quarta-feira, 1 de abril de 2015

0401 C HIPÓCRATES a sinergia das funções biológicas e o meio ambiente


ABRIL 01. Hipócrates: observação sem preconceitos e pesquisa dos fenômenos da doença

HIPÓCRATES
Hippocrates
(nasceu cerca do ano 460 antes da nossa era, na ilha de Kos, na Grécia; morreu em 377, na Larissa, Tessália, na Grécia)

MAIOR MÉDICO DA GRÉCIA ANTIGA PAI DA MEDICINA

ABSTRAÇÃO
AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares. A filosofia ficou sem maior desenvolvimento.
As leis abstratas são infalíveis. Como Tales disse, quer os deuses queiram, quer os deuses não queiram.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram o estudo abstrato dos fenômenos dos seres, pelo estudo de suas propriedades, dos acontecimentos, das ocorrências.
Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar de modo abstrato após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos.
A primeira semana do mês de Arquimedes consagra os sábios que pesquisaram a medicina e os conhecimentos biológicos preliminares que resultaram dessas pesquisas. Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina.
A presidência da semana é de Hipócrates.

Ver o Quadro 0326 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento biológico na antiguidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


HIPÓCRATES (460-377 aC) nasceu na ilha de Kos, uma das Esporades, perto da costa da Carie, na Grécia. Ele pertencia a uma família cujos membros praticavam a arte médica durante várias gerações, como sacerdotes do deus Asclepios. Viajou muito e residiu algum tempo na corte do rei Perdiccas da Macedônia. Seu avô tinha também o nome de Hipócrates e também vários de seus descendentes. Essa é a razão por atribuir a ele muitas obras que não são de sua autoria. Mas o julgamento unânime dos estudiosos lhe dá merecida fama.
Na Grécia, como em todos os lugares, a medicina teve uma origem religiosa. Uma casta de sacerdotes-médicos que descendiam de um herói da lenda ou de um deus Asclepios, em latim Esculapius, estava espalhada nas ilhas e no continente grego durante os séculos que vão entre Homero e Ésquilo. Os templos de Esculápio eram os hospitais da Grécia. Áreas especiais serviam ao parto das mulheres grávidas e de lugar para o tratamento dos doentes. O tratamento consistia no uso de remédios físicos e morais. Poções simples para ação sobre a pele e músculos eram combinados com o jejum e a oração. Nas religiões os médicos eram os sacerdotes, como os curandeiros da feitiçaria, no fetichismo antigo.
Herdeiro duma grande massa de conhecimentos teocráticos antigos, Hipócrates foi levado a empregar o novo espírito positivo que, depois de um século, impregnou todo o mundo grego: o espírito de observação sem preconceitos e de pesquisa exata das leis naturais e dos fatos gerais aplicados aos fenômenos da doença. É significativo que ele renegue a doutrina de que uma certa doença seja especialmente de origem divina. Ele afirma que nenhuma é mais divina que a outra. Todas o são e todas são sujeitas à sua própria lei de desenvolvimento.
A glória de Hipócrates foi escapar do círculo vicioso da falta de uma teoria para guiar a pesquisa que deve gerar a teoria. Ele seguiu uma longa série de observações delicadas e bem conduzidas, guiadas por duas idéias profundamente positivas: a sinergia ou concurso das funções e a ação do meio sobre o organismo.
Hipócrates procurava estabelecer a prognose, isto é, uma previsão do curso que a doença sempre acontece. O seu Tratado do prognóstico mostra essa intenção de prever para agir. O médico, diz ele, que prevê o caminho da doença a partir da condição presente do doente dirige melhor a cura e esse praticante merece confiança. Essa confiança era de uma importância fundamental, porque, de acordo com o primeiro de seus aforismas, “Não é suficiente ao médico fazer o que ele julga bom, é necessário que ele o faça de modo que o paciente, o enfermeiro e todas as circunstâncias ambientes possam colaborar com ele”.
Todo esse livro protesta contra o excesso de especialismo. Ele coloca a prognose antes do diagnóstico. É de grande importância de ter presente ao espírito de unidade essencial da doença, de medir sua intensidade, de ter em conta a constituição pessoal e as circunstâncias ambientes. Foi o que Hipócrates ensinou aos médicos.
Hipócrates deixou uma obra-prima sobre o meio ambiente: seu Tratado do ar, da água e dos lugares. É um estudo do clima no sentido mais extenso, contendo um conjunto de considerável de belas e sábias observações sobre o ar e os ventos dominantes, sobre a luz do sol, água, solo; sobre a influência das estações e da vegetação dominante. Contém observações sobre as tendências físicas dos diferentes povos da Europa e da Ásia, que uma vez formadas por essas influências, se perpetuam por hereditariedade.
Os livros atribuídos a Hipócrates são os Aforismas, os Prognósticos, Epidêmicas, Do regime na doença aguda, o tratado sobre O ar, a água e os lugares e um livro sobre os Ferimentos na cabeça. Quanto ao Juramento Hipocrático exigido a todos os membros do corpo médico, há consenso em lhe atribuir a autoria. Para ser admitido o candidato jurava por Apolo e por Esculápio de dar um respeito filial a seu mestre; de dividir seu saber com seus companheiros; de ter na casa do doente uma conduta irrepreensível e de jamais divulgar um segredo.
Hipócrates, por sua ampla concepção dos fenômenos mórbidos, não só fundou a arte médica, então livrando-a dos obstáculos religiosos teocráticos e destinando-a para ter um papel tão importante na civilização ocidental. Além disso, preparou o caminho para o estudo científico da vida que logo seria fundado por Aristóteles e continuado pela grande escola de Alexandria em sua Biblioteca.


AMANHÃ: A memorável Geometria de Euclides.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário