segunda-feira, 23 de maio de 2011

0523 SANTO ATANÁSIO

23 DE MAIO. Santo Atanásio: Organizador da  unidade da Igreja Católica.

SANTO ATANÁSIO
Saint Athanase – Athanasius, Saint
(nasceu cerca do ano 296 da nossa era, em Alexandria; morreu em 373, em Alexandria, Egito)
ESTADISTA DA IGREJA CATÓLICA TEÓLOGO DA ORTODOXIA LÍDER NACIONAL DO EGITO

Qual a  grande  contribuição  do  Catolicismo  e da  Idade  Média para o progresso da sociedade humana?

A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma com os tempos modernos. A modernidade é contada a partir dos anos 1300 com a queda do papado. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico. O Catolicismo tem uma função importante nessa etapa da evolução social: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento de associação e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
A dedicação dos gregos à filosofia e à ciência e dos romanos à política enfraqueceram o politeísmo oficial, resultando no relaxamento dos costumes. Pitágoras, os estóicos e Epicuro tentaram a reorganização da vida e dos costumes. Essa era a necessidade de regeneração moral sentida pelos gregos e pela elite de Roma. Note-se que os filósofos gregos como Platão e Aristóteles já tinham adotado o monoteísmo.
O povo judeu aspirava então à libertação do domínio sucessivo que sofreu ao ser submetido aos assírios, aos gregos e aos romanos. Afinal, um libertador divino era ardentemente esperado. O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um redentor da nação dos judeus. E quem criou a doutrina de salvação foi o filósofo e apóstolo Paulo de Tarso. Fazendo parte da elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei de Moisés e conhecedor da cultura grega. Paulo converteu-se à doutrina de Cristo para elaborar uma nova religião destinada a todos, a judeus e aos gentios, os não judeus.
O Calendário indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; a instituição política do papado, com o papa Gregório VII; os fundadores da vida nos monastérios; a última fase com seu controle e estímulo da vida moral da população e com o surgimento do protestantismo.
A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.

Ver em  0521 1  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


O sociólogo só pode estudar as importantes religiões e os deuses do passado e do presente se tiver uma nova metodologia específica. E ainda só com o pensamento laico ou cético pode fazer uma imparcial Sociologia científica das religiões. É uma condição necessária para avaliar as religiões do passado e do presente. É o pensar com a dúvida permanente e necessária do ceticismo moderno.
A visão do passado da sociedade nos ensina o quanto nós progredimos, pouco a pouco, com avanços e retrocessos, no meio de grandes dificuldades. Notamos a dúvida e o sofrimento de nossos antepassados, que aprenderam com o erro e o acerto, nas tentativas mais desastrosas, por vezes com a dor e a morte.
Na evolução cultural da sociedade, nos séculos que se seguiram à conquista pelos romanos do grande império na Europa, vamos encontrar a formação da Igreja Católica, a organização do tamanho do continente que, durante a Idade Média foi o modelo de organização para a fé religiosa, de ensino e de cultura.
Atanásio nasceu no Egito, na cidade de Alexandria. Foi um renomado conhecedor da doutrina cristã, um estadista na direção da Igreja, defendendo a doutrina contra graves erros da heresia de Arius (c.250-336), o arianismo. Arius afirmava que o Filho de Deus não era Deus, igual ao Deus-Pai. A heresia do arianismo teve muitos adeptos na época.
Nascido na cidade de Alexandria, no Egito, recebeu a educação clássica e depois foi para a famosa escola de teologia de sua cidade. Muito jovem foi ordenado diácono, servindo como secretário do bispo de Alexandria.
Teve Atanásio uma posição importante na disputa teológica que levou ao Concilio de Nicéia no ano de 325. Por toda vida opôs-se ao arianismo, que negava a divindade plena de Cristo. Defendeu, portanto a doutrina da Trindade, com Cristo filho de Deus, e também substancia de Deus.
A doutrina da divindade de Cristo se mostrou importante para o governo do Catolicismo, com os seus padres passando a falar em nome da divindade, e não apenas interpretes de um profeta puramente humano. O valor dos divinos conselhos dos religiosos sem armas dominou o poder absoluto das armas e dos reis na Idade Média.
O poder de opinião, com liberdade em relação ao poder material dos poderosos, ocorreu pela primeira vez na historia, na Europa, no consenso religioso da Idade Média. O que foi a realização da regra católica:
    “A Deus o que é de Deus, a Cezar o que é de César”.
A liberdade moderna, de nossos dias, só pode se realizar com essa liberdade de opinião, quando o poder político com a força das armas não domina a difusão das idéias, a troca de informação. A liberdade democrática é a norma mais importante na política moderna. O totalitarismo é uma tendência comum na mente dos poderosos e até dos subordinados.
Embora Atanásio fosse da Igreja Copta, a Igreja cristã do Egito, ele dirigiu, em seu tempo, a organização da unidade do governo da Igreja de Roma, que ele colocou como a sede suprema dos bispos católicos em todo mundo.
Por toda sua longa vida, foi um herói, um enérgico defensor da causa católica em luta contra o paganismo dos deuses antigos e em especial contra o arianismo, uma forte heresia contrária à divindade de Cristo. Sofreu o afastamento por vários concílios do Oriente e do Ocidente e foi cassado de seu cargo por imperadores como Constantino, por Juliano, por Valens. Viveu por 20 anos inteiros no exílio ou em fuga.
Mas morreu em paz, no ano de 373, em Alexandria. Seu corpo foi levado a Constantinopla, e mais tarde, no século 15, para Veneza.

AMANHÃ: Jerônimo o mais culto entre os padres da Igreja Católica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário