sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

1226 LINEU a classificação das planas mas classificou todos os três reinos da natureza

DEZEMBRO 26. LINEU: Criou a teoria geral das classificações na comparação científica dos seres vivos.

LINEU
Carolus Linnaeus, Carl Linnaeus, Carl Von Linné
(nasceu em 1707, em Rashult, Smaland, Suécia; morreu em 1778 em Uppsala, Suécia)
NATURALISTA SUECO CRIADOR DA TEORIA DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS


FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA, por meio da pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos anais da história. Observações específicas completam o conhecimento da Filosofia geral, na arte, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento laico que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. São os cientistas da nova civilização, pensadores que antes eram teólogos e metafísicos e passam ao saber firme comprovado, isto é, ao saber positivo teórico puro e aplicado sobre o mundo e sobre o próprio homem. A sabedoria passou a ter como referência o bem da sociedade, um ponto de vista humanista. A referência passou a ser a lei dos homens e não mais a lei dos deuses, dos livros sagrados.
Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não aos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres.

ESTA SEMANA apresenta a Biologia em Harvey e nos seus sucessores.
Encontram-se Boerhaave e Sthal, os chefes respectivos da escola mecânica e da escola espiritualista em Biologia.
Lineu e Bernard Jussieu lembram os principais problemas em relação às classificações dos seres vivos. Lamarck e Blainville que alargaram o horizonte do Método Comparativo nos fenômenos da vida.
Broussais, que fez a integração da Patologia na Fisiologia. Gall preside esta semana como o primeiro investigador do grande problema biológico das funções cerebrais, que faz a passagem da ciência abstrata dos seres vivos para as Ciências Humanas puras, isto é, abstratas da Sociologia e da Psicologia propostas por Augusto Comte. O chefe da semana é Gall, que a encerra.

LINEU nasceu em 1707, filho de um pastor de ovelhas pobre. Seu pai era amante de flores, mas as suas colméias e canteiros foram várias vezes atacados pelos besouros e pelas plantas trazidas por Lineu para teste.
Ele se recusou a ser ministro protestante e foi trabalhar como aprendiz de um sapateiro. Mas o diretor da escola em que estudava reconheceu seu gênio e colocou em suas mãos o tratado de Botânica de Tournefort. Lineu foi mandado para a Universidade de Lund apenas com uma pequena pensão anual, e de lá, foi para Estocolmo. Passando por períodos de extrema miséria, remendava seus sapatos com a casca de árvores, mas sem parar a observação das plantas e dos insetos, com uma perseverança sem descanso. O veterano botânico Olof Celsius, professor de teologia e naturalista ardente, reconheceu sua força e lhe ofereceu hospitalidade, com cama e mesa, acabando com seus sofrimentos.
Em 1731 foi encarregado de uma expedição à Lapônia onde obteve grande quantidade de observações sobre a história natural e sobre os habitantes do país. Em 1735 ele visitou a Holanda, encontrando em Leyde com Boerhaave, que lhe obteve a guarda dos jardins e das coleções botânicas de Cliffort, um rico habitante perto de Haarlem. Lá ele publicou a primeira redação do seu Systema naturae em 1735, seus Fundamenta botanica em 1736 e, no ano seguinte, os Genera plantarum, as Classes plantarum e a Critica botanica. Ele foi à Inglaterra e depois a Paris, onde foi recebido cordialmente pelos irmãos Antoine e Bernard de Jussieu. Ele obteve em 1731 a cadeira de Física e de Anatomia na Universidade de Uppsala. Continuou a ensinar todos os ramos da História Natural até 1744, publicando em 1751 a Philosophia botanica, a sua mais conhecida obra.
Em 1761 ele recebeu o título de nobreza da Suécia, com data retroativa de 1757, a partir de então seu nome sendo escrito como Carl von Linné. Ele morreu doente, em 1778, sendo enterrado com todas as honras na catedral de Uppsala.
Lineu é muito conhecido por sua classificação das plantas, mas sua obra faz a classificação dos três reinos da natureza. A formação dos grupos naturais dos seres vivos tinha sido feita por Aristóteles na Grécia antiga e nos anos 1400 e 1500 foi continuada por Asdrovando, Conrad Gesner e outros. Mas o mérito de ter pela primeira vez disposto esses grupos de acordo com uma sucessão bem ordenada pertence a Lineu.
Ele formou o sistema de nomes dito como BINOMIAL. Os organismos semelhantes são grupados num GENUS, e cada organismo recebe dois nomes em latim. O primeiro nome é o nome do genus e o segundo nome é um adjetivo, também em latim, descrevendo o organismo, sua localização geográfica ou o nome de seu descobridor. Por exemplo, o cachorro doméstico é “Canis familiaris”. Canis é o nome do grupo ou genus que inclui cães, raposas, o coiote e o chacal. A palavra familiaris descreve o cão doméstico para diferenciar dos seus parentes selvagens. Ele se tornou um especialista em classificações, tendo criado também a classificação do reino mineral. Ainda publicou um tratado onde relacionou as espécies de doenças então conhecidas.
Lineu tem seu grande valor ao criar a teoria geral das classificações, seguindo a direção geral dada por Bernard de Jussieu. Essa teoria institui a comparação geral dos seres vivos, tanto na consideração da estática como em sua dinâmica. Ou seja, ele toma em consideração suas estruturas, seus órgãos, como o funcionamento do organismo animal como um todo.
A classificação e a hierarquia formam o fundamento do método na filosofia moderna, constituindo a base de todo o raciocínio biológico. Os escritos de Lineu, seu herbarium e as coleções de insetos e conchas foram 1783 cuidadosamente preservados pela Sociedade Lineana em Burlington House, em Londres.

AMANHÃ: Lançou as bases da fisiologia como estudo integrado da dinâmica do ser vivo: ALBRECHT VON HALLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário