quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

1207 C BRADLEY as modernas medições astronômicas de precisão

DEZEMBRO 07. JAMES BRADLEY a velocidade da luz e os movimentos da terra.

BRADLEY
James Bradley, Jacques Bradley
(nasceu em 1693, em Gloucestershire, Inglaterra; morreu em 1762, no mesmo condado)

GRANDE ASTRÔNOMO INGLÊS NA COMPROVAÇÃO DO MOVIMENTO DA TERRA


FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Nesta primeira semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe, está Huyghens que, depois de Galileu, é o principal fundador da Mecânica Celeste. Está com Bradley que calculou a velocidade da luz; com Volta na descoberta da eletricidade dinâmica.
A semana é presidida por Galileu.
Ver em 1203 C de 3 de dezembro, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


JAMES BRADLEY (1693-1762) nasceu de numa família tradicional do norte da Inglaterra e foi educado no Balliol College, em Oxford, onde fez o bacharelado em 1714 e graduou-se Mestre em 1717. Com seu tio, o Reverendo James Pound, seu verdadeiro professor, reitor de Wanstead, em Essex, ele praticou a técnica da observação astronômica. Então foi apresentado ao famoso astrônomo Edmond Halley.
A prova final e decisiva do movimento da terra foi fornecida por Bradley. Sua carreira científica mostra, de maneira clara, a importância da prática da observação pelos sentidos, a indução sensível na astronomia, uma condição distinta de seu estudo puramente geométrico. Foi no observatório de Wanstead que Bradley realizou a obra mais importante de sua vida. O método próprio da Astronomia é a observação, base da metodologia de toda ciência moderna e da arte de raciocinar, a lógica. A lógica em que se aprende a pensar na prática do raciociocínio. E não apenas fazendo literatura sobre o pensar.
Nos cem anos que decorrem da obra de Kepler até o começo dos trabalhos de Bradley, um grande progresso, quase uma revolução, ocorreu na arte de observação astronômica. Foi o emprego do telescópio, não só para o cálculo das distâncias, mas também para determinar exatamente a direção, com a invenção do relógio, do vernier e do micrômetro para muito maior precisão na medição das distâncias nos dos instrumentos.
Com esses aperfeiçoamentos, graças a uma graduação mais perfeita, foi possível a Bradley distinguir um ângulo de um segundo de grau, ao passo que Tycho Brahe só media meio minuto, ou 30 segundos, e Hiparco só um décimo de grau, ou 1/10 de 60 minutos, ou 6 minutos, que são 360 segundos. Assim a precisão possível a medir passou de 360 segundos para 30 segundos e depois para apenas 1 segundo.
Bradley foi um dos primeiros a usar o movimento do relógio para mover o seu instrumento de observação acompanhando o movimento diurno da terra. Com equipamento aperfeiçoado, ele realizou entre 1716 e 1721 numerosas observações para determinação da paralaxe solar. Em 1721 ele foi indicado para professor de astronomia em Oxford.
Cada vez mais se tornava então necessário provar que a terra se movia em torno do sol, como indicado na teoria heliocêntrica, em que o sol estaria parado e a terra circulava ao seu redor. As estrelas apresentavam uma mudança de sua posição durante o período de seis meses, chamada de paralaxe estelar. A medição desse deslocamento seria a prova do movimento da terra em torno do sol. Na falta dessa comprovação, o grande astrônomo Tycho Brahe não pode aceitar a teoria de Copérnico, como publicada em 1543.
Várias tentativas sem sucesso foram então feitas para a medição da paralaxe estelar, tanto por Ole Roemer, dinamarquês, como por Robert Hooke, um dos fundadores da Royal Society em Londres.
Com as observações de precisão feitas por Bradley, ele concluiu que a alteração da posição aparente das estrelas era devida à aberração da luz. A aberração era o resultado da velocidade finita da luz e do movimento de translação da terra na sua órbita.
A descoberta foi comunicada por Bradley em 1728 e com base nas medições da aberração, ele confirmou que a velocidade da luz era de 295.000 quilômetros por segundo e forneceu a procurada comprovação da teoria de Copérnico, do movimento da terra.
Bradley recebeu em 1742 o honroso título de astrônomo real. Ele morreu em 13 de julho de 1762, em Chalford, Gloucestershire.

AMANHÃ: ALESSANDRO VOLTA. Produziu a eletricidade pela reação química.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário