terça-feira, 6 de dezembro de 2011

1205 HUYGHENS brilhantes soluções para a teoria da luz e do movimento circular

1205 HUYGHENS  brilhantes soluções para a teoria da luz e do movimento circular

DEZEMBRO 05. Christian Huyghens: completou a Mecânica Racional, com a teoria ondulatória da luz.

HUYGHENS
Christiaan Huyghens, Christian Huyghens
(nasceu em 1629, em Haia; morreu em 1695, em Haia, Holanda)

MATEMÁTICO, ASTRÔNOMO E FÍSICO HOLANDÊS NA MECÂNICA RACIONAL

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, por meio das maiores figuras humanas. O Calendário, na verdade, passa a ser um verdadeiro CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA, demonstrando os seus princípios científicos em sua observação e fundamentação empírica nos anais da História.
Indica a faculdade criadora para o melhoramento da vida humana, depois do fim do feudalismo e do fim do poder político do papa e da fé medieval, devido ao conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os cientistas da nova civilização, pensadores que antes eram teólogos e metafísicos e passam ao saber firme comprovado, isto é, ao saber positivo sobre o próprio homem, sobre o mundo e seus princípios gerais.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, é o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica. A semana termina com o dia de Galileu que a preside.

HUYGHENS fundou a teoria ondulatória da luz, completando a Mecânica Racional da obra de Galileu no estudo da ação das forças sobre os corpos.
Ele nasceu em Haia e estudou na Universidade de Leyde, na Holanda. O pai de Huyghens e seu irmão ocupavam altos cargos diplomáticos no país. Ele visitou a Inglaterra e a Dinamarca, passando 15 anos em Paris, de 1666 a 1681, por convite de Jean-Baptiste Colbert, ministro do rei da França.
Huyghens foi o primeiro a expor com autoridade a teoria ondulatória da luz, em oposição à teoria corpuscular de Newton. Ele conseguiu, com sua teoria, explicar os fenômenos de refração simples e dupla, que a teoria corpuscular de Newton não podia fazer. Aperfeiçoou o telescópio com novo método para a fabricação e polimento das lentes, permitindo que ele conseguisse descobrir os anéis de Saturno e um de seus satélites. Mais importante ainda foi sua contribuição ao estudo da dinâmica em Mecânica Racional, continuando a obra começada por Galileu.
Foi com a base nas pesquisas da Geometria Celeste de Kepler e da Mecânica Racional de Galileu e de Huyghens que Newton construiu o seu sistema de mecânica celeste. A obra o HOROLOGIUM OSCILLATORIUM de Huyghens publicada em 1673 é talvez o mais admirável exemplo de uma pesquisa especializada em toda a história do saber humano. Esse texto pode ser considerado como a preparação mais direta aos PRINCÍPIOS de Newton, publicados 13 anos depois. Ali Huyghens mostra a teoria matemática das curvas, com solução dos problemas de dinâmica como a fórmula para o tempo de oscilação de um corpo e as leis da força centrífuga para o movimento uniforme circular.
A pesquisa do movimento de um pêndulo é a primeira investigação matemática do movimento de um sistema de pontos dependentes de outros, em comparação com o movimento de uma única partícula. Huyghens mostrou que as oscilações de um pêndulo movendo-se num arco circular não eram, como pensou Galileu, rigorosamente de tempos iguais, isócronos, sobretudo quando o arco percorrido é grande.
Hughens elaborou importantes pesquisas sobre a envolvente do círculo e de outras curvas, de grande valor para a história da Geometria. As soluções para a teoria da luz e do movimento circular são das mais brilhantes e originais para a ciência moderna.
A saúde de Huyghens sempre foi delicada e em 1681 uma doença grave obrigou seu retorno à Holanda. A morte de seu protetor Colbert e a revogação em 1685 pelo rei Luís XIV do Édito de Nantes, que garantia a liberdade dos protestantes, fez com que ele não mais voltasse a Paris.
Os últimos anos da vida de Huyghens foram de sofrimento por suas doenças. Em 1695 ele morreu em The Hague.

AMANHÃ: A criação da Teoria da permutação e combinação, a teoria da probabilidade e dos grandes números: JACOB BERNOULLI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário