sábado, 27 de junho de 2015

0629C AFONSO DE ALBUQUERQUE o maior conquistador e administrador luso no Oriente

JUNHO.29 Afonso de Albuquerque: para uma vida em comum sobre o planeta 
AFONSO DE ALBUQUERQUE
(nasceu em 1453, em Alhandra, Lisboa; morreu em 1515, no mar, em Goa, na Índia)

NAVEGADOR CONQUISTADOR E ESTADISTA FUNDADOR DO IMPÉRIO PORTUGUÊS NO ORIENTE

As grandes contribuições do Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
Ver em   0618 C O QUADRO DO MÊS DE CARLOS MAGNO A CIVILIZAÇÃO FEUDAL, com seu resultado geral e todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


AFONSO DE ALBUQUERQUE (1453-1515), grande marinheiro e capitão que criou o império de Portugal nas Índias, pertencia a uma das mais ilustres famílias de Portugal. Era descendente da casa real por um ramo ilegítimo.
Ele nasceu em Alhandra, perto de Lisboa em 1453. Foi educado na corte real de Alfonso V e depois recebido na casa real de João II.
Depois de servir muito tempo na África e cumprido cargos públicos na Europa, fez sua primeira viagem à Índia em 1503, com a idade de 50 anos. Três anos depois, tomou parte na grande expedição de Tristão da Cunha para a costa da África e, em seguida para a Índia.
Albuquerque, que tinha seus próprios navios, conquistou Ormuz, porto central na entrada do golfo pérsico. Forçado a se afastar, ele se retirou para Socotora, uma ilha situada na altura da extremidade oriental da África. Recebendo reforços em 1508, foi para a costa de Malabar, no oeste do Industão, onde foi investido do comando em chefe, e, depois de sete anos de guerras incessantes ao lado de uma política habilidosa, formou o império português da Índia, com a capital em Goa, um dos pequenos territórios que Portugal tinha conservado no oriente.
Ele estabeleceu em seguida a soberania portuguesa na península de Malaca e finalmente retomou Ormuz. Logo depois que ele tinha feito essas grandes conquistas a corte de Lisboa mandou um substituto para seu lugar, o que muito o aborreceu.
Albuquerque caiu doente e morreu de desgosto com seus 63 anos, em 1515. Enterrado em Goa, seu corpo foi depois levado para Portugal.
Albuquerque foi, sem dúvida, um dos maiores conquistadores e organizadores dessa admirável época que forneceu a primeira idéia de unidade entre o oriente e o ocidente, completando o sentimento de uma vida humana em comum sobre o planeta terra.
Ele foi um cavaleiro na guerra e um completo administrador, dotado da capacidade de reconhecer os objetivos mais importantes e os interesses comerciais. Foi ambicioso, autoritário, sem escrúpulos e sem remorsos para atingir os seus fins, e por tais qualidades chegou a proporcionar os fundamentos da inveja da metrópole portuguesa e da suspeita de seus objetivos finais.
O título real que honra a Afonso de Albuquerque consiste na justiça que exercia como chefe, justiça que lhe atraia a confiança dos povos que ele conquistou e governou.
Conta-se que os mouros e os hindus da costa de Malabar faziam peregrinações ao lugar de sua sepultura para lhe implorar proteção contra a tirania de seus sucessores.
Albuquerque, o maior dos conquistadores no oriente, foi, em todos os aspectos, superior àqueles que lhe deram ordens e superior ao seu tempo. Porque, como verdadeiro herói e como agente de criatividade, ele sentiu instintivamente a necessidade de justiça e de sabedoria para fundar um império para sempre no oriente.


AMANHÃ: Cavaleiro sem medo e sem pecado: Bayard.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário