sexta-feira, 10 de abril de 2015

0410 C PÍTEAS dificuldde da inteligência humana para conhecer e medir o planeta Terra

ABRIL 10. Píteas: o cálculo astronômico da Geografia terrestre

PÍTEAS
Pytheas
(nasceu cerca do ano 330 antes da nossa era, em Massalia (Marselha), na Gália (França);
morreu em 280)

NAVEGADOR, MATEMÁTICO, ASTRÔNOMO EXPLORADOR DO NORTE DA EUROPA

AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL.       INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram as primeiras leis  abstratas infalíveis dos fenômenos dos seres, por suas propriedades, seus acontecimentos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou pela experiência que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos só após a astrolatria.
A terceira semana do mês de Arquimedes mostra os mais destacados astrônomos da Grécia e da Arábia. Foi na época em que a Astronomia, deixando de ser apenas um registro de observações dos astros, tornou-se uma ciência abstrata infalível. Somente com a abstração e as leis abstratas foi possível, pela primeira vez no mundo realizar uma previsão dos acontecimentos astronômicos futuros: a previsão infalível, segura.    Positiva, infalível.
No posto de chefe de semana está Hiparco no domingo que encerra a semana.
Ver o Quadro 0326 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento cientifico na antiguidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



PÍTEAS (410-280 aC) nasceu em Massíilia, na Gália, hoje Marselha, na França. Massilia era então uma colônia grega. Ele deixou uma obra importante, onde faz a descrição de suas viagens ao oeste da Europa, o que temos conhecimento pelo que é contado na obra sistemática de Estrabão. Também Políbio e Plínio fazem menção às viagens de Píteas.
Ele acrescentou muito ao conhecimento de seu tempo no tocante às costas do oceano Atlântico e traçou com uma precisão notável a costa ocidental da Espanha e da Gália, hoje França, até a foz do rio que ele chamou de Tanais, mas que provavelmente era o rio Elba. Pensou-se, de acordo com sua descrição do âmbar, que ele tivesse entrado no mar Báltico. No entanto, como se encontrava âmbar na Idade Média em grande quantidade na costa da Alemanha, não se tem uma prova suficiente de que Píteas tenha chegado ao mar Báltico. Ele foi um dos primeiros exploradores da Grã-Bretanha. Ele exagerou o seu tamanho, dando um comprimento de sua costa em 4.000 milhas. Navegando seis dias na direção do norte, ele chegou até a ilha de Thule, onde hoje é o noroeste da Groenlândia.
Píteas indicou com acerto o grande promontório que existe na Bretanha. Em todas as suas afirmações ele dá indicações de descrever as viagens de acordo com suas próprias observações. Ele nota o desaparecimento gradual de certas espécies de grãos para a alimentação à medida que o viajante avança na direção do norte. Ele verifica o uso de licores fabricados com o trigo fermentado e com o mel, da batedura para tirar os grãos do trigo nos celeiros e não a céu aberto,
como era feito nos países mais secos e mais quentes.
A colocação de Píteas no calendário histórico na semana de Hiparco com astrônomos é devido ao fato de que ele começou a aplicar a nova ciência da Astronomia abstrata dos fenômenos para determinar com exatidão a superfície da terra, ou seja, a aplicá-la à Geografia, que é uma ciência descritiva, concreta. Ao observar a altitude do sol em Marselha, ao meio dia no solstício do verão, ele calculou a latitude dessa cidade, ou seja, a distância dela até a linha do equador com uma precisão quase perfeita. Ele pensou que Marselha estivesse na mesma latitude de Bizâncio, com um engano de mais de dois graus. Mas, pelo menos, ele fez o primeiro passo para a geografia de precisão maior, pela instituição de um paralelo de latitude.
Pítias fez notar a diferença crescente entre a duração do dia e da noite nos solstícios, à medida que o viajante se aproxima do norte da terra e fala da ilha de Thule como situada numa região onde o dia no verão e a noite no inverno dura vinte e quatro horas, como ocorre no círculo ártico. Também notou que as marés do oceano Atlântico dependiam das fases da lua.
Píteas tornou-se dessa forma um grande pensador colaborando na evolução da Astronomia e da Geografia no mundo antigo. Sua memória nos lembra a dificuldade da inteligência humana em conhecer o planeta terra, para mais tarde poder melhor habitá-la. O que foi feito com muito esforço de toda a sociedade, por nossos antepassados.


AMANHÃ: Aristarco de Samos importante astrônomo de Alexandria.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário