terça-feira, 1 de novembro de 2011

1101 CONDORCET o progresso comprovado pela pesquisa inteligente da História

1101 CONDORCET  o progresso comprovado pela pesquisa inteligente da História

01 DE NOVEMBRO. Condorcet: Criou a noção de progresso contínuo da espécie humana.

CONDORCET
Marquês de Condorcet, Marie Jean Antoine Nicholas de Caritat
(nasceu em 1743, em Ribemont, França; morreu em em Bourg-la-Reine, França)

FILÓSOFO MATEMÁTICO FRANCÊS DO PROGRESSO SOCIAL CONTÍNUO

A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da religião e do feudalismo.
É quando os homens se libertam do poder do homem sobre o homem em nome de poderes míticos misteriosos.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII passou a ter duas correntes. Um movimento foi de destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente, contra as crenças recebidas, a assaltos ainda mais poderosos do que os feitos pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.
A quarta semana está sob a presidência de Hume, que, na discussão da natureza humana e da vida social, industrial e religiosa coloca as bases da moderna Sociologia teórica abstrata. Aqui estão historiadores filosóficos como Robertson e Gibbon; Condorcet com a teoria positiva da História; de Maistre que fez a primeira apreciação do sistema da Idade Média sob o ponto de vista humano e os três principais representantes do pensamento alemão moderno com Kant, Fichte e Hegel.

Ver em 1008 1 em 08 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês.

CONDORCET nasceu na antiga província da Picardie, no Canal da Mancha, na França, em 1743. Foi um sábio, destacado matemático, cientista, educador e filósofo, tornando-se membro da Academia de Ciências em Paris, mais tarde sendo seu secretário. Suas biografias dos acadêmicos, em especial a de Voltaire e a de Turgot, são de grande valor e merecem ser lidas até hoje. Também se recomenda a leitura do seu tratado de Aritmética Elementar bem como do Esquisse d'un tableau historique des progrès de l'esprit humain, o Esboço de um quadro histórico do progresso do espírito humano, de 1795.
Ele foi eleito membro da Assembléia Legislativa em 1792 e ficou no partido dos Girondinos, o mais moderado grupo da Revolução Francesa. Com a queda desse partido, ele foi declarado fora da lei, expulso e condenado à morte, vivendo escondido por alguns meses. Em 1794 ele foi preso em Bourg-la-Reine, onde mais tarde foi encontrado morto na prisão onde estava para ser conduzido para a morte pela guilhotina.
Foi durante sua condenação que ele escreveu sua obra imortal sobre o Progresso do espírito humano, que apresenta uma original e importante teoria da filosofia da história, que se tornou a base para a elaboração da sociologia teórica como ciência positiva. A parte mais importante da obra histórica de Condorcet é a Introdução, em que ele apresenta uma visão do futuro fundado sobre o estudo científico do passado. Ele começa por distinguir claramente o estudo do indivíduo do estudo das sociedades. As sociedades oferecem os fenômenos de reação entre os indivíduos e os fenômenos da sucessão das gerações.
É admirável o método que ele emprega quando abstrai, das descrições concretas dos viajantes e dos historiadores, o que existe de fatos gerais comuns a cada caso particular. Ele afirma que devemos escolher e combinar os fatos gerais da história dos diferentes povos de modo a construir o caso hipotético de uma só nação progredindo continuadamente desde a origem dos tempos.
Condorcet divide a vida de uma nação assim estudada em 9 períodos. Passando da tribo vivendo da caça aos povos nômades, desses ao período sedentário da agricultura durante a qual a escrita é descoberta, chega à civilização grega que foi salva da destruição pela batalha de Salamina. Ele descreve o desenvolvimento da filosofia e da arte na Grécia, o começo das ciências positivas, da matemática, da biologia, da psicologia. Segue com a conquista romana e sua preciosa herança da jurisprudência, com o nascimento do cristianismo que surge da decadência de Roma. O obscurantismo que resulta disso; a cultura da ciência na Europa depois das três cruzadas; a descoberta da bússola, a invenção da imprensa e o estímulo trazido pela Reforma protestante para o livre-pensamento. O último período ele coloca como sendo depois de Descartes até a formação da República na França. Ele conclui com uma descrição do futuro do espírito humano e da renovação social que então ocorre. A filosofia histórica proposta pela obra-prima de Condorcet forma a base da nova ciência da sociedade. A sociologia científica abstrata com as leis que regulam os fenômenos de grupo deve orientar a ação política no governo da sociedade humana.
Em 1805 foi publicada a segunda edição do seu trabalho Éléments du calcul des probabilités et son application aux jeux de hasard, à la loterie et aux jugements des hommes, Elementos do cálculo das probabilidades e sua aplicação aos jogos de azar, à loteria e aos julgamentos dos homens. Nesse estudo ele mostra que as eleições nem sempre conseguem escolher os melhores entre vários candidatos. Essa tese foi recentemente re-estudada e ampliada pelos estatísticos.
Condorcet foi precursor do estudo científico da sociedade, o criador da noção de progresso contínuo da espécie humana. Que revela o permanente aperfeiçoamento da humanidade, tal como comprovado pela pesquisa inteligente da história. Condorcet foi um genial representante do Iluminismo, defensor da liberdade econômica, da tolerância religiosa, da reforma das leis e do ensino. O que ele desejou foi levar o império da ciência ao governo da sociedade.

AMANHÃ: A teoria política e a necessidade da unidade de comando no governo: De Maistre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário