quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

1218 C PRIESTLEY original em química e na fé do progresso da sociedade humana

DEZEMBRO 18. Priestley: a descobriu o oxigênio e muitos outros gases

PRIESTLEY
Joseph Priestley
(nasceu em 1733, Yorkshire, Inglaterra; morreu em 1804, em Northumberland, Pensinvânia, Estados Unidos)

QUÍMICO INGLÊS CIENTISTA EXPERIMENTAL DESCOBRIDOR DO OXIGÊNIO

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Esta terceira semana do mês mostra os grandes cientistas do desenvolvimento da Química como ciência experimental positiva nos anos 1700 e 1800, nos séculos XVIII e XIX. A Química científicaabstrata, mais complexa, só poderia se desenvolver após a criação nos anos anteriores da ciência Física, com fenômenos mais simples. Por depender do conhecimento das leis abstratas desses fenômenos.
O patrono e chefe de semana é LAVOISIER, por suas pesquisas da oxidação e da combustão e ainda pela destruição da hipótese do flogístico, um fluido metafísico transcendente inverificável que explicava a ocorrência da combustão (do grego phloks, phlogos= chama, flama).
Ver em 1203 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


JOSEPH PRIESTLEY (1733-1804) nasceu em Yorkshire, Inglaterra, sendo o mais velho dos seis filhos de seus pais, que eram protestantes calvinistas. Eles eram tolerantes com as outras denominações religiosas que não aceitavam a igreja anglicana oficial. Para sua preparação orientaram Joseph para ser um pastor da igreja “Dissenting”, discordante, que reunia as seitas como a presbiteriana e outras. Priestley estudou línguas como o hebraico, como a dos caldeus e árabes sendo um pastor da Dissenting Church.
Ele se tornou um atento estudioso de história, filosofia e ciência, fazendo todo dia a tradução de 10 folhas de textos gregos antigos. Depois de freqüentar a Daventry Academy, tornou-se em 1755 o pastor assistente em congregação presbiteriana. Nessa época, já tinha se tornado um livre pensador furioso e herético, evoluindo até um Unitarianismo racional, com a negação da crença na Santíssima Trindade e na divindade de Cristo. Mas sempre se manteve como um piedoso e honesto religioso.
Priestley tornou-se um intelectual genial: sacerdote, professor, um cientista original e um teórico da política contribuindo para o progresso da liberdade, do pensamento religioso e do desenvolvimento da ciência. Corajoso com muito gosto pela controvérsia, tornou sua vida um percurso acidentado. Durante algum tempo foi bibliotecário do Lord Shelburne, com quem viajou pela Europa. Nessa época ele encontrou-se com Lavoisier e com os químicos na França. Então anunciou a sua descoberta do gás oxigênio, que nas mãos de seus colegas fez uma revolução na química.
Mais tarde retornou ao cargo de pastor em Birmingham, mas por causa de suas opiniões radicais em política e em religião, sofreu uma cruel perseguição, perdendo num incêndio vingativo a sua casa, biblioteca e laboratório, com todos os seus manuscritos. A razão foi ser ele republicano e ardente adversário da igreja anglicana oficial. Teve que fugir para Londres para escapar da morte. Depois foi para a América, onde se fixou em Northumberland, na Pensilvânia, em 1795. Lá viveu em retiro até sua morte em 1804.
Priestley se destacava como metafísico e teólogo. Fez pesquisas em eletricidade e em ótica, tornando-se famoso por suas brilhantes descobertas na química dos gases. Ele aperfeiçoou o equipamento de pesquisa de Cavendish, que havia posto os fundamentos da química pneumática. Desse modo, ele obteve grandes resultados que ficaram nos anais da ciência. Em 1774 ele descobriu o gás oxigênio, que ele chamou de “AR DEFLOGISTICADO”. O flogístico era um ente metafísico, sobrenatural e inverificável, que servia para explicar o efeito do calor na combustão e seria transferido durante a queima e a respiração, provocando o efeito inverso da combustão, uma anti-oxidação.
O ar deflogisticado foi descoberto também pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele independentemente e recebeu o nome de oxigênio dado por Lavoisier. Além do oxigênio, Priestley descobriu também o óxido nítrico, o óxido nitroso, a soludibilidade do gás carbônico na água. Também descobriu o gás amoníaco, o ácido hidroclorídrico, o óxido carbônico, mas não chegou a distinguir do “ar inflamável”, o hidrogênio.
Não devemos esquecer a dificuldade encontrada para a construção das ciências, em todos os setores. É a comprovação da fraqueza de nossa inteligência, incapaz de representar com facilidade e rapidamente o que ocorre no mundo real, exigindo grandes esforços para a elaboração da ciência e da filosofia. É, de fato, uma grande demonstração da necessidade da modéstia mental que deve ser por todos reconhecida e relembrada a cada momento.
Joseph Priestley é considerado, por sua contribuição, como um dos fundadores da química moderna. Além desse mérito, a grande lição por toda a sua vida foi sua ardente crença no progresso da sociedade no permanente aperfeiçoamento do ser humano na direção da fraternidade universal. A nova Sociologia mostra que todos os deuses e mitos levaram ao progresso na evolução social.
Uma evolução lenta e tortuosa, mas de resultados constantes por muitos milênios.


AMANHÃ. Descobriu o hidrogênio, o “ar inflamável”, que queimava no ar comum: Cavendish.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS





GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário