sexta-feira, 10 de abril de 2015

0412 C ERATÓSTENES a esfera armilar instrumento usado até o ano 1600

12 DE ABRIL. Eratóstenes: o calculo da cirnunferência da terra

ERATÓSTENES
Eratosthène, Eratosthenes of Cyrene
(nasceu cerca do ano 270 antes da nossa era, em Cyrene, norte da África, hoje Líbia; morreu cerca do ano 190, em Alexandria, Egito)

PENSADOR E ASTRÔNOMO GREGO FUNDADOR DA ASTRONOMIA CIENTÍFICA

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.



ERATÓSTENES (270-190 aC) é considerado por importantes pensadores como o fundador da Astronomia científica por ter instalado num dos observatórios de Alexandria esferas armilares com círculos feitos de metal representando os meridianos, o equador e os solstícios de inverno e de verão. Esse instrumento de astronomia foi inventado por ele e foi usado até os anos 1600 na Europa.
A obra principal de Eratóstenes é seu ensaio para determinar, pela observação astronômica, as dimensões da terra. O método que usou era perfeitamente simples e exato. Em dois pontos da superfície da terra colocados sobre o mesmo meridiano e sendo a distância de um lugar até o outro conhecida, ele propôs observar ao meio dia, em cada ponto, a distância do sol ao zênite. Sabe-se que no mesmo meridiano a hora é a mesma para os dois lugares, já que o meridiano é a linha que liga o polo norte ao polo sul, perpendicular ao equador. O zênite do lugar é o ponto da esfera celeste que corresponde a uma linha vertical do lugar. De fato Eratóstenes mediu o ângulo que separava o raio solar incidente de uma linha vertical.
Alexandria e Syene, hoje Aswan, no interior do Egito, foram os dois pontos escolhidos. Sabia-se que em Syene no solsticio de verão, o sol brilhava na vertical, entrando até o fundo dos poços, o que significava que o raio solar ficava na vertical, ou seja, o ângulo que formava com o zênite era zero.
Em Alexandria, no mesmo momento, a distância do raio solar até o zênite era um cinqüenta avos da circunferência ou 1/50, que calculado por 360 graus da circunferência divididos por 50, dá 7 graus e 12 segundos. Esse resultado indicava que a distância entre Syene e Alexandria, avaliada pelos agrimensores de Alexandria em 5.000 stadias, corresponderiam a 1/50 da circunferência da terra, supondo a terra esférica. A circunferência seria então 50 vezes as 5.000 stadias.
No entanto, deve-se notar que os dois pontos escolhidos não estão exatamente no mesmo meridiano e que não sabemos com precisão o valor da stadia, que foi a unidade empregada. O resultado foi prejudicado, indicando um erro para mais de perto de 15 por cento. Mas a importância do cálculo reside inteiramente no valor do método empregado.
Eratóstenes fez uma observação mais exata da distância entre os trópicos, ou seja, da obliqüidade da eclítica do que seus antecessores. Esse ângulo é a inclinação do eixo de rotação da terra em relação à sua órbita. Ele achou o valor de 47 graus e 40 minutos usando os instrumentos gregos disponíveis, pouco precisos, graduados até um sexto de grau. Mais tarde os árabes empregaram instrumentos mais precisos.
Eratóstenes também produziu um catalogo das 675 estrelas fixas. Um importante trabalho foi o seu tratado sistemático de Geografia. Foi ele que deu esse nome à ciência. Leva o seu nome o Crivo de Eratótenes, um método simples para determinar os números primos. Na velhice ficou inteiramente cego, morrendo em Alexandria pelo suicídio feito pela inanição voluntária.
Fazendo o emprego da Astronomia para a determinação da grandeza da terra, Eratóstenes procurou fixar pelo mesmo método os limites da superfície habitável do planeta. Usando suas próprias palavras, seria “para corrigir a velha carta geográfica.”
Eratóstenes, com suas descobertas, mostrou que o clima, as estações do ano, o dia e a noite, a divisão do tempo dependiam das condições de latitude e de longitude. Foi um golpe mortal ao sistema de lendas religiosas absolutas, mostrando que todas essas noções eram relativas, relacionadas, científicas, não havendo lugar para as afirmações fantasiosas arbitrárias.


AMANHÃ: Ptolomeu e seu Almageste, o maior, completo.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário