segunda-feira, 8 de junho de 2015

0609C ARQUITETOS DA IDADE MÉDIA artistas completos sendo pintores e escultores

JUNHO 09. ARQUITETOS MEDIEVAIS: poucos conhecidos, muito emocionaram a todos

ARQUITETOS DA IDADE MÉDIA
(entre os anos 500 e 1500 da nossa era)

OS GRANDES ARQUITETOS GRANDES ARTISTAS DA IDADE MÉDIA

A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Arquitetos da Idade Média (500-1500) O nome de Idade Média foi introduzido pelos humanistas da Itália. Eles tinham grande admiração pela a cultura clássica da Grécia antiga e de Roma. Ao mesmo tempo os humanistas eram ingratos com a cultura cristã. Consideravam os mil anos que vieram antes deles como uma época de escuridão, de ignorância, que desconhecia a cultura clássica. A era que chamavam de Noite de Mil Anos foi por eles chamada de Idade Média, para fazer diferença com a época seguinte do Humanismo, com o brilho de suas próprias obras e de seus ideais.
O período de 530 a 1500 foi chamado com justiça a era da arquitetura. Porque foi então que se multiplicaram as catedrais, as igrejas, as capelas, os mosteiros, os castelos, os edifícios municipais, os palácios e as construções civis. Sem contar as pontes, as fontes, os mercados, os monumentos fúnebres, muitos com uma beleza imponente e emocionante. Até mesmo as mais humildes vilas tinham igrejas majestosas.
Essa arquitetura em seu aspecto técnico muito recebeu da experiência do passado. Mas ela foi inspirada pela devoção católica unida ao sentimento local e ao amor da família; dai sua liberdade e sua variedade. As obras tiveram também uma expressão da natureza humana mais ampla, mais feliz e com mais ternura do que todas as construções anteriores.
Nunca o poder da arquitetura foi empregado para produzir seu mais elevado efeito, do que nas magníficas catedrais, em que o espírito da Idade Media tenha sido idealizado e conservado para toda a posteridade. Elas mostram bem, de maneira clara, a propriedade que possui a arquitetura de fazer convergir todas as artes em conjunto para um objetivo comum.
A arquitetura medieval exerceu uma alta influência sobre todas as imaginações e todas as artes, mesmo na poesia e na música. Formou-se uma raça de artistas tão notável, tanto por sua admirável tradição, como pela originalidade e a graça. Os arquitetos eram artistas completos. Eram também escultores e ainda pintores, como por exemplo, o contemporâneo de Dante, Giotto, que fez o plano do campanário de Florença e pintou os afrescos na cidade de Assis.
Mas poucos nomes de arquitetos são hoje conhecidos.
Homenagem é feita aqui a todos esses artistas, numa celebração geral. Embora seus protetores imediatos tenham sido, então, grandes senhores, religiosos, civis ou feudais, eles trabalharam essencialmente para o povo e se dirigiram à razão e ao coração do povo.


AMANHÃ: São Bernardo grande defensor do catolicismo ortodoxo.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário