sexta-feira, 28 de agosto de 2015

29 DE AGOSTO.   Papin:inventou a panela de pressão, a autoclave e a máquina a vapor.

PAPIN
Denis Papin
(nasceu em 1647, em Blois, França; morreu em 1712, em Londres)

FÍSICO E ENGENHEIRO INVENTOR NO USO DO VAPOR PARA USO INDUSTRIAL

Nesta terceira semana do mês comemoramos o controle pelo homem sobre as forças naturais sobretudo pelo estado de gases sob pressão e calor. O chefe de semana é James Watt, o principal inventor da máquina a vapor. A ele estão associados não só seus precursores como os sábios descobridores das ciências puras das infalíveis leis abstratas dos fenômenos dos seres. As novas invenções são a aplicação prática dessas leis. Dalton, que tanto fez na aplicação da química às artes industriais aqui se encontra.
Ver em 0813 01 C   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
Papin (1647-1712) é muito famoso por sua engenhosa invenção para tornar os ossos e as cartilagens tão amaciados ao ponto de poderem servir de alimento. Ele conseguiu fazê-lo pela ação do vapor superaquecido, ou seja, com vapor em temperatura acima de 100 graus Celsius, quando a água entra em ebulição. Ele também inventou uma máquina a vapor usando o vácuo produzido pela condensação do vapor.
Ele foi para a Inglaterra em 1675 participando com o físico inglês Robert Boyle em algumas experiências. Em 1679 Papin inventou seu processador a vapor, a panela de pressão. Fez um vaso fechado que aquecia a água até gerar uma alta pressão, o que fazia dentro do vaso a elevação do ponto de ebulição da água. Ou seja, a pressão mais alta dentro do vaso faz com que a água passe a ferver acima de 100 graus. Essa temperatura mais elevada tornava o cozimento muito mais rápido e eficiente, porque o amaciamento do alimento é maior quando o calor dura mais e quando a temperatura é maior. Papin inventou uma válvula de segurança para evitar a explosão do vaso pelo aumento da pressão.
O processador de Papin é a panela de pressão, hoje usada em todas as cozinhas do mundo, seja para as refeições domésticas ou nas grandes cozinhas industriais. E a autoclave moderna é um vaso de Papin, empregado na indústria para aceleração de processos químicos e na medicina para esterilização. O nome da autoclave se originou de modelos que tinham um auto fechamento pela própria pressão.
Papin realizou as primeiras pesquisas de transmissão pneumática em 1700, usando a força da roda de água para comprimir o ar, que era transmitido por meio de tubos. Mensagens podiam ser enviadas a outros lugares pela força do ar comprimido.
Como era protestante, calvinista, não podia retornar à França devido à perseguição religiosa católica. Papin viveu algum tempo em Marburg na Alemanha central, como professor de matemática. Dai passou a Kassel, no leste do país. Em 1707 ele deixou a Alemanha para ir à Inglaterra, onde morreu, em 1712, em Londres. Alguns de seus escritos se acham nas atas da Academia de Leipzig, Alemanha. É numa das suas memórias que ele descreve o seu plano de obter a energia mecânica por meio de máquina usando a condensação do vapor.
A memória é entitulada:
“NOVO MÉTODO DE OBTER UMA GRANDE FORÇA MOTRIZ A BAIXO CUSTO”.
Papin descobriu que se o vácuo pudesse ser feito facilmente num cilindro dotado de um pistão móvel, a pressão atmosférica abaixaria o pistão, que poderia assim ser empregado para fazer baixar uma alavanca. Na outra extremidade um peso qualquer poderia ser levantado.
Ele testou o uso da pólvora de canhão num cilindro. Mas só conseguiu o vácuo enchendo um cilindro com vapor que era então condensado pelo resfriamento. Esse método funcionou e Papin fez a transmissão do movimento da alavanca, construindo então a máquina a vapor com o princípio que inventou.
A máquina de Papin teve uma grande aplicação durante quase 50 anos. Seu modelo foi posto em funcionamento por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por Brindley e Smeaton. Foi utilizada para bombear água de minas e para elevadores de carvão.
O emprego das forças da natureza marcou um grande progresso na indústria humana. Na época de Papin se realizaram as pesquisas básicas para o desenvolvimento da máquina a vapor. Nota-se que, como sempre, o progresso e o trabalho são coletivos, cada nome individual representando, de fato, o esforço de muitos de nossos antepassados com suas famílias. Um trabalho que se transformou no conhecimento criador de novos avanços, movidos pelo sentimento associativo gregário, pelo nato altruísmo humano.
A maravilhosa evolução da sociedade humana se realizou pelo esforço coletivo conjunto e revela como se dá o progresso gradual ao longo dos séculos. O estudo dessa história é a base para a formação de uma verdadeira ciência social, de uma sociologia moderna. Que indique com certeza científica de onde estamos vindo e para onde vamos.

AMANHÃ: Descobridor do gás carbônico e do calor latente: o físico e químico Joseph Black.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário