quinta-feira, 4 de junho de 2015

0605C SÃO BONIFÁCIO a incorporação do norte da Europa na civilização cristã

JUNHO 05. S. Bonifácio: capela no lugar do carvalho dedicado ao deus nórdico Thor

SÃO BONIFÁCIO
Boniface Saint, Bonifatius em latim, Winfried, Wynfrid, Wynfrith
(nasceu cerca do ano 675, em Crediton, Devonshire, Inglaterra; morreu no ano 754, em Dokkum, Frisia, hoje nos Países Baixos)

MISSIONÁRIO E REFORMADOR CATÓLICO INGLÊS APÓSTOLO PARA A ALEMANHA


A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

Ver em  0521 C  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Bonifácio (675-764dC) nasceu de uma família nobre em Crediton, em Devonshire, na Inglaterra. Tornou-se monge beneditino em Exeter e depois em Nursling. Sua missão entre os germânicos então bárbaros pagãos, como os Hessois, Turingianos e outros, começou no ano 715, quando tinha 35 anos. Sua ação missionária durou 40 anos, até sua morte em 754, aos 75 anos.
O papa nomeou Bonifácio como Bispo Missionário em 723, aos seus 43 anos. E o papa trocou o seu nome de Wynfried para sua tradução com o nome de Bonifácio. Entregou-lhe cartas de apresentação a governantes como o rei dos francos, Charles Martel e a outros governantes, cuja proteção seria de importância para a sua tarefa de ensino e pregação. De grande valor foi o resultado do apostolado de São Bonifácio para a colocação da Igreja Católica como poder educador, religioso e político no norte da Europa, para todos os seus povos e todas as suas nações.
Com o comando único do poder moral do papa é que foi possível a formação homogênea, por igual em todas as nações, na Europa do ocidente, da nova civilização progressista medieval, então a mais adiantada do mundo criadora da civilização industrial moderna. Bonifácio foi um missionário e reformador, importante na introdução do catolicismo na Alemanha e na França. Ele unificou o trabalho missionário, colocando o movimento debaixo do desarmado comando único do papa. Teve grande influência no progresso religioso, político e intelectual da Europa por muito tempo ao longo da Idade Média.
Bonifácio organizou a igreja na Baviera, estabelecendo quatro bispados. Sua pregação teve tão longo efeito político que o seu trabalho religioso preparou o caminho para a final incorporação do país no Império Carolíngio.
Ele foi colocado como arcebispo de Mains em 751, aos 71 anos de idade. Contou sempre com a colaboração de Charles Martel e fez a reforma do clero do império franco. O valente idoso, aos 73 anos, no ano de 753 obteve a permissão do papa para que deixasse o arcebispado para voltar ao trabalho missionário com os bárbaros pagãos. Dois anos depois, sofreu o martírio, morrendo pelas mãos de pagãos Frísios, que o mataram quando ele lia as Escrituras para seus neófitos no domingo de Pentecostes.
Bonifácio tinha pedido que fosse enterrado em Fulda, no monastério que ele tinha confiado a seu discípulo Sturmi, da Bavária.
Seu corpo jaz um magnificente sarcófago barroco.
A longa carreira missionária de São Bonifácio mostra duas características:
1º. A sua submissão permanente ao papa.
Ao receber sua nomeação como bispo, ele prestou juramento de fidelidade à fé católica e ao papa “sobre o corpo de São Pedro” em Roma. Depois do primeiro Concilio que ele reuniu na Alemanha, enviou sua profissão de fé nos mesmos termos. Não era possível submeter mais clara e formalmente a nova Igreja e as novas nações cristãs à autoridade pontifical.
2º. As relações diplomáticas de Bonifácio com a Corte dos reis francos.
Em 741 ele pediu, sem sucesso, a Charles Martel que ajudasse o papa contra os Lombardos. Em 751, ele negociou, em Roma, a missão decisiva que teve por resultado a consagração da dinastia Carlovíngia e a instituição do papado como um poder internacional. A diplomacia foi sempre uma função dos padres católicos.
Bonifacio mostra os obstáculos vencidos por nossos antepassados para, pouco a pouco, realizar o progresso da sociedade humana em sua prolongada escalada do progresso do espírito gregário, do altruísmo, da boa vontade, do sentimento de humanidade. Podemos, então, ver de onde viemos e para onde vamos.

AMANHÃ: Santo Isidoro de Sevilha




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário