terça-feira, 6 de outubro de 2015

1006c BELLINI: emoção humana na expressão teatral com a pura melodia

06 DE OUTUBRO. Vicenzo Bellini a doçura da melodia na voz do canto de ópera

BELLINI
Vincenzo Bellini
(nasceu em 1801, em Catânia, na Sicília; morreu em 1835, em Paris)

COMPOSITOR ITALIANO CRIADOR DE ESTILO VOCAL ÁGIL E PRECISO NA ÓPERA

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção

O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Nesta quarta semana estão lembrados os grandes mestres da aliança da música com o teatro. Estão representados de Palestrina até Rossini. Mas a lista não se limita aos compositores de óperas.
Ver em 0910 C   O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


BELLINI (1801-1835) era filho de um organista de Catânia, na Sicília. Nasceu em 1801 aprendendo música com seu pai e depois no Conservatório de Nápoles, onde teve por colegas Donizetti e Mercadante.
Desde sua juventude ele chamou a atenção do diretor do teatro Scala de Milão e do San Carlo em Nápoles.
Sua primeira ópera Bianca e Fernando foi escrita em 1826, quando tinha 25 anos. No ano seguinte e fez a ópera o Pirata, em Milão. Seu primeiro grande sucesso em toda a Europa foi a Sonambula, que foi produzida em 1831, uma obra-prima ainda representada e preferida pelas cantoras, escolhida em sucessão de cada prima donna.
Ainda no mesmo ano, escreveu a ópera Norma, seu grande triunfo. Em 1834 Bellini foi a Paris, onde ele teve Rossini como amigo e protetor. Por seu conselho compôs I puritani di Scozia, Os Puritanos da Escócia. Essa ópera foi a última de suas nove obras. Embora o libreto fosse inadequado, Bellini conseguiu tornar a composição, em muitos aspectos, sua mais ambiciosa e bela peça operística.
Pouco tempo depois foi vítima da disenteria com delírio, morrendo em setembro de 1835. Ele foi enterrado no Cemitério do Père-Lachaise, mas seus restos foram depois levados para a Sicília, para sua terra natal.
Várias das óperas de Bellini são representadas continuamente em todos os teatros do velho e do novo mundo. São caracterizadas por uma doçura singular de melodia e uma grande pureza de sentimento. São repletas de árias de grande força emocional.
Bellini é um dos mais precoces entre os grandes compositores e durante toda a vida gozou de uma entusiástica admiração. O prazer com que toda a Europa recebeu suas óperas resultou, em grande parte, de serem interpretadas por alguns dos mais maravilhosos artistas da época moderna, entre as grandes cantoras são citadas Rubini, Tamburini, Malibran, Pasta, Grisi e Lablanche.
Bellini tinha uma especial habilidade para criar em suas óperas melodias para canto dotadas ao mesmo tempo de puro estilo e de ardente comunicação sensual. Sua influência alcançou muitos compositores de ópera como Richard Wagner. Também inspirou autores de peças musicais de instrumentação como Chopin e Liszt.
Bellini será sempre lembrado pelo encanto e elegância de sua melodia luminosa e radiante para a voz no canto de ópera.
O grande mérito de Bellini reside na sua melodia pura e simples, aliada ao drama lírico como sincera expressão da emoção humana.


AMANHÃ: A pura melodia com uma completa harmonia: Mozart.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário