domingo, 29 de maio de 2011

0530 SÃO CRISÓSTOMO

 SÃO CRISÓSTOMO

30 DE MAIO. S. Crisóstomo: A eloqüência da boca de ouro.

SÃO CRISÓSTOMO
João de Antióquia, Saint Chrysostome, Saint John Chrysostom
(nasceu no ano 347 da nossa era, em Aantióquia, Síria;morreu em 407, em Comana, Helenopontus)
PADRE E DOUTOR DA IGREJA CATÓLICA ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA

A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma com os tempos modernos. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico. O Catolicismo tem uma função importante nessa etapa da evolução social: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento de associação e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um libertador e redentor da nação dos judeus.
HILDEBRANDO
A segunda semana do mês de São Paulo é presidida por Hildebrando, que tomou o nome de Gregório VII como papa. Sua biografia está no domingo que encerra a semana. Com Hildebrando se completa a constituição do Catolicismo como poder político sem armas.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder Espiritual em relação ao Poder Temporal pela primeira vez realizada pelo Catolicismo. Desse modo se completa a instituição política liberal da religião de São Paulo, começada pelo imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante pelo estabelecimento final do poder político liberal do pontífice romano sob a direção de Hildebrando.

Ver em  0521 1  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


João de Antioquia, chamado de Crisóstomo, que em grego significa boca de ouro, por causa de sua apreciada eloqüência, em seus sermões e até em seus textos.
Ele é o exemplo do religioso bem preparado para sua função de regulador dos costumes na sociedade. Mostrou como deve o poder do prestigio religioso aperfeiçoar os indivíduos, ricos ou pobres, pela consagração e pela censura, sem riqueza pessoal e sem violência.
Em seus estudos foi um aluno excelente, escolhendo a profissão de advogado. Logo, porém, decidiu satisfazer sua vocação para a religião, recebendo o batismo católico, praticou o retiro na casa de sua mãe, entrando, aos 27 anos, numa comunidade de monges nas montanhas que circundam Antióquia.
Aos 34 anos foi ordenado diácono em Antioquia e em 386, com 39 anos, como padre serviu na sua cidade natal, tendo, desde já, um grande renome como pregador religioso.
Sua fama era tanto, que em 398, com 51 anos, foi levado para Constantinopla para se tornar o arcebispo da capital do Império Romano do Oriente. Declarou que o sacerdócio deveria estar acima dos reis e que o imperador não deveria dar uma só igreja aos hereges arianos. Destacou-se na corte do Imperador e entre o povo por sua austeridade de vida, estando sempre na frente para combater seja por palavras seja por atos, os adversários da ortodoxia e para manter no clero a disciplina religiosa.
A censura que fazia no púlpito contra os vícios dos grandes lhe atraiu a inimizade da imperatriz Eudóxia. Em acordo com o arcebispo de Alexandria, Teófilo, ela montou uma conspiração contra ele. Um sínodo improvisado e cuidadosamente escolhido fez a deposição de Crisóstomo, que foi condenado ao exílio perpetuo.
Dois anos depois da sentença, ele foi gloriosamente recolocado como arcebispo pelas solicitações do povo. Mas por um novo pretexto ele foi banido para Cucusus, lugar isolado nos montes Taurus, de onde, por três anos, continuou, com um zelo ardente, a administrar sua diocese por correspondência.
Mas seus inimigos desejavam sua ruína de todas as formas. Obtiveram que ele fosse levado a força por uma guarnição de soldados para Putius, um remoto lugar na costa oriental do Mar Negro, na fronteira mais afastada do mundo romano.
Crisóstomo expirou durante a exaustiva jornada, em Comana, no ano 407, aos 60 anos de idade. Passados 30 anos, seus restos mortais foram trazidos com pompa para Constantinopla.
Foram depositados na Igreja dos Apóstolos em presença do imperador Teodósio II e de sua irmã a piedosa Pulquéria.

AMANHÃ: A personalidade enérgica de Santa Pulquéria.


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