sexta-feira, 28 de agosto de 2015

30 DE AGOSTO.   Joseph Black: vida simples, médico, professor, físico e químico

BLACK
Dr. Joseph Black, médico
(nasceu em 1728, em Bordaux, França; morreu em 1799, em Edinburgh, Escócia)

MÉDICO INGLÊS PESQUISADOR PIONEIRO EM FÍSICA E EM QUÍMICA

Nesta terceira semana do mês comemoramos o controle pelo homem sobre as forças naturais sobretudo pelo estado de gases sob pressão e calor. O chefe de semana é James Watt, o principal inventor da máquina a vapor. A ele estão associados não só seus precursores como os sábios descobridores das ciências puras das infalíveis leis abstratas dos fenômenos dos seres. As novas invenções são a aplicação prática dessas leis. Dalton, que tanto fez na aplicação da química às artes industriais aqui se encontra.
Ver em 0813 01 C   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


JOSEPH BLACK (1728-1799) nasceu em Bordeaux, uma cidade do sudoeste da França. O seu pai era nascido em Belfast, na Irlanda do Norte, mas era de família escocesa. Era um comerciante de vinhos, amigo de Montesquieu.
Joseph foi educado em Belfast e estudou medicina e ciências naturais na Universidade de Glasgow, na Escócia. Depois foi para Edinburgh onde estudou medicina e obteve o grau de doutor em medicina em 1754. Sua tese de doutorado foi sobre o efeito do suco gástrico sobre a magnésia. Ela mostra sua atenção para a química, então uma ciência em formação.
Na Universidade de Glasgow ele foi aluno de William Cullen (1712-1790) como professor de química. Logo ele se tornou assistente de Cullen e o sucedeu como conferencista em química na Universidade, sendo depois indicado como professor de medicina. E tinha ainda sua clínica como médico.
Em 1756 ele publicou suas experiências sobre a magnésia, a cal e outras substâncias alcalinas. Essa memória é pioneira como primeiro exemplo do emprego da balança para realizar a análise química.
Com essas pesquisas com o aquecimento da magnésia alba, o carbonato de magnésio, conseguiu descobrir a existência de um gás, o dióxido de carbono, distinto do ar atmosférico. Ele descobriu que esse gás alterava as substâncias alcalinas, agindo como um ácido. E ainda identificou a produção do dióxido de carbono na fermentação, na respiração e na queima do carvão.
Em 1761 teve sua atenção voltada para o estudo do calor na mudança de estado físico dos corpos, na passagem do estado sólido para líquido e para o estado gasoso. Black desenvolveu a teoria do CALOR LATENTE na Universidade de Glasgow. Ele notou que, para um quilograma de água líquida era necessário sempre a mesma quantidade de calor para cada aumento de temperatura de um grau. Mas essa lei não era válida quando a água passava do estado sólido, de gelo, para líquido e quando passava do estado líquido para gás, para vapor dágua. O calor era fornecido à substância, mas a temperatura não se elevava até que a alteração de estado ocorresse em toda a massa da substância. Parecia que o calor desaparecia e Black fez a medição dessa quantidade de calor. Ele chamou essa quantidade de calor de CALOR LATENTE, um nome usado até hoje.
Ele também verificou que iguais pesos ou iguais massas de diferentes materiais necessitam de quantidade de calor diferentes para elevar sua temperatura ao mesmo grau de temperatura. Descobriu então o valor do calor específico para cada substância, fundando a teoria do CALOR ESPECÍFICO.
James Watt, o criador da máquina a vapor, foi aluno e assistente de Black. Ele colocou em prática essas descobertas científicas quando fez o desenvolvimento de seu importante invento.
O gás descoberto por Black, o dióxido de carbono, de fórmula CO2, é usado hoje para dar a efervescência nas bebidas gasosas. Esse gás não é combustível e faz parar a combustão, sendo usado nos extintores de incêndio.
O extintor de CO2 quando acionado, libera o gás, que se expande subitamente, abaixando a sua temperatura, o que produz o resfriamento e o fim da chama na combustão ao afastar o oxigênio do ar.
O gás quando sob alta pressão se torna sólido, no que se chama de gelo seco, usado para resfriamento. Tem a vantagem de um alto poder de refrigeração e se converte em gás inerte, que reduz o aumento das bactérias.
O dióxido de carbono no sangue estimula a respiração, sendo usado em mistura com o oxigênio na respiração artificial e nos gases usados na anestesia cirúrgica.
O médico e cientista doutor Joseph Black era um homem simples, sem grande ambição. Morreu subitamente em 1799, aos 71 anos de idade, em Edinburgh.


AMANHÃ: Reconhecido como o primeiro a inventar o navio a vapor bem sucedido: Jouffroy.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário