quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

1213 C EULER Comprovou a importância da abstração na ciência nas aplicações

DEZEMBRO 13   Leonhard Euler: matemático desenvolveu a teoria do cálculo integral

EULER
Leonhard Euler

(nasceu em 1707, em Basel, Suiça; morreu em 1783, em São Petersburgo, Rússia)

MATEMÁTICO E FÍSICO SUÍÇO ENTRE OS MAIORES CIENTISTAS MODERNOS


FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Nesta segunda semana mostra-se principalmente a complementação da Mecânica Celeste pelo cálculo infinitesimal. Aqui encontramos Viète, Fermat e Wallis que prepararam esse cálculo; Clairaut, Euler, d’Alembert e Fourier que o aplicaram aos problemas da física; Lagrange que o assimilou ao cálculo ordinário. Newton mesmo falou, aliás, de Descartes e de Leibnitz, cuja iniciativa matemática se igualou à sua.
Newton, cujo gênio matemático transformou a vaga hipótese da gravitação planetária numa certeza científica, tem aqui o lugar principal de chefe de semana.
Ver em 1203 01 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


EULER [diga ÓI’LER] (1707-1783) foi o mais fecundo dos grandes geômetras. Nasceu em Basel, na Suiça em 1707. Seu pai, um pastor protestante, havia estudado matemática com Jacques Bernoulli. Leonhard recebeu lições de Jean Bernoulli e ficou ligado à amizade com seu filho Daniel.
Euler foi para São Petersburgo a convite da imperatriz Catarina I da Rússia onde, em 1733 substituiu a Daniel Bernoulli como professor de matemática. Durante sua permanência na Rússia se consagrou ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do cálculo integral e publicou em 1736 o seu TRATADO DE MECÂNICA, que ficou notável por ser a primeira grande obra onde o cálculo integral foi aplicado à ciência do movimento, à Mecânica Racional. Trabalhando sem cessar, em 1735 ele perdeu a visão de um dos olhos.
Em 1741 ele foi para Berlim, onde ficou por 25 anos, como convidado do imperador Frederico II da Prússia. Ali ele continuou suas pesquisas sobre todos os ramos das mais altas teorias matemáticas, fornecendo ao poderoso governante alemão muitas orientações preciosas sobre a moeda, sobre os canais navegáveis e sobre outros problemas práticos. Então ele escreveu para a princesa d’Anhalt-Dessau uma exposição popular da ciência mecânica e da física sob o nome de CARTAS A UMA PRINCESA DA ALEMANHA.
Em 1766 a imperatriz Catarina II o convenceu a voltar a São Petersburgo onde ele passou o resto de sua vida. A grande obra de Euler, as INSTITUIÇÕES DO CÁLCULO INTEGRAL foi publicada em 1768 em 3 volumes. Euler morreu em 1783. Logo que chegou à Rússia, uma catarata se formou no único olho que tinha e ele ficou os últimos anos de sua vida em total cegueira. Apesar disso, sua produção científica continuou enérgica como antes, apoiada em admirável memória e notável facilidade para a computação mental. Seus interesses eram amplos, abrangendo mecânica racional, ótica, acústica e astronomia física. Não era um professor de sala de aula, mas ele teve uma ampla e penetrante influência pedagógica européia maior do que qualquer outro matemático moderno.
O valor da obra de Euler é muito alto e extenso. Ele desenvolveu em muito a teoria das séries, criou o cálculo das funções circulares, desenvolveu mais a análise indeterminada e a teoria dos números. Ele não deixou nada a acrescentar no cálculo integral e diferencial, um tema em que escreveu tratados muito detalhados, que aperfeiçoaram o cálculo em todas as suas partes e fez muito para estender a sua aplicação às pesquisas físicas, sobretudo à dinâmica dos fluidos e à acústica.
A sua teoria da rotação é considerada como sua obra-prima, por deixar bem clara a importância filosófica da correlação entre a noção dos conceitos abstratos relativos aos fenômenos puros e os conceitos concretos relativos ao seres, às coisas.
A grandeza de sua obra pode ser avaliada por mais de 20 volumes de memórias científicas publicadas pela Academia de Ciências de São Petersburgo entre 1741 e 1783, afora uma centena de memórias não publicadas. Pode-se dizer que Euler foi o mais fecundo dos grandes geômetras.

AMANHÃ: a generalização do estudo do pêndulo composto como um sistema: d’Alembert.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário