sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

1216 NEWTON explicação positiva de leis do mundo em linguagem matemática

DEZEMBRO 16. Isaac Newton:  a descobriu a lei da gravitação universal

NEWTON
Sir Isaac Newton
nasceu em 1642, em Woolsthorpe em Lincolnshire, Inglaterra; morreu em 1727, em Londres

MATEMÁTICO E FÍSICO INGLÊS FILÓSOFO DA NATUREZA E DA MECÂNICA PLANETÁRIA

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA, por meio da pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos anais da história. Observações específicas completam o conhecimento da Filosofia geral, na arte, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da fé medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. São os cientistas da nova civilização, pensadores que antes eram teólogos e metafísicos e passam ao saber firme comprovado, isto é, ao saber positivo teórico puro e aplicado sobre o mundo e sobre o próprio homem.
Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não aos seres. Foi a descoberta das leis imutáveis no meio da permanente mudança da variável realidade concreta.
Nesta semana se mostra principalmente a complementação da Mecânica Celeste pelo cálculo infinitesimal. Aqui encontramos Viète, Fermat e Wallis que prepararam esse cálculo; Clairaut, Euler, d’Alembert e Fourier que o aplicaram aos problemas da física; Lagrange que o assimilou ao cálculo ordinário. E também Newton, cujo gênio matemático transformou a vaga hipótese da gravitação planetária numa certeza científica abstrata imutável. Newton tem aqui o lugar principal. Ele mesmo falou, aliás, de Descartes e de Leibnitz, cuja iniciativa matemática se igualou àquela de Newton.

NEWTON nasceu em 1642. Seu pai morreu antes que ele nascesse, sua mãe casando-se novamente quando ele tinha 3 anos de idade. Ele foi criado por sua avó, sendo um menino bem comportado, que mostrou grande habilidade manual, construindo relógios de sol, miniatura de moinhos, um relógio de água e outros artefatos.
Um antigo professor identificou a capacidade intelectual de Newton e recomendou sua preparação para a Universidade de Cambridge. Ele recebeu o diploma de bacharel em 1665 no Trinity College. Em 1667 Newton foi eleito professor associado ao College e em 1668 substituiu seu mestre, o destacado matemático e teólogo Isaac Barrow como professor de matemática. Em 1672 foi admitido à Sociedade Real de Ciências. Foi em 1686 que completou seu grande tratado de filosofia natural, os PRINCÍPIOS DE FILOSOFIA NATURAL, que ele publicou no ano seguinte. Tornou-se o presidente da Sociedade de Ciências em 1703, cargo que conservou, sendo reeleito seguidamente cada ano, até a sua morte, ocorrida em 1727. Ele repousa na abadia de Westminster. Newton em 1705 foi o primeiro cientista a receber o título de Cavaleiro do Reino da Inglaterra devido a suas pesquisas, com direito ao uso do título de Sir Isaac Newton.
Newton descobriu a natureza da luz branca em 1666 ao passar um feixe de luz do sol através de um prisma. Em 1669 ele inventou o cálculo infinitesimal, mas não o tornou público senão depois de passados 35 anos.
Em 1668 ele construiu o primeiro telescópio de reflexão e em 1687 publicou sua mais famosa obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, os Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, que contém suas pesquisas sobre as leis do movimento, a teoria das marés e a teoria da gravitação. Newton lançou a base científica da Mecânica com esse texto e a lei geral da gravidade universal é até hoje empregada na Astronomia para explicar o movimento dos astros e nos recentes progressos da navegação espacial. Essa lei é válida dentro da faixa de velocidades estabelecida.
Os Principia Mathematica é considerado um dos mais importantes dos textos de ciência que já foram escritos, uma obra-prima do espírito científico na modernidade. Newton ainda descreveu sua teoria da luz em outro livro, com o nome de Opticks, de 1704. Newton estabeleceu a importante lei da igualdade da ação e da reação.
Isaac Newton é considerado um dos mais importantes cientistas de todos os tempos. Ele estabeleceu a lei da gravitação universal que indica que matéria atrai matéria tanto mais na proporção da multiplicação das massas e tanto menos na proporção do quadrado das distâncias. Em outra forma, pode ser expressa como: “matéria atrai matéria na razão direta das massas e na razão inversa do quadrado das distâncias”.
Essa lei abstrata, relacionado fenômenos, explica como os astros e todos os corpos se movem tanto no espaço como sobre a terra. Estabeleceu também o estudo moderno da ótica, inventou o cálculo infinitesimal, desenvolvido também independentemente por Leibnitz. Suas pesquisas estão entre os maiores trabalhos científicos já produzidos.
A contribuição de Newton é notável, explicando grande parte dos fenômenos do mundo natural em linguagem matemática precisa e segura, isto é, de forma positiva. Essas pesquisas sugerem que a ciência pode fornecer também a explicação para outros fenômenos, da mesma maneira.

AMANHÃ: Sábio sueco fundador da análise química inorgânica qualitativa e quantitativa: Bergman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário