segunda-feira, 14 de setembro de 2015

0915 C GOETHE prodigioso teatrólogo, poeta, crítico, sábio pesquisador científico


15 DE SETEMBRO. GOETHE: idealização dos enganos e sofrimentos da dúvida moderna

GOETHE
Johann Wolfgang von Göthe, -von Goethe
(nasceu em 1749, em Frankfurt am Main, Alemanha; morreu em 1832, em Weimar, Alemanha)

NOTÁVEL SÁBIO, POETA E PENSADOR ALEMÃO AUTOR DO DRAMA DE “FAUST”

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção

O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
A primeira semana do mês do Drama Moderno compreende os autores dramáticos puros, os grandes sucessores de Shakespeare, desde Lope de Vega a Goethe. Nessa classe se encontram criadores do drama de imaginação que nos representam um mundo ideal povoado de seres fictícios. O chefe de semana é Calderon.
Ver em 0910 C   O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Goethe (1749-1832) recebeu uma boa educação de seu pai, que, aos 16 anos, o enviou para Leipzig na esperança de torná-lo um advogado. Depois foi à Universidade de Strasburgh onde encontrou o filósofo Herder (1744-1803), cujo espírito filosófico e elevada cultura muito o estimularam.
Seu pai, que era filho e neto de trabalhadores, destacou-se nas universidades, tornou-se doutor em Direito, viajou muito, colecionou obras de arte e finalmente se estabeleceu em sua cidade natal onde ele chegou a ser do conselho do império da Prússia. Era um homem de caráter enérgico, de espírito forte e severo.
A mãe de Goethe, Katharine Elisabeth Textor, filha do Bürgermeister, o prefeito de Frankfurt, era de uma sociabilidade nobre e ampla, tanto pessoal como pública, e, com sua filha Cornélia, foi sempre associada à memória do poeta. Ela colocou seu filho em contato com as mais importantes e ricas figuras da cidade.
Em 1775 Goethe foi convidado por Karl August, o jovem duque de Weimar, para residir em sua corte. Uma sólida amizade, de nobre caráter, se formou entre os dois, e, com todas as formas de uma subordinação respeitosa, Goethe fez a administração do ducado por um longo período. Ali ele encontrou Wieland (1733-1813), conhecido poeta. Herder chegou pouco tempo depois e se tornou o principal orador da corte e, em 1799, o poeta Schiller (1759-1805) veio ali morar. Weimar veio a ser, por alguns anos, o centro da cultura alemã e o mais importante da Europa depois do fim da Revolução Francesa.
Goethe, a partir de 1794, com a ajuda de Schiller, decidiu se dedicar à obra que lhe pareceu a mais importante, que é a manifestação de um objetivo mais elevado da vida e do pensar, através da arte ideal, em especial por meio do teatro e do ideal de unidade pela ciência.
Ele escreveu vários poemas dramáticos, como Goetz de Berlinchingen em 1771, Egmont em 1787 e Tasso em 1789. O Faust já estava em começo, mas longe de ser terminado. As peças teatrais de Lessing e de Schiller foram compostas em Weimar, sofrendo a rigorosa revisão de Goethe.
O plano de Goethe em Weimar era fazer representar as obras-primas de todos os gêneros e de todos os países, no que elas tinham de excelentes. Foi assim que ele colocou em cena várias peças de Voltaire, Racine, de Shakespeare e de Calderon. Mas Goethe continuava a trabalhar nas duas obras que ocuparam a maior parte de sua vida: Wilhelm Meister e o Faust. Essa fase de sua vida foi apenas o começo.
A riqueza da obra de Goethe não pode ser resumida em poucas linhas. O resultado de seu prodigioso trabalho são centenas de peças teatrais, de poemas, de crítica, de pesquisa científica. Foi o mais sábio dos poetas, com largo conhecimento enciclopédico.
No começo de sua vida, dois dos grandes pensadores modernos, Espinosa e Diderot exerceram sobre ele uma grande influência. Ele tomou um vivo ardor pela pesquisa em biologia, então uma ciência nova e em desenvolvimento, ficando na frente dos investigadores que mostraram que as formas de vida vegetal e animal procediam de uma evolução gradual e não por uma criação mágica, brusca.
Em resumo, o objetivo da vida de Goethe foi a desenvolver a cultura em seu sentido mais amplo e profundo. Escolher o melhor em tudo e rejeitar o medíocre e o inferior, esse o que desejava para ele e para o mundo. Claramente Goethe procurou esse fim, apesar das tempestades da paixão, com uma independência completa de preconceitos de crença ou de estreito nacionalismo, reconhecendo os limites da vida humana e sua insuficiência.
O drama do Faust, a obra-prima de sua vida inteira, mostra o resumo de sua experiência extraordinária. E mostra uma idealização dos dolorosos enganos e sofrimentos da dúvida que se estabelece no ceticismo da modernidade.

AMANHÃ: Uma sublime arte, visão psicológica e seu padrão moral: Calderon de la Barca.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário