sexta-feira, 10 de abril de 2015

0409 C EUDÓXIO DE CNIDO importante progresso da geometria e da astronomia

09 DE ABRIL. Eudóxio de Cnido:  o cálculo do volume da pirâmide comprovado

EUDÓXIO DE CNIDO
Eudoxus de Cnidus
(nasceu cerca do ano 400 antes da nossa era, em Cnidos, Ásia Menor; morreu cerca de 350,
em Cnido)

MATEMÁTICO E ASTRÔNOMO GREGO DA OBSERVAÇÃO COMO BASE DA CIÊNCIA

AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL.       INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram as primeiras leis  abstratas infalíveis dos fenômenos dos seres, por suas propriedades, seus acontecimentos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou pela experiência que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos só após a astrolatria.
A terceira semana do mês de Arquimedes mostra os mais destacados astrônomos da Grécia e da Arábia. Foi na época em que a Astronomia, deixando de ser apenas um registro de observações dos astros, tornou-se uma ciência abstrata infalível. Somente com a abstração e as leis abstratas foi possível, pela primeira vez no mundo realizar uma previsão dos acontecimentos astronômicos futuros: a previsão infalível, segura.    Positiva, infalível.
No posto de chefe de semana está Hiparco no domingo que encerra a semana.
Ver o Quadro 0326 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento cientifico na antiguidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



EUDÓXIO DE CNIDO (400-350 aC) estudou matemática com Arquitas, o pitagórico. Na sua juventude ele visitou Atenas onde ficou por dois meses para seguir as lições de Platão e de outros filósofos. Viajou em seguida para o Egito onde compôs sua obra OKTAËTERIS sobre a correspondência das revoluções do sol e da lua. Depois se fixou em Cyzicus onde fundou uma escola de Geometria e de Astronomia.
No ponto mais alto de sua fama ele fez uma segunda visita a Atenas, acompanhado de grande número de seus alunos. Encontrou-se com Aristóteles, que no seu tratado da ÉTICA, a ele se refere elogiosamente por seu caráter moral.
Os livros escritos por Eudóxio foram perdidos, mas os títulos de dois de seus tratados de Astronomia foram conservados: ESPELHO e PHENOMENOS. No poema de Aratus são reproduzidos esses dois livros. Nesses tratados Eudóxio forma uma carta mostrando as estrelas de seu levantar a seu deitar, estabelecendo a determinação do trajeto preciso do sol no céu na linha do equador.
Para representar os movimentos aparentes do sol e dos planetas, ele inventou um sistema complicado de esferas movendo-se simultaneamente com velocidades desiguais. Essa hipótese mereceu a zombaria de alguns na época. Mas ela foi mais tarde desenvolvida e modificada por Apolônio, Hiparco e Ptolomeu.
Como geômetra, Eudóxio tem um papel muito importante no progresso da ciência. Muito do que Euclides fez foi colocar em ordem o que foi descoberto por Eudóxio. Arquimedes, numa de suas cartas, declara ter Eudóxio provado que a pirâmide tem o volume de um terço do prisma de mesma base e mesma altura e o mesmo para o cone, que tem um terço do volume do cilindro de mesma base e mesma altura. Arquimedes afirma que Eudóxio empregou para essa determinação o mesmo método que ele usou para a descoberta da área da parábola, o método da exaustão.
A obra de Eudóxio marca o tempo em que a filosofia se separa da ciência, em que os filósofos não serão mais cientistas e os cientistas não mais serão filósofos devido ao crescimento das suas especialidades. Também a partir desse momento as duas ciências, a matemática e a astronomia foram desenvolvidas por pensadores diferentes.


AMANHÃ: Píteas faz o cálculo astronômico da Geografia terrestre.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário