sexta-feira, 13 de setembro de 2013

0913 C OTWAY habilidade psicológica clara em peças teatrais de paixões fortes



13 DE SETEMBRO Otway: cenas de emoção e de ternura escritas com energia.

OTWAY
Thomas Otway
 (nasceu em 1652, em Trotton, Sussex, na Inglaterra; morreu em 1685, em Londres)

DRAMATURGO E POETA INGLÊS PRECURSOR DOS DRAMAS DE EMOÇÃO

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção

O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
A primeira semana do mês do Drama Moderno compreende os autores dramáticos puros, os grandes sucessores de Shakespeare, desde Lope de Vega a Goethe. Nessa classe se encontram criadores do drama de imaginação que nos representam um mundo ideal povoado de seres fictícios. O chefe de semana é Calderon.
Ver em 0910 C   O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

THOMAS OTWAY (1652-1685) era filho do reverendo Humphry Otway, reitor de Woolbeding e nasceu em Trotton, no Sussex, na Inglaterra. Foi educado no colégio de Winchester e na Universidade de Oxford, que ele abandonou sem se diplomar, na idade de 18 anos.
Otway tornou-se um dos maiores nomes do teatro inglês. Ele chegou a representar como ator, mas foi vencido pelo medo do palco. Sua primeira apresentação como ator foi também a última.
Aos 24 anos escreveu a tragédia chamada ALCEBIADES, representada no Duke’s Theatre em 1675. O papel de Draxilla nessa peça foi criada pela famosa atriz Elizabeth Barry. Otway ficou violentamente apaixonado por ela.
A segunda peça escrita por Otway foi Don Carlos, produzida em 1676, com um imenso sucesso de palco sendo a melhor de suas peças heróicas rimadas.
Dedicou-se à literatura dramática, recebendo alguma ajuda do Conde de Plymouth, filho natural do rei Charles II. Então entrou para o Regimento de Cavalaria em 1678, servindo na Holanda. Ele ainda estava no estrangeiro quando sua primeira comédia, Friendship in Fashion, Amizade na Moda, foi representada.
Viveu sua curta existência em meio a desapontamentos cruéis e numa grande miséria. Ele acabou os seus dias aos 34 anos, quase sempre fugindo de seus credores.
Suas peças de teatro mais importantes são Venice Preserved (Veneza Salvada) de 1682 e uma peça anterior, The Orphan (O Órfão) de 1680. Mas sua obra-prima é Venice Preserved, que ficou em cena durante mais de 100 anos. Seus dramas são todos de uma destacada habilidade psicológica com uma apresentação clara e forte das paixões humanas.
Vê-se na obra de Otway um pensamento enérgico, que descreve, com originalidade, as cenas de emoção e ternura. Apesar de ter tido uma vida nada exemplar, com certa devassidão, ele mostra como tirar de sua própria personalidade essa notável e rara capacidade, uma vez que a ternura pode existir mesmo quando não há a pureza.

AMANHÃ: Precursor dos grandes poetas clássicos da Alemanha: Lessing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário