quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

0102 C HÉRCULES o herói e sua longa e instrutiva historia mitológica

JANEIRO 02. Hércules: sem armas matou um leão com as próprias mãos 
HÉRCULES
Herakles, em grego. Hercules em latim
(figura da lenda na religião politeísta dos gregos antigos)

HERÓI NACIONAL DA GRÉCIA O MAIS FAMOSO NA MITOLOGIA DA ANTIGUIDADE

ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.
Esta primeira semana do ano é consagrada à teocracia
modificada na Grécia e em Roma. É novo tipo de teocracia sem castas do politeísmo em que o governo total, das opiniões e dos atos é dominado
pelos militares, os guerreiros, e não pelos sacerdotes dos deuses, como na duradoura e estável teocracia oriental.
O tipo principal da semana é o sacerdote-rei Numa.

HÉRCULES, o herói grego famoso por sua força e coragem, era filho natural do deus principal Zeus e de Alcmene, mulher do general Amphitryon de Tebas. A esposa de Zeus, Hera, por ciúmes, resolveu matar o filho de seu marido infiel com outra mulher. Logo que Hércules nasceu, ela colocou junto dele duas grandes serpentes para destruí-lo. Hércules, embora um pequeno bebê, já mostrando sua força, estrangulou as cobras, salvando-se.
O nome de Hércules é a forma latinizada do herói nacional dos gregos antigos, Herakles. Um personagem real deve ter sido a base para a longa e instrutiva história mitológica de Hércules. Assim como o semi-deus Prometeu, ele é representado na lenda como se opondo a algumas das divindades superiores, como contra Apolo e contra Hera (ou Juno, mulher de Zeus ou Júpiter, deus dos deuses). Também como Prometeu, Hércules sofreu vinganças e sofrimentos como castigo por ter trabalhado a favor da humanidade.
Na sua juventude, Hércules teria matado um leão com suas próprias mãos, sem armas. Ele passou a usar a pele do animal como roupa e a cabeça do leão como proteção da cabeça. Hércules conquistou uma tribo que exigia o pagamento de tributos por Tebas. Como recompensa, ganhou em casamento a mão de Megara, princesa real de Tebas. Dessa união ele teve três filhos. O ódio sem fim da deusa Hera ou Juno lançou uma praga na forma de um ataque de loucura sobre Hércules, durante o qual ele matou a mulher e os filhos.
Tomado de horror e remorso, Hércules tentou o suicídio, mas o oráculo em Delphi disse que ele iria na verdade pagar seu erro tornando-se servo de seu primo Euristeu, rei de Mecena. Eristeu, sob as ordens de Hera, estabeleceu como penalidade que Hércules realizasse 12 penosos e difíceis serviços. Famosos são os “12 Trabalhos de Hércules”.
Esses trabalhos foram: matar o leão de Nemeia; matar a hidra de nove cabeças de Lerna; capturar o cervo de Arcádia; capturar o porco selvagem do Monte Erimanto; limpar num só dia, os estábulos do rei Auga de Elis; Matar os pássaros carnívoros de Stifália; a prisão do touro selvagem da ilha de Creta; a captura das éguas assassinas do rei Diomedes de Bistones; tomar o cinturão da rainha Hipolita, rainha das Amazonas; tomar o gado do gigante de 3 corpos Gerion, que governava a ilha de Eritéia; trazer as maçãs de ouro das mãos das Hespérides; e perseguir e tomar o cão de 3 cabeças Cerberus, guardião dos portões do inferno.
Esses famosos feitos heróicos de Hércules estão ligados, sob diversos aspectos, ao progresso da civilização humana e Hércules, quando associado à expedição dos Argonautas, figura como um pioneiro das conquistas marítimas dos gregos. Que são vitórias importantes no papel grego de libertadores da civilização humanas do cruel regime sacerdotal da teocracia oriental.
A lenda de Hércules é uma forma dos gregos para o deus do sol de Tiro e o culto de Heracles em Corinto e em outros lugares. As colunas de Hércules e os numerosos portos do litoral com o nome de Heracles, representam traços das expedições náuticas feitas pelos fenícios.
Nas lutas atléticas dos gregos, Hércules foi um dos fundadores dessa atividade que realizou e conservou a coesão da sociedade helênica. Em muitas das suas representações, Hércules é representado como o benfeitor da agricultura, realizando a drenagem dos terrenos alagados, dos pântanos e exterminando os animais nocivos.
O politeísmo da época era vivido como se os deuses viessem à terra e qualquer pessoa podia ser tomada como o deus vivo entre os homens. Os deuses estavam sinceramente presentes na vida diária do povo, com todas as virtudes e todos os vícios humanos. Na forma do deus da Força, tendo assistido ao primeiro sítio de Troia, Hércules se tornou o grande herói da nação grega tanto na guerra como na paz.

AMANHÃ: Os mistérios dos ritos religiosos ligados ao culto do deus Dionísio: ORFEU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário