quarta-feira, 10 de junho de 2015

0611 C S FRANCISCO XAVIER recuperar o papa das perdas na secularização moderna

JUNHO 11. Francisco Xavier: Devoção e disciplina com uso de meios não religiosos

SÃO FRANCISCO XAVIER
San Francisco Javier, Xavier, San François Xavier ; Xavier, Saint Francis
(n. em 1506 no Castelo Xavier, em Navarro, Espanha; m. em 1552, na ilha de San Chan, em Cantão,
na China)
MISSIONÁRIO MODERNO, JESUÍTA ESPANHOL CHAMADO O APÓSTOLO DAS ÍNDIAS

A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
A doutrina católica pela primeira vez no mundo criou a liberdade de consciência ao obter sem violência o poder sobre o governo político. Essa liberdade nunca existiu antes. Protegeu e aperfeiçoou a sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e levam à morte da própria congregação. Essa é a razão por que a sociedade tem o real poder de vida ou de morte desde os remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes sempre estimularam a vida social, a boa vontade, o altruísmo.
A quarta semana do mês do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida moral das massas após a queda do papado. Com a perda do poder político as igrejas nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem romper com o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua biografia no domingo último dia da semana. O protestantismo neste Calendário é representado pela mais pura de suas seitas, os quakers, em que a utilidade social é completamente afastada da ambição mundana.
Notar que em cada semana deste mês figura uma ou duas mulheres ilustres: a mãe de Santo Agostinho; Heloisa, com sua ternura e Beatriz; Santa Tereza d´Avila, a sublime mística espanhola.
Ver em  0520 C  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Francisco Xavier (1506-1552) nasceu no Castelo Javier, em Navarra, norte da Espanha. Estudou por anos na Universidade de Paris onde se graduou e foi nomeado professor de filosofia aristotélica. Nessa posição, ao meio da primeira manifestação da heresia protestante, ele tornou-se discípulo de Inácio de Loyola e foi um dos dez jovens que, no dia de Assunção, em 1534, com 28 anos, na cripta de Montmartre, se consagraram à Virgem e se votaram à defesa do papado. A cripta é uma capela subterrânea em Paris.
Na historia da evolução da sociedade nossa homenagem é para nossos antepassados grandes benfeitores que colaboraram para a defesa da doutrina católica da Idade Média, ameaçada por conflitos internos a partir de 1300. O agravamento da situação motivou o fim do poder político do papa e a secularização. Conhecido como a queda do papado que levou, mais tarde, á revolta de Lutero, dividindo o poder religioso com os protestantes no norte da Europa. Lembramos os trabalhos da tentativa de recuperação católica, para evitar uma derrota total.
Reunindo com seus irmãos na Itália, Francisco foi ordenado como padre e atuou em Veneza, Bolonha e em Roma. Inácio o escolheu para ir para a Índia como missionário, debaixo da proteção especial de D. João III, rei de Portugal. Viajou levando cartas de apresentação do rei e do papa, com o título de representante pontifical. Fazendo parte da Sociedade de Jesus, embarcou em Lisboa com o governador das Índias e em 1542, com 36 anos, chegou a Goa. Era a cidade de Goa a capital religiosa e política do império português no Oriente.
Francisco Xavier passou os dez últimos anos de sua vida, até 1552, como principal missionário, enfrentando os trabalhos, as dificuldades e os perigos inerentes à sua função em Goa, na costa do sul da Índia, em Málaca, nas ilhas das especiarias e no Japão onde ficou dois anos, de 1549 a 1551. Ele estava tomado pelo desejo de estender a conquista espiritual aos povos civilizados, e em 1552, com 46 anos, decidiu entrar na China, que, então não permitia os estrangeiros.
Ele concebeu o plano de entrar com uma embaixada do rei de Portugal, mas foi impedido pela ação arbitraria do capitão português em Malaca. Formou então o projeto perigoso de entrar secretamente acompanhado apenas de um ajudante. Mas ficou com febre alta e morreu na ilha de San Chan, na embocadura do rio de Cantão.
Seu corpo, enviado a Málaca, depois a Goa, foi depositado na igreja de São Paulo, em 1554. Sua carreira tão heróica e feita em terras tão longínquas deu ocasião a que se formassem com facilidade muitos milagres. Por seu trabalho missionário, por sua coragem, por seus milagres, foi canonizado em 1622.
O esforço de Francisco Xavier fez parte do projeto de Inácio de Loyola, de recuperar o papado das perdas sofridas com a secularização e com a instalação do protestantismo. Inácio fundou a Sociedade de Jesus, conhecida como a Ordem dos Jesuítas, para salvação da Igreja Católica da ameaça de decadência.
Ele construiu uma obra que serve de exemplo como trabalho de apóstolo católico.
Era um homem de notável energia e grande habilidade organizacional, colocado entre os grandes missionários de todos os tempos. Foi declarado como patrono das Índias e patrono das missões.
Sua elevação e seu bom caráter são revelados em suas notáveis cartas a seus colegas e a seus subordinados, “ao pai Inácio”, à Sociedade de Jesus em Roma e ao rei de Portugal.
As cartas de Francisco Xavier manifestam o objetivo e os meios do empreendimento dos jesuítas, da Sociedade de Jesus. Que era de reconhecer a autoridade católica do papa e realizar sua esperança de império religioso universal, em todos os povos, todos os paises. Esse era seu objetivo. Quanto a seus meios, consistiam no devotamento absoluto e a perfeita disciplina da Ordem dos Jesuítas; a livre relação com todas as classes e todas as condições; a adaptação aos recursos intelectuais modernos; a obediência às autoridades; enfim, em resumo, o emprego das armas e dos meios seculares, não religiosos.

AMANHÃ: S.Carlos Borromeu e a defesa do papa contra a Reforma Protestante.





GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário