sexta-feira, 12 de junho de 2015

0614 C S VICENTE DE PAULA amor fraterno e piedade com zelo mais puro pela virtude

JUNHO 14. S.Vicente de Paula: grande habilidade para obter constante cooperação


SÃO VICENTE DE PAULA
Vincent de Paul, Saint
(nasceu em 1581, em Ranquines, na França; morreu em 1660, em Paris)

CONSAGRADO SACERDOTE FRANCÊS FUNDADOR DA ORDEM DOS PADRES LAZARISTAS

A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

Ver em  0520 C  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Vicente (1581-1660) nasceu perto dos Pirineus, em Ranquines, agora no departamento de Landes. Na sua infância cuidava do gado de seu pai. Com uma vocação dirigida para a religiosidade, ele estudou num convento dos Cordeliers em Dax. Depois foi para a universidade de Toulouse, onde começou a vida ensinando. Foi ordenado padre em 1600, aos 19 anos de idade.
Em 1605, aos 24 anos, atravessando o golfo de Lion, foi aprisionado por piratas da Tunísia que o venderam e revenderam como escravo. Ele deveu sua liberdade pela grande impressão que fez sobre a esposa de seu dono pelo espetáculo de sua fé cristã, e por meio dela, sobre seu próprio dono, que era um cristão renegado. Eles fugiram juntos para a França, em 1607. Chegando a Avignon, o renegado foi solenemente readmitido à Igreja. O vice-legado do papa que realizou a cerimônia levou Vicente a Roma, onde ficou por um ano. De Roma, Vicente foi reenviado à França pelo embaixador francês, com uma mensagem confidencial para o rei Henrique IV.
Vicente, então com 28 anos, e começou sua longa carreira de caridade, que valeu a seu nome a celebridade e a simpatia. Entre seus principais protetores estavam o conde de Joigny e sua esposa, em casa de quem ele viveu por vários anos, como preceptor dos seus filhos. Ele foi também ajudado e honrado por Richelieu, por Francisco de Sales, pelo rei Luiz XIV e por muitas outras personagens.
Os fatos principais da vida de São Vicente são os trabalhos dedicados à coleta de esmolas para as galés, às fundações de muitas das associações de caridade, tais como as Confrarias de Caridade, a Congregação das Missões, as Irmãs de Caridade e de muitos hospitais de Paris.
As Confrarias de Caridade eram associações de senhoras leigas que faziam visitas, alimentavam e cuidavam da saúde, como enfermeiras, dos doentes pobres. A ajuda em dinheiro dessas senhoras, muitas de família nobre, ajudaram a Vicente fazer a organização das ordens e dos hospitais.
Junto com Santa Luiza de Marillac ele fundou as Irmãs de Caridade de S. Vicente de Paula, uma associação similar às Confrarias de Caridade.
A Congregação das Missões era uma sociedade católica romana de padres e de irmãos, com o propósito de pregar a religião para o povo pobre do interior e, também, para educar os jovens em seminários para a entrada no sacerdócio. Os padres passaram a ser chamados de Lazaristas porque sua sede ficou no antigo priorado de S. Lázaro em Paris.
Nessa atividade e de outras mais desse gênero, Vicente mostrou não somente um ardor raro de amor e de piedade para seus semelhantes e o zelo mais puro pela virtude, em especial uma habilidade particular para obter dos outros ajuda para começar e para completar com alegria o que ele tinha começado.
Vicente tinha em vista, ao mesmo tempo, o bem físico e moral do homem. Em política religiosa da Igreja ele foi conservador. Quando a rainha regente o nomeou presidente de seu conselho de consciência, ele tomou acaloradamente o partido dos Jesuítas contra os hereges Jansenistas, que negavam o livre-arbítrio.
Ele morreu aos 79 anos, em 1660 na casa de São Lázaro em Paris e foi enterrado na igreja com muitas honras fúnebres. Ele é homenageado como fundador da ordem dos Lazaristas e de tantas outras obras e foi mais tarde canonizado.


AMANHÃ: Bourdaloue o rei dos pregadores religiosos.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário