quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

1206 C JACQUES BERNOULLI: submeter ao cálculo todas as forças da natureza

DEZEMBRO 06. JACQUES BERNOULLI: a teoria da permutação e da probabilidade


JACQUES BERNOULLI
Jakob Bernoulli, Jacques Bernoulli, Diogo,Iago ou Tiago Bernoulli
(nasceu em 1655, na Basileia, Basel; morreu em 1705, na Basileia, na Suiça)

MATEMÁTICO SUÍÇO DOS PRINCÍPIOS DO CÁLCULO DAS VARIAÇÕES

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Nesta primeira semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe, está Huyghens que, depois de Galileu, é o principal fundador da Mecânica Celeste. Está com Bradley que calculou a velocidade da luz; com Volta na descoberta da eletricidade dinâmica.
A semana é presidida por Galileu.
Ver em 1203 C de 3 de dezembro, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



JACQUES BERNOULLI (1655-1705) é o nome como é conhecido Jacob Bernoulli, o primeiro de uma família suíça de matemáticos. Foi um exemplo de notável talento hereditário. De origem flamenga, da Bélgica, da família nasceram oito famosos matemáticos. Sendo expulsa da Antuérpia em 1583 pelas guerras religiosas, procurou um refúgio primeiro em Frankfurt, na Alemanha e depois em Basel, na Suíça.
Filho de um pastor protestante, Jacques nasceu em 1655, foi direcionado para estudar teologia, mas depois autorizado a seguir sua vocação para o estudo da matemática. Sua primeira obra foi o MÉTODO PARA ENSINAR MATEMÁTICA AOS CEGOS, que lhe foi sugerida pela experiência que teve ao ensinar um jovem cego em Genebra. A viagem à França, Inglaterra e Holanda o colocou em contato com vários dos principais geômetras da época. Voltando a Basel, em 1682, tornou-se professor de matemática.
Em 1684 foi publicado em Leipzig o cálculo diferencial de Leibnitz logo seguido do cálculo integral. Jacque Bernoulli se convenceu do seu valor extraordinário como instrumento de pesquisa e procurou desenvolver o cálculo mais do que Leibnitz, que estava absorvido por vários outros assuntos.
A evolução científica continuava fecunda em descobertas. As curvas que a geometria de Arquimedes, de Descartes e de Wallis não conseguia tratar, mostraram seus segredos: novas curvas foram descobertas e se tornou possível submeter ao cálculo todas as forças da natureza. Em 1687 Jacques aceitou o lugar de professor de matemática na Universidade de Basel. Dominando os textos de John Wallis, de René Descartes e de Leibnitz, começou a produzir contribuições originais próprias.
Jacques foi o primeiro a empregar o termo INTEGRAL na análise matemática, em 1690. No ano seguinte, fez o estudo da curva formada por um fio suspenso nas duas extremidades, a catenária, que foi logo aplicado na construção de pontes suspensas.
Muitas de suas melhores criações foram colocadas na sua obra original ARS CONJECTANDI, A Arte da Conjectura, publicada em 1713, oito anos depois de sua morte. Nesse texto, ele apresenta a teoria de permutaçaõ e combinação, os Números de Bernoulli, de que derivou as séries exponenciais, o tratamento da previsibilidade matemática e moral, com a teoria da probabilidade, contendo a lei dos grandes números de Bernoulli, que é a base para toda teoria moderna da amostragem estatística. Os seus trabalhos foram publicados em 2 volumes, em 1744, sob o nome de OPERA JABOBI BERNOULLII.
Jacques Bernoulli morreu em Basel, em 16 de agosto de 1705, aos 50 anos de idade.
A genialidade criativa de Jacques Bernoulli permite dizer que, se Newton não descobrisse a lei da gravitação universal, ele teria todas as condições de descobrir essa relação mais importante na astronomia.

AMANHÃ: JAMES BRADLEY. A medição da velocidade da luz.





GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário