quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

1217 C BERGMAN pioneiro na análise química e no processo da produção do aço sueco

DEZEMBRO 17. Bergman: fundador da análise química qualitativa e quantitativa

BERGMAN
Torbern Olof Bergman
(nasceu em 1735, em Katrineberg, Suécia; morreu em 1784, em Medevi, Suécia)

NATURALISTA E QUÍMICO SUECO NO PROGRESSO DA QUÍMICA CIENTÍFICA


FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Esta terceira semana do mês mostra os grandes cientistas do desenvolvimento da Química como ciência experimental positiva nos anos 1700 e 1800, nos séculos XVIII e XIX. A Química científicaabstrata, mais complexa, só poderia se desenvolver após a criação nos anos anteriores da ciência Física, com fenômenos mais simples. Por depender do conhecimento das leis abstratas desses fenômenos.
O patrono e chefe de semana é LAVOISIER, por suas pesquisas da oxidação e da combustão e ainda pela destruição da hipótese do flogístico, um fluido metafísico transcendente inverificável que explicava a ocorrência da combustão (do grego phloks, phlogos= chama, flama).
Ver em 1203 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


BERGMAN (1735-1784) fez seus estudos voltados para a advocacia ou para o sacerdócio. Em Upsala ele sofreu a influência do grande botânico sueco Lineu (Karl von Linnaeus, 1707-1778), então no topo de seu prestígio, que o direcionou para o estudo científico. Inicialmente sua atenção se voltou para a biologia, ganhando a estima de Lineu por sua dedicação e por suas descobertas.
Bergman se diplomou pela Universidade de Upsala em 1758, onde se tornou professor de matemática e física. Em 1767 foi nomeado para a cadeira de Química que ocupou pelo resto de sua vida. Bergman contribuiu de maneira decisiva para elevar a Química ao nível de uma ciência positiva, isto é verificável, segura e útil, mantendo, assim, na Europa, a grande fama que o renome de Lineu adquiriu para a Universidade de Upsala.
Na história da Química Bergman figura com importantes e efetivas descobertas. Além disso, deve ser conhecido pelo método de pesquisa, já que reconheceu a importância de limitar o uso das hipóteses sempre como um meio de pesquisa e não como um fim em si mesmo.
Suas memórias científicas somam mais de uma centena, tratando sempre do progresso do conhecimento da química. Ele foi o primeiro a dar à análise química uma forma sistemática e estabeleceu os fundamentos dessa técnica.
A sua contribuição muito acrescentou ao estudo do importante processo da produção do ferro e do aço na Suécia. Foi também pioneiro a fazer pesquisas sobre a cristalografia, podendo-se apontá-lo como o fundador da mineralogia.
As primeiras pesquisas de Bergman foram sobre a aurora boreal e sobre o arco-íris. Estudou também as propriedades térmicas e elétricas da turmalina mineral, descobrindo que quando o cristal da turmalina é aquecido, as extremidades se tornam carregadas de eletricidade de polaridades opostas.
Muitos e novos reagentes foram introduzidos por Bergman, com a formação de novos métodos para a realização da análise química. Seu tratado De Analysi Aquarum, Sobre a Análise da Água, de 1778, foi a primeira descrição de suas pesquisas sobre as águas minerais.
Bergman realizou grande avanço na análise quantitativa e elaborou uma classificação mineral baseada nas propriedades químicas e físicas das substâncias. Ele ficou conhecido por sua pesquisa na química dos metais, em especial do bismuto e do níquel.
Os resultados das pesquisas de Bergman em vários temas foram relatados em suas memórias, que formaram a sua mais importante obra, a “Disquisitio de Attractionibus Electivis”, Dissertação sobre as Atrações Eletivas, onde apresenta tabelas relacionando os elementos químicos pela ordem de sua afinidade para reagir e para deslocar outros elementos numa substância composta. Essas tabelas foram muito famosas e foram postas na literatura química mais tarde, por volta de 1808. A Dissertação foi originariamente publicada em 1775, e, depois de revisada, compôs a edição de suas obras completas de 1783.
Torbern Olof Bergman é considerado como o fundador da análise química inorgânica qualitativa e quantitativa. O desenvolvimento da ciência dependeu do conhecimento da identidade e da quantidade dos materiais em cada reação.
Depois de 1900 as análises começaram a ser feitas com instrumentos como fotômetros e equipamentos eletrogravimétricos. Com o desenvolvimento da eletrônica após 1945 e, com o emprego dos computadores digitais, a maior parte dos laboratórios passou a usar a instrumentação com processamento eletrônico de dados.
Não esquecer que todo o progresso recente dependeu da elaboração e da acumulação gradual do conhecimento teórico abstrato e aplicado anterior. Em outras palavras, o progresso foi construído pela coletividade encima da indispensável base nos esforços sociais do passado, da sociedade humana em evolução.

AMANHÃ: Priestley, descobriu o oxigênio, o óxido nítrico e o nitroso e muitos outros.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário