quarta-feira, 30 de setembro de 2015

1001c PERGOLESI: extraordinário nas óperas, suave e tocante na música religiosa

01 DE OUTUBRO.   Pergolesi: o sofrimento de Maria ao pé da cruz no Stabat Mater

PERGOLESI
Giovanni Battista Pergolesi
(nasceu em 1710, em Jesi, Itália; morreu em 1736 em Pozzuoli, Itália)

GENIAL COMPOSITOR ITALIANO NA FUNDAÇÃO DA ÓPERA MODERNA

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção

O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Nesta quarta semana estão lembrados os grandes mestres da aliança da música com o teatro. Estão representados de Palestrina até Rossini. Mas a lista não se limita aos compositores de óperas.
Ver em 0910 C   O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


PERGOLESI (1710-1736) foi um gênio precoce, nascido em Jesi, nos Estados romanos em 1710, da família Draghi, sem grandes posses. Tendo se mudado para Jesi vindo de Pérgola, a família ficou conhecida como os Pergolesi, os que vieram de Pérgola, da província de Marches, na Itália.
Ele estudou no Conservatório dei Poveri em Nápoles em 1726, onde se destacou por sua extraordinária capacidade como violinista. Em 1732 foi indicado como maestro di cappella do príncipe de Stigliano em Nápoles e escreveu uma ópera cômica, Lo frate ‘nnammorato, e uma missa, ambas bem recebidas. Em 1733 sua ópera séria Il prigionier superbo foi produzida, mas foi o intermezzo La Serva Padrona, A Empregada Feita Patroa, posta entre os atos da ópera é que obteve sucesso.
O intermezzo A Serva Patroa ficou famosa. Ela serviu como o tipo da ópera cômica, dita ópera buffa, em toda a Europa. Assim ele assim introduziu o uso de tomar temas de ópera na vida moderna tanto quanto nos tempos heróicos.
Em maio de 1734 Pergolesi foi a Roma para dirigir a execução de sua Missa em Fá. Em 1736 ele deixou Nápoles, indo para o mosteiro Capuchinho em Pozzuoli, perto de Nápoles onde ele acabou seu último trabalho, o celebrado Stabat Mater, até hoje muito executado. É baseado no poema latino “Stabat Mater Dolorosa”, descrevendo o sofrimento da Virgem Maria aos pés da cruz.
Pergolesi morreu em extrema pobreza, sofrendo grandes decepções, além da doença e do trabalho, com apenas 26 anos, em 1736, sendo enterrado na catedral de Pozzuoli.
Logo após sua morte, ele tornou-se alvo de um grande entusiasmo e, durante todo o século 18 sua merecida fama se desenvolveu muito.
A opereta Serva Padrona foi representada em Londres em dois diferentes teatros durante muitos anos. É um exemplo quase único de um sucesso que se conserva até nossos dias. A opereta é um intermezzo muito simples, sendo apresentada com dois personagens e uma orquestra de cordas. Mas é uma peça de uma graça e frescor delicioso. Um crítico disse a respeito que o lustro do gênio de Pergolesi brilha a cada gesto e o conjunto da obra tem o caráter de uma inspiração continuada.
A importância histórica de Pergolesi é grande, por ter ele tido a principal parte na fundação da ópera moderna. O seu Stabat e outras peças religiosas de uma pureza e de uma rara ternura ainda são muito executadas. Sua obra demonstra sua habilidade no controle de grandes corais e da força instrumental nos temas sérios. Também mostra sua criatividade na caracterização dos personagens cômicos.
A morte prematura de Pergolesi numa carreira tão precoce mas curta, deixou de fato uma grande obra, como impressionante sugestão do que ele poderia ter feito se tivesse vivido por mais tempo.
Seu mérito e sua fama são merecidos especialmente pelo extraordinário papel de sua ópera Serva Padrona na história da ópera e pela suavidade tocante de sua música religiosa.


AMANHÃ: O mestre nos procedimentos na ópera, com expressão e sentimento: Sacchini.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário