domingo, 11 de dezembro de 2011

1209 GALILEU o saber está escrito no livro do universo na língua matemática

1209 GALILEU  o saber está escrito no livro do universo na língua matemática

DEZEMBRO 09.  Galileu: descobriu e comprovou a lei da queda dos corpos e fundou a moderna Física.

GALILEU
Galileo Galilei
(nasceu em 1564, em Pisa, Itália; morreu em 1642, em Florença, Itália)

MATEMÁTICO, ASTRÔNOMO E FÍSICO ITALIANO FUNDADOR DA MODERNA FÍSICA


FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, por meio das maiores figuras humanas. O Calendário, na verdade, passa a ser um verdadeiro CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA, demonstrando os seus princípios científicos em sua observação e fundamentação empírica nos anais da História.
Indica a faculdade criadora para o melhoramento da vida humana, depois do fim do feudalismo e do fim do poder político do papa e da fé medieval, devido ao conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os cientistas da nova civilização, pensadores que antes eram teólogos e metafísicos e passam ao saber firme comprovado, isto é, ao saber positivo sobre o próprio homem, sobre o mundo e seus princípios gerais.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, e o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica. A semana é presidida por Galileu.

GALILEU nasceu perto da cidade de Pisa, na Itália, em 1564. Era filho de Vicenzo Galilei, um músico que atuou na revolução musical da transformação da polifonia medieval para a modulação harmônica. Galileu estudou num mosteiro em Florença e depois medicina em 1581 na Universidade de Pisa. Logo se dedicou à filosofia e à matemática, deixando a universidade sem se diplomar em 1585. Passou a ensinar a particulares e em 1589 tornou-se professor de matemática em Pisa. Ele tinha escrito em 1588 o Tratado sobre o centro de gravidade nos sólidos.
Em 1592 foi nomeado professor de matemática na Universidade de Pádua, onde ficou até 1610 lá escrevendo a maior parte de suas obras. A sua sala de aula se enchia com até dois mil ouvintes vindos de todas as partes da Europa. Ele comunicava as suas últimas descobertas e lhes sugeria que fizessem novas pesquisas originais. Além das leis do equilíbrio e do movimento, ele insistia sobre a importância da medição de todas as forças naturais, grandes ou pequenas, familiares ou exóticas, de modo a fazê-las entrar debaixo da aplicação da geometria e de adaptá-las ao serviço do homem.
Ninguém antes dele havia procurado medir o calor com precisão. O termômetro que construiu, embora imperfeito, foi o ponto de partida para outros mais aperfeiçoados. Foi um aluno seu, Torricelli, que calculou pela primeira vez o peso camada de ar da atmosfera sobre a superfície terrestre.
O uso que Galileu fez do telescópio, inventado na Holanda em 1608, revelou fatos que tornaram o sistema de Copérnico muito mais aceitável. Além de aplicar o telescópio na observação em terra, como na visão dos navios a longa distância, ele usou o novo instrumento com mais poder para a observação dos astros. Galileu logo descobriu as quatro luas de Júpiter, a superfície irregular da lua, as fases de Vênus e as manchas solares. Mostrando que a Via Látea é formada de estrelas separadas deu uma outra prova de que o nosso sol, com seus planetas, não é mais do que um pequeno ponto num universo ilimitado.
Essa visão da importância secundária da terra contraria a noção religiosa então dominante de que o nosso planeta seria o centro do universo e o homem o centro da criação feita pela divindade.
Por essa razão, a divulgação e a aceitação dos dois movimentos da terra, de rotação e de translação, embora bem conhecidos pelos gregos, ficaram retardadas até que a religião perdesse seu poder e sua liderança mental e política no fim da Idade Média, a partir dos anos 1300.
Galileu saiu de Pádua em 1610, indo para Florença, onde até sua morte, não mais teve uma vida tranqüila. Ele entrou na guerra da ciência contra a religião teológica, contando com o apoio de seus amigos poderosos, convencido de que venceria. Em carta dirigida a Castelli, ele tomou a decisão perigosa de conciliar a ciência moderna com as escrituras sagradas. Com isso ele ficou sob a fiscalização da Santa Inquisição.
Em 1616 foram condenadas as propostas de que o sol fosse fixo e a terra girasse cada 24 horas, o livro de Copérnico foi proibido e foi extorquida de Galileu a promessa de não mais defender essas novas idéias.
Ele ficou em silêncio, mas escreveu os célebres DIÁLOGOS SOBRE OS DOIS SISTEMAS onde empregou sua fina ironia, fazendo ridícula a defesa do sistema antigo por Simplício, um dos debatedores. Esse livro se propagou rapidamente por toda a Europa, de sul a norte.
A decisão de esmagar Galileu foi feita; ele foi forçado a assinar uma abjuração formal de sua crença no movimento da terra, sob a ameaça de tortura e morte. Foi obrigado a viver em retiro, afastado de seus amigos.
Galileu não parou com suas atividades. Completou e publicou em 1638 na Holanda a sua mais importante obra, os DIÁLOGOS SOBRE AS DUAS CIÊNCIAS DA MECÂNICA E DO MOVIMENTO, que resume toda a sua obra. Mais tarde ele perdeu a visão, ditando a Viviane e a Torricelli importantes descrições científicas. Ainda com muitos projetos para novas pesquisas, Galileu morreu em 1642, de febre, aos 78 anos de idade.
Galileu comprovou a lei que descobriu sobre a queda dos corpos e no conjunto de sua obra realizou a pesquisa matemática para o controle da observação dos fenômenos, fundando assim a Física moderna.
Ele disse que
A FILOSOFIA ESTÁ ESCRITA NO GRANDE LIVRO DO UNIVERSO, ESSE LIVRO ESTÁ SEMPRE ABERTO, MAS É NECESSÁRIO PRIMEIRO COMPREENDER A LÍNGUA E OS SINAIS EM QUE ELE ESTÁ ESCRITO. ESSA LÍNGUA É A LÍNGUA MATEMÁTICA”.


AMANHÃ: Ele resolveu as equações do terceiro e quarto graus e inovou na trigonometria esférica: FRANÇOIS VIETE



Nenhum comentário:

Postar um comentário