quinta-feira, 1 de outubro de 2015

1002c SACCHINI: alta reputação européia na arte com óperas e peças sacras

02 DE OUTUBRO.   Sacchini: expressão e sentimento com judiciosa elegância

SACCHINI
Antonio Maria Gasparo Gioacchino Sacchini
(nasceu em 1734, em Pozzuoli, Itália; morreu em 1786, em Paris, França)

FECUNDO E ELEGANTE COMPOSITOR ITALIANO DE ÓPERA

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção

O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Nesta quarta semana estão lembrados os grandes mestres da aliança da música com o teatro. Estão representados de Palestrina até Rossini. Mas a lista não se limita aos compositores de óperas.
Ver em 0910 C   O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

SACCHINI (1734-1786) foi um compositor aplaudido. Nasceu em Pozzuoli, perto de Nápoles, em 1734, filho de um pescador pobre.
O compositor de obras sacras Francesco Durante (1684-1755), ouviu Sacchini cantando nas areias da praia e resolveu fazê-lo estudar no Conservatório di Sant’Onofrio em Nápoles. Niccolò Piccinni (1728-1800) e Durante lhe ensinaram composição e Nicola Fiorenza ensinou violino. Durante, que muito estimava o jovem, previu que ele seria o melhor compositor do século.
O intermezzo Fra Donato foi escrito para o teatro do Conservatório em 1756. A primeira opera séria de Saccini foi produzida em Roma, em 1762 seguida por muitas outras, quase todas fazendo sucesso.
Em 1722 Sacchini transferiu-se para Londres, onde ficou por 10 anos. Durante 20 anos ele percorreu várias cidades da Itália e da Alemanha como compositor, como diretor de teatro e de academias de música.
Em 1782 ele se estabeleceu em Paris, onde sua alta reputação em toda a Europa produziu uma recepção entusiástica. O imperador Joseph II de Roma apresentou-o à rainha Maria Antonieta, que lhe recebeu oferecendo-lhe ajuda.
A inveja, as intrigas e a hostilidade dos seus rivais o acompanharam na França, como ocorreu na Itália e na Inglaterra. As decepções e as preocupações o conduziram a uma morte antecipada. Morreu em Paris em 1786 na idade de 52 anos.
Sacchini deixou mais de 40 óperas e uma grande quantidade de peças religiosas, oratórios, música vocal e sagrada. Sua peça Edipe permaneceu por longo tempo no repertório de todos os teatros da Europa. Na história da arte ele figura como um compositor gracioso, elegante e judicioso.
Sacchini foi uma figura de maior destaque na opera seria no final dos anos 1700, século 18. Ele foi um mestre de fato dos procedimentos na ópera e em especial quando se trata de compor para um tipo de voz especial. Sua obra é cheia de expressão e de um sentimento teatral verdadeiro e puro.


AMANHÃ: Um músico de origem alemã criou a ópera nacional da França: Gluck.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário