quinta-feira, 26 de setembro de 2013

0926 C Mme de SÉVIGNÉ autora das mais célebres e mais belas e deliciosas cartas



26 DE SETEMBRO. Madame de Sévigné: estilo único, simples, delicado, vivo e engenhoso

MADAME DE SÉVIGNÉ
Marqueza de Sévigné, Marie de Rabutin-Chantal
(nasceu em 1626, em Paris; morreu em 1696, em Grignan, no Drôme, França)

BRILHANTE ESCRITORA NA CRIAÇÃO DO GÊNERO EPISTOLAR DA LITERATURA

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção

O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Esta terceira semana contem os grandes cômicos os mestres do drama satírico de costume. Entre dose nomes, dois somente são autores de peças de teatro. Ao passo que entre os poetas antigos, no mês de Homero, acham-se quatro autores de comédias. No mundo moderno a comédia de costumes sai do teatro para o romance.
Ver em 0910 C   O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

MARIE DE RABUTIN (1626-1696) foi a autora das mais graciosas cartas na literatura mundial. Filha única do Barão de Chantal, de família de destaque, distinguindo-se tanto na paz como na guerra. Ela nasceu em Paris em fevereiro de 1626. Seu pai morreu no ano seguinte, em combate contra os ingleses e sua mãe morreu poucos anos depois. A partir dos 10 anos de idade ela foi educada pelo seu excelente tio o abade de Coulanges, irmão de sua mãe. Graças aos seus cuidados paternais ela recebeu a melhor educação, tendo como seus mestres Ménage e Chapelain. Aprendeu latim, o italiano e o espanhol, tendo passado alguns anos na corte da rainha da França Ana da Áustria.
Aos 18 anos, Marie casou-se com o Marquês de Sévigné, um militar que pertencia a uma antiga e rica família da Bretanha. Ele mostrou-se pródigo, debochado e brutal, a ponto de se dizer que ela o amava sem o respeitar, enquanto ele a respeitava sem a amar. Ele acabou morrendo num duelo em 1651, deixando sua jovem esposa com um filho e uma filha.
A viúva, ainda na flor de sua juventude e beleza, aos 25 anos de idade, rica, brilhante e já célebre, dedicou sua vida a suas duas crianças e durante 45 anos viveu somente para elas e principalmente para sua filha.
Durante a infância de seu filho e de sua filha Marie de Rebutin se manteve num total retiro da sociedade. Mas por volta de 1644, ela se colocou no centro de tudo que havia de mais destacado em Paris, e na França.
Nenhuma sombra de desconfiança se conheceu de sua conduta, nenhuma tentativa, nesse tempo cheio de crítica e de escândalo. Ela foi cortejada em vão por muitos nobres e admiradores. Mas a bela viúva os afastou sem fazer um só inimigo. Um dos pretendentes mais audaciosos escreveu-lhe dizendo que “Vós sois a única dama na França que pode forçar um amante a se contentar apenas com a amizade”.
Madame Sévigné fez parte da elegante sociedade literária do Hotel de Rambouillet e foi colocada no grupo chamado As Preciosas.
Ela casou sua filha querida, no momento oportuno, com o Conde de Grignan, nobre provençal, viúvo de meia idade de alta posição, de bom caráter e de muito mérito. A nomeação como governador da Provença em 1669 obrigou a ele e sua família a se afastarem de Paris. Foram morar no castelo de Grignan, no Drôme, separando a mãe de sua idolatrada filha.
Essa separação fez valer ao mundo as mais célebres e mais deliciosas de todas as cartas particulares. Por 25 anos Madame de Sévigné continuou a escrever a sua filha quase que dia a dia, estivesse ela em Paris ou em sua terra em Roches, na Bretanha. Ela morreu em Grignan em 1696 na idade de 70 anos com varíola, feliz ao pensar que assim ela não sobrevivia então à sua querida filha.
cartas escritas por Madame de Sévigné completam 14 volumes. São as mais belas que existem em toda a literatura. O estilo é único, simples, delicado, vivo e engenhoso. Como descrição da vida e dos costumes contemporâneos elas não têm superiores na literatura moderna.As


AMANHÃ: Com variedade, vida e verdade, está entre os maiores mestres da comédia: Lesage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário