quarta-feira, 17 de junho de 2015

0618C QUADRO DO MÊS DE CARLOS MAGNO

Junho 18. A CONTRIBUIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O PROGRESSO HUMANO

As cinco grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso
da sociedade humana, a Humanidade
A Civilização Feudal teve a tarefa principal estabelecer:
1. A guerra defensiva;
2. A organização local em cada região;
3. O modelo da Cavalaria, da honra e da liberdade do trabalho.
Neste mês são consagrados os nomes que representam o combate para a defesa, que fundaram as instituições locais ou trabalharam para organizar cada nação.

Duas forças coordenadas caracterizam a história da Idade Média: uma católica, religiosa e a outra feudal, cavalheiresca. De sua atuação resultou:
1. Purificar e disciplinar as mais fortes paixões do homem, sobretudo a desumanidade, o orgulho e os apetites sensuais.
2. Teve como conseqüência elevar a condição da mulher.
3. Fez a proteção do fraco, honrar a nobreza do caráter, elevar a natureza humana.
4. Suprimiu a guerra universal e transformou a guerra de conquista em guerra defensiva.
5. Estabeleceu os governos verdadeiramente locais com o acordo do dever recíproco, em vez da submissão a um império centralizado.
6. Suprimiu a escravidão geral na população e fundou o trabalho livre, com a libertação completa do trabalhador resultando na importante organização permanente do sistema econômico do capitalismo .

Os três primeiros resultados, do 1º ao 3º, foram principalmente tarefas da Igreja Católica, com a Cavalaria participando na elevação das mulheres.
Os três últimos progressos do 4º ao 6º, foram principalmente obras do feudalismo junto com a religião.
Foram nove séculos de avanços, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com um heroísmo e uma dedicação admiráveis. Já no fim dos anos 1000 a Cavalaria Medieval tornou o cavalheirismo em estilo de vida.
As regras do código do cavaleiro eram:
Proteger as mulheres e os fracos;
Defender a justiça contra o crime e o mal;
Amar a terra em que nasceu;
Defender a Igreja Católica mesmo com risco de vida.

Neste mês as duas primeiras semanas estão representadas por militares. Na terceira semana estão os religiosos e na quarta os soberanos.

Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer OU
quadro concreto da preparação humana

LUNEDIA=segnda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano  C comum; à direita, anos B bissextos.
A data da última coluna à direita é data gregoriana do ano comum.


Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS






**********************

A SEGUIR A BIOGRAFIA MUITO RESUMIDA DE CARLOS MAGNO.
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0521 02 C
 no BLOG DO CALENDARIO, FAZENDO A BUSCA
NO GOOGLE PELO NOME:
CALENDARIO FILOSÓFICO

18 DE JUNHO. Carlos Magno: renovação do ensino, das artes, da justiça, da política

CARLOS MAGNO grande como conquistador, administrador e estadista
CARLOS MAGNO: A CIVILIZAÇÃO FEUDAL
Carolus Magnus, Charlemagne, Charles I, Charles the Great, Karl der Grosse
(nasceu no ano 742; morreu em 814, em Aachen, Alemanha)
REI DOS FRANCOS E PRIMEIRO IMPERADOR DO SACRO IMPÉRIO ROMANO
Carlos Magno (742-814) é o destacado representante da civilização feudal. Suas demoradas guerras de agressão na verdade foram defensivas em seu resultado final. Ele é considerado um dos maiores tipos da raça humana, em meio uma pequena e selecionada elite.
O grande mérito do jovem rei Carlos foi realizar a
 prolongada campanha de guerras para a incorporação e pacificação dos Saxões, em lutas que duraram 32 anos. Saxões eram tribos germânicas nômades não cristãs, que viviam entre o rio Reno e o Elba, na moderna Westfalia, Hanover, Brunswick, Oldenburgo, Holstein, Mecklemburgo e a Saxônia do norte. Eram de uma raça corajosa de guerreiros, constituindo uma ameaça constante para as populações cristãs.
A campanha militar se prolongou por uma sucessão de vitórias sem resultado e só terminou no ano de 784, depois de custar ao reino dos Francos mais de 20 exércitos, com cruentos massacres. O reino dos Francos se estendia, ao fim dessas lutas, num império que cobria a maior parte da Europa ocidental. As vitórias de Carlos Magno fizeram com que ele fosse reconhecido como o maior soberano depois dos Imperadores romanos. O seu um grande império foi sustentado pelo respeitado governo espiritual da doutrina religiosa da Igreja Católica Romana. O Catolicismo foi um poder filosófico sem armas, apenas de ensino, regulação moral e consagração na coerência da unidade do respeitado  comando único  do papa.
No natal do ano 800, tendo 58 anos de idade, o rei, com grande aparato, assistiu à missa na basílica de São Pedro em Roma, onde o papa Leão III colocou sobre sua cabeça a coroa imperial, saudando o imperador por três vezes com o título de Augusto, coroado por Deus, como grande e pacificadorRomanos. O papa ungiu sua testa com o óleo santo e se prostrou a seus pés. A assembléia inteira de padres, de soldados e do povo confirmou o ato com sua aclamação.
Assim teve recomeço o Sacro Império Romano do Ocidente e com ele a formação da vida na comunidade da Europa ocidental. O mundo bárbaro da Idade Média ficou, então, ligado ao mundo romano. A Igreja Católica, em plena liberdade, tendo o papado como seu órgão, tornou-se o livre guia espiritual da opinião do Império e o rei dos Francos passou a ser o braço direito da Igreja.
Carlos Magno, grande como conquistador, foi ainda maior como administrador e chefe civil.
O imperador morreu aos 72 anos de idade, em 814, após um reinado de 45 anos. Sua memória fez sobre a imaginação do mundo ocidental uma impressão mais forte do que qualquer outro rei depois de Júlio César. Esse elevado conceito fez com que ele ficasse ligado para sempre ao título de  “grande”,  com o nome de 
Charlemagne, Charles o Grande.
***
ESSA FOI A BIOGRAFIA MUITO RESUMIDA.
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA
VER 0521 02 C  No BLOG DO CALENDARIO, FAZENDO A BUSCA
NO GOOGLE PELO SEGUINTE NOME:
CALENDARIO FILOSÓFICO

**********************

A SEGUIR A BIOGRAFIA MUITO RESUMIDA.
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0521 03 C
 no BLOG DO CALENDARIO
***
TEODORICO O GRANDE comando político único
com liberdade de consciência
Teodorico hereje em religião impõe total tolerância com paz e segurança
TEODORICO MAGNO
Theodoricus, Théodoric; Theodoric the Great; Dietrich; Theoderich der Grosse
(nasceu no ano 454 da nossa era, na Pannonia, Áustria; morreu em 526, em Ravenna, norte da Itália)

SÁBIO ESTADISTA REI DO FEUDALISMO ÚLTIMO DOS ROMANOS PRIMEIRO DOS TEUTÕES

As grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Teodorico ou Dietrich (454-526 dC) nasceu numa família dos reis Ostrogodos, povos do norte então estabelecidos onde hoje é a Áustria. Muito jovem ficou como hóspede em Constantinopla, onde foi educado pelo Imperador bizantino Leão I. Voltando ao seu país, herdou o trono Ostrogodo quando tinha 20 anos de idade, em 474. Ele invadiu a Trácia em 488 e, ameaçando Constantinopla, forçou o Imperador Zenon a fazer a paz. No ano seguinte, com o seu povo, cruzou os Alpes e, entrando na Itália, venceu três grandes batalhas contra Odoacre, rei dos Herulas e, sitiando Ravena por três anos, dividiu seu reino com Odoacre.
Com o assassinato de Odoacre, Teodorico, em 493, aos 39 anos de idade, começou um reinado de 33 anos durante os quais a Itália gozou a paz sob o seu governo, que se mostrou tanto sábio como enérgico.
O reino dos Ostrogodos foi o primeiro dos Estados que surgiram entre o império romano e as monarquias feudais. O que Teodorico procurou fazer foi juntar os romanos e os teutões e acabar a era de deslocamento contínuo das suas populações. Os dois povos continuaram distintos pelas suas leis, por seus hábitos e por sua função social. Os mais dotados entre os Romanos ficaram com as atividades civis, ao passo que os Godos eram os protetores militares da Itália.
A agricultura, a indústria, a arte e a ciência começaram a reviver, graças aos tempos de paz e pela segurança que o reino assegurava. Teodorico esteve em Roma como um novo imperador, mas sem tomar o título e sem afastar algum funcionário. Embora em religião ele fosse da heresia do Arianismo, o rei impôs uma estrita tolerância, enriquecendo e protegendo a Igreja Católica Romana.
O conjunto de sua conduta quanto à atividade religiosa foi um modelo do que constitui o dever de um chefe temporal, que respeita estritamente a ação independente de formação da opinião pelo poder espiritual religioso. Oferecendo à religião uma proteção e um apoio convenientes, jamais interferiu nas atribuições da Igreja Católica. É um notável caso singular o fato de que o primeiro dos grandes chefes da Idade Média, sendo um herético, tenha podido servir de modelo a esse respeito para Carlos Magno e para São Luis.
Teodorico o Grande morreu no mês de agosto do ano 526. Foi enterrado num mausoléu imponente que hoje ainda existe em Ravena.


AMANHÃ: A resistência cristã na historia da Espanha – Pelágio.

ESSA FOI A BIOGRAFIA MUITO RESUMIDA.
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA
VER 0521 03 C  No BLOG DO CALENDARIO, FAZENDO A BUSCA
NO GOOGLE PELO SEGUINTE NOME:
CALENDARIO FILOSÓFICO




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário