quinta-feira, 5 de setembro de 2013

0902 C WATT a máquina a vapor acionador básico da revolução industrial inglesa

02 DE SETEMBRO. Watt:  a força do vapor no primeiro motor industrial econômico

WATT
James Watt
(nasceu em 1736 em Greenock, Escócia; morreu em 1819, em Warwick, Inglaterra)

ENGENHEIRO ESCOCÊS FAMOSO INVENTOR DA MÁQUINA A VAPOR

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta terceira semana do mês comemoramos o controle pelo homem sobre as forças naturais sobretudo pelo estado de gases sob pressão e calor. O chefe de semana é James Watt, o principal inventor da máquina a vapor. A ele estão associados não só seus precursores como os sábios descobridores das ciências puras das infalíveis leis abstratas dos fenômenos dos seres. As novas invenções são a aplicação prática dessas leis. Dalton, que tanto fez na aplicação da química às artes industriais aqui se encontra.
Ver em 0813 01 C   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.



JAMES WATT (1736-1819) descendia de uma família de proprietários rurais do condado de Aberdeen, na Escócia, que se fixaram em Greenock, depois que suas terras foram confiscadas durante as guerras civis. Seu pai era um negociante e magistrado da cidade.
Watt nasceu em Greenock em 1736. Ele tinha uma compleição delicada, fazendo seus primeiros estudos com o seu pai. Aos 19 anos de idade, foi para Londres, onde foi aprendiz do fabricante de instrumentos científicos Morgan. Um ano depois sua saúde o obrigou a voltar para a Escócia. Ele então, em Glasgow, montou uma loja para a venda de instrumentos científicos, como quadrantes, bússolas, balanças. Os quadrantes eram usados para medir a altura dos astros em relação ao horizonte.
Em Glasgow, um modelo da máquina de vapor de Newcomen era usado para as lições de física. Essa máquina foi entregue a Watt para reparo em 1764. Ele ficou impressionado com as perdas de calor e a baixa eficiência desse equipamento.
A máquina de Newcomen usava a força motriz obtida com o vácuo da condensação do vapor, empregando o princípio da bomba de Papin. Não era, assim, uma máquina a vapor, mas uma bomba acionada pela pressão atmosférica resultante do vácuo sobre o pistão móvel dentro de um cilindro.
Para obter o vácuo, grande parte do vapor e do calor era perdida, tornado a operação da bomba de Newcomen dispendiosa, exigindo muito combustível na operação.

Watt modificou o processo em maio de 1765, fazendo a condensação do vapor em vaso separado, evitando a perda de calor. O condensador separado foi a primeira e a maior invenção de Watt, entre muitas outras. Em 1769 Watt obteve sua famosa patente para “UM NOVO MÉTODO INVENTADO PARA DIMINUIR O CONSUMO DE VAPOR E COMBUSTÍVEL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário