terça-feira, 23 de dezembro de 2014

1224 C HARVEY o músculo do coração faz circular o sangue no corpo inteiro

DEZEMBRO 24. Harvey,  aforismo:  OMNE VIVUM EX OVO, todo ser vivo vem do ovo.

HARVEY
William Harvey
(nasceu em 1578, em Folkestone, Kent, Inglaterra: morreu em 1657, em Londres)

MÉDICO INGLÊS DESCOBRIDOR DA MECÂNICA DA CIRCULAÇÃO DO SANGUE

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
ESTA QUARTA SEMANA apresenta a Biologia em Harvey e nos sucessores. Encontram-se Boerhaave e Sthal, os chefes respectivos da escola mecânica e da escola espiritualista em Biologia. Lineu e Bernard Jussieu lembram os principais problemas em relação às classificações dos seres vivos. Lamarck e Blainville que alargaram o horizonte do Método Comparativo nos fenômenos da vida. Broussais, que fez a integração da Patologia na Fisiologia.
Gall preside esta semana como o primeiro investigador do grande problema biológico das funções cerebrais, que faz a passagem da ciência dos seres vivos a Biologia para as Ciências Humanas abstratas da Sociologia e da Psicologia.
Ver em 1203 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


HARVEY (1578-1657) nasceu em Kent, Inglaterra numa família de comerciantes. Estudou em Canterbury e depois na Universidade de Cambridge, graduando-se em 1597. Em seguida foi para a Universidade de Pádua na Itália, então considerada a melhor escola de medicina da Europa. Em Pádua ele completou o doutorado em medicina em 1602. Em Bolonha, Pádua e Pisa o estudo da anatomia humana era feito com uma atenção extraordinária.
Em Pádua ele estudou com o famoso professor anatomista Hieronymus Fabricius d’Acquapendente, que havia pesquisado as válvulas das veias que produzem o direcionamento do movimento do sangue.
Em 1604 Harvey tornou-se membro do Colégio Médico. Foi para Londres e contou, entre outros famosos, com Sir Francis Bacon como um de seus clientes na prática médica. Em 1615 ficou encarregado do curso de anatomia e cirurgia no Colégio Médico, onde expôs pela primeira vez sua teoria sobre a circulação do sangue, que só publicou em 1628. Essa obra, que foi uma importante contribuição científica, recebeu o nome de Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis in Animalibus, Exercício Anatômico sobre o movimento do coração e do sangue nos animais.
A descoberta de Harvey foi precedida de outras no mesmo assunto. Deve-se ver nesses ensaios de erro-e-acerto a dificuldade da inteligência humana e até mesmo a sua fraqueza, na busca da explicação e representação dos fenômenos do mundo. O conhecimento humano tem que ser acumulado pouco a pouco, já que a mente do homem não consegue descobrir como se dão os acontecimentos pela observação direta dos fatos. O saber maravilhoso obtido nos tempos recentes foi o resultado da coleção de muitos e diferentes estudiosos, por muitos anos, por muitos séculos. Portanto, o progresso da inteligência é muito lento, deixando ver sua enorme fraqueza, uma insuficiente capacidade de captar o funcionamento do mundo. É a pobreza mental dos humanos que exige enormes esforços de pesquisa para conseguir a leitura do grande livro da natureza. Esse esforço espetacular da associação dos homens torna a história do saber um maravilhoso romance intelectual, com um final feliz.
Sabe-se que, em 1553 Michel Servet tinha já descrito a circulação do sangue do lado direito do coração, através dos pulmões, para o lado esquerdo. Ele já conhecia a mudança de cor do sangue de vermelho escuro para vermelho vivo, que se fazia nos pulmões e sabia que o sangue era purificado dos seus “vapores fuliginosos” pela respiração. Outros estudiosos, como Realdo Colombo em 1559 e Cesalpino d’Arezzo continuaram a estudar o coração e as veias. Mas foi Harvey que, aproveitando os estudos anteriores e por suas pesquisas cuidadosas, pela primeira vez comprovou como o músculo do coração fazia circular o sangue no corpo inteiro. Ele chegou à sua descoberta por uma série de dissecações e pelo estudo do movimento do coração e do sangue nos animais vivos. Foi a primeira introdução em biologia das leis da mecânica, a ciência abstrata dos movimentos.
Harvey foi um dos médicos da corte dos reis James I e Charles I. O rei Charles se interessou muito por suas descobertas e em suas pesquisas, permitindo que prosseguisse com o difícil estudo da embriologia e da reprodução de animais em Hampton. Em 1651 ele publicou sua grande obra sobre a reprodução animal, os Exercitationes de Generatione Animalium, Exercícios anatômicos sobre a geração dos animais. Ali ele coloca muito da história da ciência. Ele estudou a embriologia dos animais, rejeitando a noção de Aristóteles de que o sangue da menstruação tivesse parte na formação do feto.
O grande aforismo de Harvey, OMNE VIVUM EX OVO, Todo ser vivo vem do ovo, é correto para os animais superiores. Para todos os animais, como para os organismos mais simples, que se reproduzem sem ovo, o texto deve ser modificado para OMNE VIVUM EX VIVO, Todo ser vivo vem de um ser vivo, que tem validade geral como uma das leis fundamentais da Biologia sistemática.
As observações precisas de Harvey estabeleceram um padrão para as futuras pesquisas na Biologia.
Ele morreu em 1657, aos 79 anos, em Londres.

AMANHÃ: BOERHAAVE famoso por iniciar a prática médica junto ao leito dos enfermos.




GRATIS. Leia a biografia postada em cada dia da semana no Blog de nome
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
Encontre-o pela pesquisa desse nome no Google.

O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas dos anos anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário