era a explicação detalhada do cosmos e dos organismos vivos.
Empédocles se exprime assim:
“Bem tolos são aqueles que crêem que qualquer coisa começou se não existisse antes ou que qualquer coisa que existe pode se perder inteiramente. Não há criação alguma e a morte não é uma destruição completa. Tudo é mistura e separação das coisas misturadas. A isso os mortais ignorantes têm dado os nomes de nascimento e de morte”
Empédocles adotou a doutrina da metempsicose que tomou de Pitágoras ou que ele obteve com seus contatos independentes com os pensadores do Egito ou do oriente. Acreditava na transmigração das almas declarando que os pecadores teriam que viver muitos corpos de mortais. Os castigos sofridos durantes as diferentes existências seriam punições de faltas anteriores. No entanto o homem poderia se elevar gradualmente e conquistar como prêmio a companhia na sociedade dos deuses.


AMANHÃ: Exame da história por Tucídides.


Nenhum comentário:

Postar um comentário