quinta-feira, 19 de maio de 2011

0519 ALEXANDRE SEVERO

19 DE MAIO: Alexandre Severo Imperador casto e religioso.

ALEXANDRE SEVERO
Severus Alexander Gessius Bassianus Alexianus Marcus Aurelius Severus Alexander
(nasceu no ano 205 da nossa era, na Fenícia, hoje Líbano; morreu no ano 235, na Gália, França)
IMPERADOR ROMANO JOVEM ÚLTIMO ESTADISTA DE VALOR EM ROMA

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no mês de César, o quinto mês do calendário histórico-filosófico. São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Foi Roma com suas qualidades que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e de cooperação. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permaneceu para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, própria a ter mais tarde uma religião universal, comum a todo o continente.
No mês da Civilização Militar representado pela figura de Júlio César a quarta semana mostra os melhores tipos do Império Romano, sob o comando único de imperadores não hereditários, com sucessão pelo mérito.
A semana tem como chefe Trajano, um general vitorioso e estadista, grande como soldado e grande como administrador. Sua vida foi de harmonia e de modéstia, com luxo, mas sem pompa.
Trajano é homenageado no ultimo dia da semana.
Ver o Quadro 0423 1 com todos os tipos do mês de César da Civilização Militar.


Em seguida ao governo do Imperador Cômodo teve início o declínio do Império. A resistência valente de Marco Aurélio conteve as invasões das tribos bárbaras mesmo enquanto os efeitos da peste estiveram presentes. A ordem foi mantida dentro das fronteiras e a paz no exterior foi garantida durante o governo do Imperador Sétimo Severo, do ano 193 até 211 da nossa era. No início dos anos 200 o perigo principal parecia consistir nas pretensões dos militares, que depois de Severo pretenderam ser a fonte da soberania. Todos os Imperadores que o precederam se esforçaram em fazer prevalecer a subordinação do exército ao poder civil.
Depois do assassinato do Imperador Heliogabalus seu primo Alexandre Severo, indicado como seu herdeiro, foi feito o 24º Imperador, tendo então apenas 16 anos de idade. Ele tinha nascido na Síria sendo sobrinho-neto da mulher do Imperador Sétimo Severo. A sua mãe Mamea tornou-se sua regente e mais tarde continuou a ter grande influência no governo.
Alexandre Severo mostrou-se inteligente, virtuoso e devotado a suas tarefas de dirigente do Império. O jovem estadista romano foi o último Imperador romano dotado com eminentes qualidades morais e intelectuais. A época foi a fase final do Império de Roma, com discórdia interna e ameaças vindas do estrangeiro.
Alexandre Severo realizou a reforma nas leis, na administração e nos costumes públicos, contando com o grande legista Domício Ulpiano. Por temperamento o jovem Imperador era casto e religioso, notando o aumento de importância do cristianismo teve a intenção de que Jesus fosse adorado ao lado dos outros deuses romanos. Na capela particular ele tinha os bustos de Orfeus, de Abraão, de Apolônio de Tiana e de Jesus. Soube-se que ele desejava erigir um templo ao fundador do cristianismo, mas foi desaconselhado pelos sacerdotes do politeísmo romano.
No ano 228 a Guarda Pretoriana se revoltou e assassinou seu comandante Domício Ulpiano, ministro chefe do Império. Alexandre Severo dirigiu pessoalmente a guerra contra os persas obtendo a vitória. Em campanha contra a invasão de tribos germânicas, Alexandre foi morto quando se preparava para a luta.
O reinado de Alexandre Severo foi de paz e de progresso. A morte do Imperador é agora reconhecida pelos estudiosos como o fim do sistema de PRINCIPADO estabelecido pelo Imperador Augusto César, que acabou com a sucessão do poder pela hereditariedade por parentesco ou pela eleição, realizando a SUCESSÃO PELO MÉRITO, por meio da adoção legal do mais competente.
Edward Gibbon (1737-1794), historiador inglês, afirmou que esse período foi o mais feliz e mais produtivo período da história da sociedade humana, tendo o sistema de sucessão do Principado como o fator principal.
O governo do Imperador Alexandre Severo aprimorou a moralidade e a condição de vida do povo do Império Romano. Eliminou o luxo e a extravagância que prevalecia antes na corte imperial, o valor da moeda foi elevado, os impostos ficaram menores e empréstimos a baixos juros foram instituídos para os mais pobres.
A importância do Império Romano deve sempre ser lembrada, por unificar a Europa do ocidente difundindo a cultura da Grécia e de Roma, pacificando todo esse continente que antes sofria com a guerra permanente entre as suas tribos.
Esse continente europeu foi o território em que a era católica e feudal criou na Idade Média a civilização mais adiantada do planeta.
A globalização de nossos dias leva o progresso da cultura européia a todos os países do mundo, universalizando a moderna civilização industrial e pacífica. Esse o resultado final dos trabalhos de nossos antepassados, em antigos e penosos tempos de muitas crenças, de guerra e de violência.
Temos que notar pela homenagem prestada neste Calendário Histórico que o MOTOR DA HISTÓRIA é o sentimento gregário dos humanos. É sob a ação do sentimento social, do altruísmo, que a História avançou por meio do respeito e do culto dos antepassados, dos mortos.
Não podemos esquecer essa bendita herança que recebemos que nossos avós realizaram na longa evolução da sociedade dos humanos, por muitos milênios, desde a mais remota animalidade até nossos dias de felicidade associativa.


AMANHÃ: Trajano general e estadista de maior talento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário