quarta-feira, 26 de agosto de 2015

0826C VAUCANSON inventor e construtor de robôs e de automatização mecânica

26 DE AGOSTO. Vaucanson: inventor da máquina-ferramenta e do tear automático

VAUCANSON
Jacques de Vaucanson
(nasceu em 1709, em Grenoble, França; morreu em 1782, em Paris)

INVENTOR PIONEIRO NA CONSTRUÇÃO DE ROBÔS NA INDÚSTRIA TÊXTIL MODERNA

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta segunda semana estão os representantes dos que desenvolveram o emprego de materiais para obter máquinas úteis ou peças artísticas. Vaucanson é o chefe da semana. Ele mostrou extraordinária habilidade em criar autômatos, máquinas que imitam o movimento e funções de um ser vivo, animado.

Ver em 0813 C   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

VAUCANSON (1709-1782) nasceu em Grenoble, em família de classe média abastada. Seu pai era um fabricante de luvas. Estudou no Colégio Jesuíta de Grenoble. Ele cedo mostrou sua criatividade em mecânica construindo um relógio em que anjos abriam suas asas e os padres se enfileiravam em procissão. Logo depois, em Lion, fez um modelo de máquina hidráulica para fornecimento de água para a cidade.
Em Paris, se propôs a construir no jardim das Tulherias um autômato representando um fauno, um deus romano do campo, “O Tocador de Flauta”. Não desejava apenas fazer um simples brinquedo. A teoria de Descartes descrevendo o corpo humano como resultante de movimento automático fazia o projeto de Vaucanson ser um importante empreendimento.
Durante três anos, ele fez o estudo sistemático de física e de anatomia, de como o ar produzia os sons numa flauta, que forças musculares atuavam com que intensidade. A família de Vaucanson tornou-se contrária à perda de tempo e de dinheiro nesse trabalho, chegando a pedir sua prisão na Bastilha. Em 1738 a estátua automática do fauno ficou pronta, tocando doze árias na flauta. Ela maravilhou a cidade de Paris e chamou a atenção da Academia de Ciências, onde Vaucanson apresentou uma memória com os detalhes de sua construção. Sete alavancas faziam o movimento dos dedos nas duas mãos, quatro agiam nos lábios aumentando e diminuindo sua abertura e os aproximando ou afastando da flauta e uma quinta alavanca fazia mover a língua. O reservatório de ar permitia regular o sopro na flauta como desejado. A sucessão variada dos sons foi feita com os mesmos princípios que mais tarde seriam usados com sucesso nas novas máquinas de tecelagem de Vaucanson.
Vaucanson produziu vários outros autômatos ou robôs, entre eles “O Tocador de Tamborim” e “O Pato”. O pato se destacou porque imitava os movimentos do animal, bebia água, comia e digeria o alimento. Vaucanson tinha então menos do que 30 anos de idade. Suas invenções mostravam que ele era um gênio criador mecânico de alta capacidade, a mais alta já vista antes. O imperador Frederico o Grande convidou Vaucanson para sua corte, mas ele recusa a oferta. Em 1741, por sua grande fama, foi nomeado inspetor da tecelagem de seda, uma das grandes indústrias da França. Foi ao aperfeiçoamento sistemático dessa indústria que ele dedicou o resto de sua vida de 73 anos.
Estudando os problemas especiais da tecelagem da seda, desenvolveu sua mecanização. A grande invenção de Vaucanson foi a importante automatização do tear. Ele introduziu o uso de grandes cartões perfurados, que comandavam o movimento da trama, para produzir diferenças no acabamento do tecido. Essa invenção transformou o tear num primeiro robô mecânico, um protótipo dos modernos robôs intensamente usados na indústria moderna e do computador de nossos dias.
Depois que Vaucanson morreu em 21 de novembro de 1792, aos 73 anos, em Paris, essa invenção foi aperfeiçoada por J.M. Jacquard e se tornou uma das mais importantes invenções da revolução industrial.
Vaucanson inventou muitas das máquinas-ferramentas de importância permanente, até hoje empregadas na indústria. A máquina-ferramenta produz as peças em aço e em outros materiais por meio de corte, furação, esmerilhamento ou deformação.
Foi Vaucanson o inventor do torno mecânico, a máquina básica na construção mecânica, sucessivamente aperfeiçoada mais tarde.
As invenções de Vaucanson foram reunidas na escola que mais tarde se tornou, em 1794, o Conservatoire des Arts et Métiers (Conservatório de Artes e Profissões) de Paris.


AMANHÃ: Ele é o fundador da moderna hidrostática, do equilíbrio dentro dos fluidos: STEVIN.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário