sábado, 21 de maio de 2011

0521 2 SÃO PAULO O CATOLICISMO


0521 21 DE MAIO: Paulo de Tarso filósofo e formulador do cristianismo.Saul d                                                                        Saul de Tarso, Paulo de Tarso

SÃO PAULO
APÓSTOLO FORMULADOR DO CATOLICISMO

(nasceu no ano 10 da nossa era em Tarsus, na Cilícia, Ásia Menor, hoje Turquia; morreu cerca do ano 64, em Roma)

FORMOU A RELIGIÃO CATÓLICA OU UNIVERSAL A PARTIR DA SEITA CRISTÃ DOS JUDEUS

Qual a grande contribuição do Catolicismo e da Idade Média para o progresso da sociedade humana?

A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma com os tempos modernos. A modernidade é contada a partir dos anos 1300 com a queda do papado. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico. O Catolicismo tem uma função importante nessa etapa da evolução social: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo e comprimindo os instintos egoístas.
A dedicação dos gregos à filosofia e à ciência e dos romanos à política enfraqueceram o politeísmo oficial, resultando no relaxamento dos costumes. Pitágoras, os estóicos e Epicuro tentaram a reorganização da vida e dos costumes. Essa era a necessidade de regeneração moral sentida pelos gregos e pela elite de Roma. Note-se que os filósofos gregos como Platão e Aristóteles já tinham adotado o monoteísmo.
O povo judeu aspirava então à libertação do domínio sucessivo que sofreu submetido aos assírios, aos gregos e aos romanos. Afinal um libertador divino era ardentemente esperado. O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um redentor da nação dos judeus. E quem criou a doutrina de salvação foi o filósofo e apóstolo Paulo de Tarso. Fazendo parte da elite intelectual judaica de Jerusalém, conhecedor da lei de Moisés, conhecedor da cultura grega, foi tomado pela crença no profeta da doutrina de Cristo para elaborar uma nova religião destinada a todos, a judeus e aos gentios, os não judeus.
O Calendário indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; a instituição política do papado, com o papa Gregório VII; os fundadores da vida nos monastérios; a última fase com seu controle e estímulo da vida moral da população e com o surgimento do protestantismo.
A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.

Ver em  0521 1  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO CATOLISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


Na formação da Sociologia científica o estudo das religiões dos homens, de seus deuses do presente e do passado exige perfeita imparcialidade. Quem tiver uma religião, crendo em seus deuses poderosos, jamais será imparcial no estudo de outros deuses. Do mesmo modo, no estudo e no julgamento dos regimes políticos, quem tiver como infalível sua ideologia política e seu líder político, não poderá ser imparcial.
O pesquisador só pode fazer um estudo crítico imparcial da sociedade ou da política se de fato pensar de modo laico, cético ou secular, emancipado de preconceitos inverificáveis em religião e em política. Essa é a condição prévia necessária para criar uma real Sociologia científica de previsão e não apenas uma Sociologia descritiva. É necessário que observe a sociedade com cuidado, mas não se posicione a favor ou contra as mais estranhas instituições, os cruéis agentes e os sangrentos acontecimentos da História.
Paulo de Tarso, apóstolo, santo da Igreja Católica, representa um importante personagem na historia da cultura humana. Seu trabalho de pregação e ensino foi básico para a criação e divulgação da doutrina religiosa do Catolicismo. Sua versão do Cristianismo para todos os povos prevaleceu na população humana mais avançada, na Europa romana do ocidente, a civilização ocidental. A Europa católica é que desenvolveu nos povos o sentimento do bem e do mal, ensinando a generosidade e o cavalheirismo. Foi assim elaborado um sistema articulado com o seu culto, dogma e suas práticas religiosas. Os sacerdotes católicos sistematizaram o ensino da arte e da ciência incentivando a repressão dos sentimentos egoístas como a gula e o instinto sexual. O Catolicismo e o Feudalismo formação a civilização da Europa ocidental, a mais adiantada que hoje se vê cada vez mais difundida em todos os continentes, pela globalização.
Paulo, erudito entre os judeus, tornou-se o maior missionário do Cristianismo, transformando uma seita judaica renovadora numa religião de todos, para todos, numa fé para judeus e também para os não judeus, para os gentios.
A religião de Paulo deveria ser CATÓLICA, que quer dizer universal. O nome judaico dele era SAUL, que ele mudou para o nome latino de PAULO, nome romano, por ter uma pronúncia parecida. Nas suas cartas, Paulo colocou as suas novas doutrinas Católicas, que prevaleceram sobre as narrativas da seita Cristã dos judeus. As doutrinas de Paulo é que tiveram enorme repercussão na evolução cultural e política da sociedade humana, aperfeiçoada e aplicada por muitos sábios sacerdotes, durante os 12 séculos seguintes, da Idade Média, até os anos 1300 da nossa era. A sabedoria dos padres católicos formou um sistema educativo que resultou na melhoria da sociedade em todos os setores da vida, em nome da divindade suprema.
Pode-se notar que o Cristianismo de Paulo difere muito da palavra dos judeus cristãos de Jerusalém. Para Paulo, era uma fé universal, para todos, mas, para os cristãos judeus, a nova doutrina de Cristo era posta por judeus somente para judeus, ou seja, era apenas uma seita judaica. Paulo enfrentou a polêmica de manter a Lei, a lei antiga de Moisés, ou, ao contrario, mudar para uma nova Lei, para todos, também para os gentios. Venceu a doutrina para os gentios, isto é, para os não judeus, como uma religião para todo o mundo.
Por seu longo e constante esforço, por sua cultura filosófica, por sua extraordinária e bem sucedida realização, merece Paulo de Tarso estar entre os tipos mais importantes da humanidade, em todos os tempos.
A conquista feita pelos romanos, juntando as populações da Europa, realizou a difusão da cultura dos conquistadores, tornando o Império mais uniforme, com o uso do latim, divulgado o saber político dos romanos como da ciência e da filosofia da Grécia. A propaganda de uma nova doutrina encontrou, portanto, uma população mais uniformemente educada no Império romano, possibilitando uma doutrina unificada, uma fé do Deus único, em todos os paises. A nova religião chegou para tornar as pessoas menos ferozes, mais instruídas, mais educadas. Mas a instalação das novas idéias se fez também, ainda, no início, com ferocidade, com violência e carnificina contra os que resistiam. Só quando o monoteísmo se tornou maduro, depois de dez séculos, é que a civilização da Idade Média criou a Cavalaria, a atitude cavalheiresca, o culto da mulher amada, o culto humano da Virgem, da humana sagrada família.
O papel de primeira importância de Paulo Apostolo foi, por mais de cem anos desconsiderado, apesar de seu sucesso de fato, na época, Só muito mais tarde os doutores da Igreja a partir de Santo Agostinho reconheceram o excepcional valor de São Paulo na fundação do Catolicismo.
Como se reconhece o resultado da ação do Catolicismo sobre a sociedade dos humanos? Isso é feito comparando os pensamentos e os costumes existentes ANTES e esses sintomas DEPOIS da Idade Média. Foi o que fizemos.
O estudo imparcial dos progressos realizados na Idade Média vem mostrar que a doutrina paulina se tornou, ao final, incentivadora das belas artes, da ciência e da atividade industrial. O que pode explicar o progresso na idade moderna, numa evolução que não poderia ser gerada a partir de uma era de obscurantismo, uma noite de mil anos.


AMANHÃ: São Cipriano teólogo da nova Igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário