segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

1222 C BERZELIUS invenção das fórmulas químicas do conteúdo dos compostos

DEZEMBRO 22. BERZELIUS: químico desenvolveu a teoria eletroquímica dos radicais

BERZELIUS
Jöns Jacob Berzelius
(nasceu em 1779, em Väversunda Sörgård, Suécia; morreu em 1848, em Estocolmo, Suécia)

DESTACADO QUÍMICO SUECO NA FUNDAÇÃO DA QUÍMICA


FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Esta terceira semana do mês mostra os grandes cientistas do desenvolvimento da Química como ciência experimental positiva nos anos 1700 e 1800, nos séculos XVIII e XIX. A Química científicaabstrata, mais complexa, só poderia se desenvolver após a criação nos anos anteriores da ciência Física, com fenômenos mais simples. Por depender do conhecimento das leis abstratas desses fenômenos.
O patrono e chefe de semana é LAVOISIER, por suas pesquisas da oxidação e da combustão e ainda pela destruição da hipótese do flogístico, um fluido metafísico transcendente inverificável que explicava a ocorrência da combustão (do grego phloks, phlogos= chama, flama).
Ver em 1203 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


BERZELIUS (1779-1848) começou seus estudos de medicina em 1796 aos 17 anos de idade na Universidade de Uppsala, ao mesmo tempo em que trabalhava no laboratório de química de Johan Afzelius. Foi o trabalho que fez dedicar-se à química, começando logo suas pesquisas. Já em 1800 se destacou por suas observações sobre as águas minerais de Medevi. Recebeu seu diploma em medicina em 1802.
Até 1806 ele combinou seu trabalho como médico e como professor, quando se encarregou dos cursos de química da Academia Militar Carlsberg. Começou a produzir relatórios de pesquisa sobre física, química e mineralogia. Entre 1807 e 1831 ensinou Botânica, Medicina e Farmácia em Estocolmo, depois dando aulas de Química no Instituto Médico Cirúrgico Karoline de Estocolmo.
Em 1835 recebe do rei Charles XIV o título de FREIHERR, um título de nobreza equivalente ao de Barão. Por seus trabalhos recebeu a Medalha Copley em 1836. Berzelius morreu em Estocolmo em 1848
Ele teve alunos afamados, como Arfvedson, Gmelin, Gustav Rose, Niels Sefström, Mosander e Wöhler. Com os principais sábios da época manteve correspondência, como Ampère, Berthollet, Gay-Lussac, Dulong, Laplace.
Nos anos 1800, século 19, o primeiro analista foi Berzelius. Realizou com a maior precisão um grande número de análises químicas e descobriu vários corpos simples: com Hisinger o elemento cério em 1807, em 1817 com Johan Gahn identifica o selênio e em 1829 descobre o tório. Seus alunos descobriram outros elementos: em 1817 o lítio e em 1830 o vanádio. Quem deu o nome do lítio e vanádio, como do sódio foi Berzelius. Ele foi quem primeiro isolou o silício em 1823, o zircônio em 1824, o tório em 1828 e o titânio.
As combinações do enxofre com fósforo, o flúor e os fluoretos foram estudadas por ele, além de determinar um grande número de equivalentes químicos. Praticamente criou a química orgânica e introduziu as noções e as palavras ALOTROPIA, CATÁLISE, ISOMERIA, HALÓGENO, RADICAL ORGÂNICO E PROTEÍNA.
Foi experimentador e também filósofo, pensador, consolidando a teoria atomística assim como a lei das proporções químicas; inventou e fez aceitar universalmente as fórmulas químicas análogas às fórmula algébricas, com o objetivo de expressar a composição dos corpos, tal como fazemos em nossos dias.
Para explicar os fenômenos de composição e decomposição adotou a teoria das polaridades eletroquímicas que resultou em reformas na nomenclatura e na classificação dos elementos e substâncias. Ele foi o precursor, desenvolvendo a teoria eletroquímica dos radicais.
Berzelius foi um dos primeiros que fez a mineralogia ter base no conhecimento dos elementos quimicos na composição das rochas. O sistema de notação química tinha sido sugerido em 1813 por ele, desenvolvido mais tarde. Ele foi dos primeiros que publicou uma tabela da massas meleculares e atômicas com precisão conveniente.
No desenvolvimento da química orgânica o grande químico sueco teve importante participação na controvérsia criativa entre Liebig, Wöhler e Dumas.
Em 1855 foi erigida em sua honra uma estátua na cidade de Estocolmo.

AMANHÃ: Estabeleceu a verdadeira teoria da combustão como uma oxidação: LAVOISIER.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário