segunda-feira, 2 de setembro de 2013

0831 C JOUFFROY inventor do primeiro navio a vapor bem sucedido

31 DE AGOSTO. Jouffroy: empregou a roda de pás no navio a vapor

JOUFFROY
Marquês Claude de Jouffroy, Claude-François-Dorothée, Marquês de Jouffroy d’Abbans
(nasceu em 1751, em Franche-Comté, França; morreu em 1832, em Paris)

ENGENHEIRO FRANCÊS INVENTOR DO PRIMEIRO NAVIO MOVIDO A VAPOR

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta terceira semana do mês comemoramos o controle pelo homem sobre as forças naturais sobretudo pelo estado de gases sob pressão e calor. O chefe de semana é James Watt, o principal inventor da máquina a vapor. A ele estão associados não só seus precursores como os sábios descobridores das ciências puras das infalíveis leis abstratas dos fenômenos dos seres. As novas invenções são a aplicação prática dessas leis. Dalton, que tanto fez na aplicação da química às artes industriais aqui se encontra.
Ver em 0813 01 C   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

Jouffroy (1751-1832) foi o engenheiro e inventor francês, que, em 1783 construiu o primeiro navio movido a vapor. Ele subiu o rio Saône perto de Lyon no seu navio PYROSCAPHE, deslocando 182 toneladas. O deslocamento de uma embarcação é a massa da água ocupada pelo volume submerso do casco.
JOUFFROY D’ABBANS nasceu em 1751 na antiga província de Franche-Comté no leste da França. Ele entrou para o exército aos 20 anos e um ano depois se envolveu num duelo. Em razão do duelo ele foi banido para a Provença, no sudeste da França.
Em Provença, desde 1755, ele tentou aplicar a máquina a vapor na propulsão dos navios. Pensava ele usar a mesma técnica das bombas a vapor de Chaillot. No ano seguinte ele fabricou um barco de comprimento de 43 pés, 13 metros, movido por uma máquina a vapor no rio Doubs, afluente do rio Saône. A máquina empregada não era uma máquina a vapor, mas uma bomba feita com o princípio de Papin, em que a força motriz era produzida pelo vácuo obtido com a condensação do vapor.
Jouffroy fez outro teste em 1780 e ainda um terceiro modelo aperfeiçoado navegando rio acima no Saône, perto de Lion, em 1783. Nesse navio ele empregou a roda de pás, sendo essa a invenção do primeiro navio a vapor.
O navio inventado em 1783 tinha o nome de PYROSCAPHE, um barco de 182 toneladas de deslocamento, possuindo um mecanismo de catraca dupla. O movimento contínuo era assim obtido para acionar a rotação das rodas propulsoras de pás. O Pyroscaphe, na verdade, foi o primeiro navio a vapor no mundo, de construção bem sucedida.
A explosão de violência na França nos anos seguintes, com a Revolução Francesa, impediu que Jouffroy obtivesse a patente de seu invento e que ele continuasse com suas pesquisas. Foi um dos primeiros a fugir da França. Quando ele retornou em 1815, viu que o seu projeto de navios a vapor tinha sido realizado com ainda maior sucesso por outros empresários.
Na aplicação da força do vapor aos navios, muitos técnicos trabalharam ao mesmo tempo, entre eles o americano Robert Fulton, Des Blancs e outros. O próprio Fulton reconheceu ter sido Jouffroy o primeiro a inventar o navio a vapor bem sucedido, com os testes feitos em 1783, em Lion, no rio Saône.
Mesmo com o reconhecimento internacional de sua descoberta, Jouffroy d’Albbans morreu triste e esquecido, em 1832 em Paris.
Os navios com propulsão a vapor passaram a ser amplamente usados nos anos 1800 em diante. Tornados populares, foram, então, chamados simplesmente com o nome de VAPOR. Os vapores foram usados para o transporte de passageiros e mercadorias nos oceanos, rios e lagos em todo o mundo.
No início eram os vapores acionados por rodas propulsoras de pás. Mais tarde passaram a usar grandes hélices para fazer o deslocamento nas águas. A construção de navios se tornou um importante ramo industrial, com grandes estaleiros fabricando cada vez maiores e mais potentes navios.
As embarcações se tornaram especializadas para transporte de cargas específicas. Grandes navios de guerra foram equipados como base para transporte e aterrissagem de aviões nos porta-aviões. Os submergíveis foram aperfeiçoados em grandes e complexos submarinos de pesquisa e de guerra.
Grandes navios de passageiros foram construídos, e transportadores especializados para líquidos como petróleo, grãos, carga geral, contêineres, automóveis são hoje utilizados.


AMANHÃ: Dedicação à pesquisa científica com um método próprio: Dalton.


Nenhum comentário:

Postar um comentário