terça-feira, 24 de maio de 2011

0524 SÃO JERÔNIMO

24 DE MAIO: Jerônimo o mais culto entre os padres da Igreja Católica no calendário.

SÃO JERÔNIMO
          Eusebius Hieronymus, Jerome Saint, pseudônimo Sophronius
TEÓLOGO MAIS CULTO DOS PADRES LATINOS TRADUTOR DA VULGATA

Qual a grande  contribuição  do  Catolicismo e da  Idade  Média para o progresso da sociedade humana?

A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma com os tempos modernos. A modernidade é contada a partir dos anos 1300 com a queda do papado. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico. O Catolicismo tem uma função importante nessa etapa da evolução social: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo que é o sentimento de associação e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
A dedicação dos gregos à filosofia e à ciência e dos romanos à política enfraqueceram o politeísmo oficial, resultando no relaxamento dos costumes. Pitágoras, os estóicos e Epicuro tentaram a reorganização da vida e dos costumes. Essa era a necessidade de regeneração moral sentida pelos gregos e pela elite de Roma. Note-se que os filósofos gregos como Platão e Aristóteles já tinham adotado o monoteísmo.
O povo judeu aspirava então à libertação do domínio sucessivo que sofreu ao ser submetido aos assírios, aos gregos e aos romanos. Afinal, um libertador divino era ardentemente esperado. O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um redentor da nação dos judeus. E quem criou a doutrina de salvação foi o filósofo e apóstolo Paulo de Tarso. Fazendo parte da elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei de Moisés e conhecedor da cultura grega. Paulo foi tomado pela crença no profeta da doutrina de Cristo para elaborar uma nova religião destinada a todos, a judeus e aos gentios, os não judeus.
O Calendário indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; a instituição política do papado, com o papa Gregório VII; os fundadores da vida nos monastérios; a última fase com seu controle e estímulo da vida moral da população e com o surgimento do protestantismo.
A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.

Ver em  0521 1  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.

O conhecimento correto das religiões, dos deuses do passado e do presente bem como o julgamento dos regimes políticos exige perfeita imparcialidade. Somente com pensamento laico, cético ou secular pode o estudioso fazer o estudo da sociedade ou da política, ou seja, uma imparcial sociologia científica de previsão. O que é diferente de uma sociologia apenas descritiva. É uma condição necessária qualificar as religiões do passado e do presente por meio do ceticismo moderno. Caso contrário, o estudo sofrerá o viés da parcialidade, será uma apreciação prejudicada pelo vício no julgamento parcial.
Jerônimo nasceu de família cristã abastada, no que é hoje a Eslovênia. Foi educado inicialmente no lar, e depois, aos 12 anos foi estudar em Roma.
Nos primeiros séculos da igreja católica ocorreram muitos conflitos na interpretação dos ensinamentos dos primeiros cristãos. Era necessário criar a unidade dos fiéis em torno de uma doutrina única. Muitas variações de interpretação tinham que ser estudadas para formar um conjunto uniforme de normas religiosas.
Muitos dos mais importantes tipos de colaboradores se dedicaram a pesquisar e divulgar o conhecimento antigo dos gregos e dos romanos, em combinação com as tradições dos primeiros cristãos, recebidas por comunicação oral.
Longos anos da vida de Jerônimo foram de intensa procura de conhecimento nos textos escritos em hebraico, em grego e em latim. Muita dedicação teve que dar ao estudo dessas línguas, quase sempre só com esforço próprio. E tornou-se o mais culto entre seus companheiros na formação da igreja da Idade Média.
Escreveu Jerônimo numerosos textos, traduções e interpretações religiosas. Em especial traduziu a Bíblia para a língua latina, conhecida pelo nome de VULGATA.  Sua influencia foi muito grande na Idade Média, tornando-se um vulto de valor na instituição da unidade, na grandeza e no poder de união espiritual da fé católica medieval.
A importância do catolicismo como organização religiosa foi criar na Europa do oeste, no ocidente mais adiantado, uma cultura bem distribuída entre as nações da região. Na época, a proteção do território do império romano tornou a guerra uma atividade de defesa local dos pequenos territórios regionais. Era o feudalismo, em que o poder político ficou na mão do rico senhor do local, mas a mente de cada pessoa ficou ligada a uma doutrina geral, orientada sem violência nem opressão pelos sacerdotes membros da religião católica romana. A religião criou um sistema de ensino uniforme, sob o comando de um só chefe religioso, o Papa. A união dos povos era feita por haver a mesma opinião, a mesma crença, sem a violência das armas e da guerra.
A Idade Média então transformou o antigo império romano num conjunto de nações educadas em normas de elevação moral, e que, depois de organizado, em sua fase de apogeu, incentivou as artes, as ciências e a indústria. Os primeiros cientistas eram frades e padres cristãos. Só no fim da era medieval o teatro e as outras artes, a ciência e a indústria se tornaram seculares, saindo então dos prédios e da orientação das igrejas e dos mosteiros.
Devemos ter bem em mente que o desenvolvimento, a cultura dos tempos modernos, não poderia ser o resultado de uma época de retrocesso e de obscurantismo. O brilho da modernidade foi preparado pela diversificada educação religiosa da população na Idade Média. Portanto, temos uma dívida de gratidão para com os nossos antepassados que prepararam a sociedade moderna.


AMANHÃ: Santo Ambrósio base cultural e capacidade política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário