domingo, 22 de maio de 2011

0521 3 SÃO LUCAS EVANGELISTA

21 DE MAIO: Lucas, médico e evangelista.

SÃO LUCAS
Saint Luc, Luke, Saint
(viveu nos primeiros cem anos de nossa era, provavelmente entre os anos 30 e 80 da nossa era)
EVANGELISTA ACOMPANHANTE DE SÃO PAULO EM SUAS MISSÕES

A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma com os tempos modernos. A modernidade é contada a partir dos anos 1300 com a queda do papado. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico. O Catolicismo tem uma função importante nessa etapa da evolução social: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo e comprimindo os instintos egoístas.
A dedicação dos gregos à filosofia e à ciência e dos romanos à política enfraqueceram o politeísmo oficial, resultando no relaxamento dos costumes. Pitágoras, os estóicos e Epicuro tentaram a reorganização da vida e dos costumes. Essa era a necessidade de regeneração moral sentida pelos gregos e pela elite de Roma. Note-se que os filósofos gregos como Platão e Aristóteles já tinham adotado o monoteísmo.
O povo judeu aspirava então à libertação do domínio sucessivo que sofreu submetido aos assírios, aos gregos e aos romanos. Afinal um libertador divino era ardentemente esperado. O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um redentor da nação dos judeus. E quem criou a doutrina de salvação foi o filósofo e apóstolo Paulo de Tarso. Fazendo parte da elite intelectual judaica de Jerusalém, conhecedor da lei de Moisés, conhecedor da cultura grega, foi tomado pela crença no profeta da doutrina de Cristo para elaborar uma nova religião destinada a todos, a judeus e aos gentios, os não judeus.
O Calendário indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; a instituição política do papado, com o papa Gregório VII; os fundadores da vida nos monastérios; a última fase com seu controle e estímulo da vida moral da população e com o surgimento do protestantismo.
A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.

Ver em  0521 1  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO CATOLISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


LUCAS, santo da Igreja Católica, é o autor do terceiro evangelho, tendo acompanhado o Apostolo Paulo em suas viagens. Seus textos são bem escritos, os melhores do Novo Testamento quanto ao aspecto literário. Pouco se sabe de sua biografia. O modo como escreve mostra um gosto literário bem desenvolvido aliado a uma boa formação cultural.
Ele colaborou nas tarefas de Paulo Apóstolo e foi seu companheiro de jornada em várias viagens missionárias. A tradição indica ser ele um Gentio, isto é, um não Judeu e ser médico de profissão.
Lucas é citado pelo nome em três das epistolas que receberam o nome de Paulo e que devem ter sido escritas de Roma. São as epistolas de Filemon, Aos Colossensses IV e a Timoteo IV. Acredita-se que Paulo se refere a Lucas quando, na 2ª aos Corintios diz ter sido ele
     “o irmão escolhido pelos votos das igrejas para viajar conosco”.
Podemos então considerar Lucas ter sido
     “O médico querido”.
Lucas foi o fiel companheiro e colaborador de Paulo.
Paulo de Tarso foi o genial formulador do Catolicismo e seu primeiro missionário. Lucas foi o aquele amigo que acompanhou o grande Apóstolo em especial durante a missão dele em Roma, para apelar ao perdão do Imperador Romano. Esse era um direito de todo cidadão de Roma. Paulo, como todos os naturais da cidade de Tarso tinham o direito à cidadania romana.
Pouco se sabe a mais da vida de Lucas, mas consta que suas relíquias foram levadas da Acaia na Grécia para Constantinopla pelo imperador Constantino.
O terceiro evangelho, qualquer que seja seu autor, está de acordo com a doutrina do apostolado para os Gentios de Paulo e com a glorificação da Virgem-Mãe, uma concepção única, que forneceu ao catolicismo o importante culto de veneração da figura materna.
Os ATOS DOS APÓSTOLOS constituem um texto muito imperfeito em sua redação, muito diferente do estilo de Lucas. Ali parece indicar que foi de São Pedro a iniciativa da expansão católica. Sabe-se que o trabalho missionário foi obra de São Paulo. E não sairia da mão de Lucas essa afirmação enganosa, já que ele estava muito familiarizado com a memorável historia pessoalmente descrita na epistola aos Gálatas.
São Paulo e São Lucas estão lado a lado na apoteose da Igreja Católica vista por Dante no paraíso terrestre (Purgatório, XXIX. 1333-141).


AMANHÃ: São Ciprinao teólogo da nova Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário