domingo, 4 de dezembro de 2011

1203 03 COPERNICO o centro da criação é o sol - o planeta terra é secundário

1203 03 COPERNICO o centro da criação é o sol - o planeta terra é secundário

DEZEMBRO 03  NICOLAU COPÉRNICO: A terra não é o centro da Criação feita por Deus.

COPÉRNICO
Nicolau Copérnico, Nicolaus Copernicus em latim, Mikolaj Kopernik em polonês
(nasceu em 1473 em Torun, na Polônia; morreu em 1543, em Frombork, Polônia)

ASTRÔNOMO POLONÊS MOSTRA A TERRA EM MOVIMENTO DE ROTAÇÃO E DE TRANSLAÇÃO

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, por meio das maiores figuras humanas. O Calendário, na verdade, passa a ser um verdadeiro CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA, por meio da pesquisa inteligente da evolução social. Assim os seus princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos anais da História.
Indica o calendário a faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana, depois do fim do feudalismo e do fim do poder político do papa e da fé medieval. É devido ao enciclopédico conhecimento estético e científico que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. São os cientistas da nova civilização, pensadores que antes eram teólogos e metafísicos e passam ao saber firme comprovado, isto é, ao saber positivo sobre o próprio homem, sobre o mundo e seus princípios gerais.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, e o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica. A semana é presidida por Galileu.

COPÉRNICO nasceu em 1473, em Torun, na Polônia, numa família de comerciantes e de funcionários da cidade. Seu tio, o Bispo Lukasz Watzenrode (1447–1512), fez com que ele recebesse uma sólida educação nas melhores universidades. Ele estudou ciência e arte, astronomia e astrologia na Academia de Kracóvia em 1491 e mais tarde foi para a Itália para estudar medicina e direito. Antes Copérnico foi nomeado administrador da igreja em Frombork, com que ele ficou com uma renda assegurada.
Copérnico em 1497 foi estudar lei canônica na Universidade de Bolonha, quando morou na mesma casa em que estava o professor e principal matemático e astrônomo da universidade, Domenico Maria de Novara, em latim Domenicus Maria Novaria Ferrariensis (1454-1504). O professor tinha a responsabilidade de editar as previsões astrológicas para a cidade de Bolonha, que incluía previsões para todos os grupos sociais, com especial atenção para o destino dos príncipes italianos e dos seus inimigos. Copérnico foi assistente e testemunha das observações astronômicas do professor, o que indica que ele estava envolvido com a prática da astrologia bem como das observações astronômicas.
Nessa ocasião Copérnico teve contato com os importantes livros de Ptolomeu, como o Almagesto, pelas correções e críticas de Johann Müller, conhecido como Regiomontanus e das advertências de Giovanni Pico della Mirandola contra as adivinhações da astrologia. Nesses tempos, os títulos de astrônomo, de matemático e de astrólogo eram a mesma coisa. Copérnico tomou conhecimento dos mais importantes modelos planetários da astronomia antiga, que serviram de base para a sua teoria heliocêntrica, que coloca o sol parado, no centro, com os planetas girando em torno dele. Mais de 27 observações astronômicas foram registradas na vida de Copérnico, com eclipses, alinhamentos e conjunções de planetas e de estrelas. Ele nessa época ele já estava de posse do conhecimento de medicina, que era praticada supondo a influência dos astros sobre os males do corpo humano.
Em 1503 ele obteve o doutorado em lei canônica e voltou para a Polônia. Até 1512 ele trabalhou com o seu tio no bispado de Warminski, quando publicou várias obras. Entre seus manuscritos estava um tratado de astronomia, conhecido como Commentariolus, com os princípios de uma teoria heliocêntrica, colocando o sol no centro do universo. Essa obra não foi publicada em vida. Então começou sua obra mais importante, De Revolutionibus Orbium Coelestium, Sobre as Revoluções das Esferas Celestes, só terminada em 1530. Ela só foi publicada em Nuremberg, na Alemanha, no ano de sua morte, em 1543.
A explicação dos fatos astronômicos passou a ser conhecida com mais precisão do que pela hipótese de Ptolomeu, que colocava a terra parada, com todos os demais planetas, o sol e todas as estrelas girando em torno da terra. Isso não parecia estranho, porque se pensava que as estrelas fossem apenas pequenas luzes presas numa esfera, o sol e os planetas sendo pequenos corpos giratórios.
Mas a teoria dos dois movimentos da terra tinha conseqüências sobre a astronomia, sobre a filosofia e a religião. O homem e sua morada deixaram de ser o centro do que era acreditado como a Criação feita por Deus para o seu rei, o homem. O centro passou a ser o sol, a terra sendo um astro secundário no sistema solar. Copérnico estava ciente dessas perigosas relações com as crenças religiosas ainda em vigor na época. Com prudência, com todo o cuidado retardou o quanto pode a publicação de sua obra principal.
A nova doutrina astronômica não saiu do círculo dos cientistas. A Igreja Católica não fez intervenção. Mais de 70 anos se passaram para que o livro de Copérnico fosse colocado no Index das publicações proibidas.

AMANHÃ: O gênio que no estudo do céu deu movimento aos astros: JOHANNES KEPLER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário